Ciência/tecnologia
Publicado por alexandre
romero,
um cidadão do mundo. Classicista, escritor, fotógrafo, pintor
experimental, o homem dos mil ofícios.
Uma gigante e vertical aeronave
é o Aircruise. Criação da empresa londrina Seymourpowell, alimentada a energia
solar e elevada graças ao hidrogénio, assumindo-se como o transporte do séc.
XXI e resgatando o prazer da viagem em si e da liberdade de voar. Luxo e
sofisticação no regresso dos dirigíveis.
Com 265 metros de altura, da plataforma de
embarque ao topo, o peso total da estrutura é estimado em 270 toneladas, o
mesmo que o maior avião de passageiros do mundo, o Airbus Super-Jumbo A380. Com
óbvios benefícios ambientais, a aeronave é alimentada por painéis solares
dispostos na sua superfície e células de combustível PEM (Polymer Electrolyte
Membrane), que utilizam o hidrogénio armazenado e oxigénio do ar, podendo até
produzir alguma água potável. 330,000 metros cúbicos de hidrogénio são
armazenados em quatro envelopes capazes de erguer 1,2 quilos por metro cúbico e
de elevar até 396 toneladas. Em caso de ruptura da membrana externa de qualquer
um destes envelopes, cada um pode se auto-selar de forma a minimizar o desastre
eminente. A própria física deste dirigível – a necessidade desta imensa
quantidade de gás – limita a quantidade de peso passível de ser transportado, o
que acabou por ser determinante para o luxo com que este acolhe os passageiros.
A necessidade de não colocar muito peso no dirigível obrigou à criação de
amplas zonas livres, dando origem a espaços muito minimalistas e de bom gosto.
Podendo apenas voar a baixas altitudes, já
que não é pressurizada, a empresa sugere que a aeronave seja usada para o
turismo, num jantar sobre o mar ou num passeio sobrevoando uma região
turística, unindo a beleza dos seus interiores ultra modernos à paisagem
próxima.
É um autêntico hotel nos céus, integrando um
bar/ lounge, quatro apartamentos duplex, uma penthouse e cinco
apartamentos simples, desenvolvidos para suportar um máximo de 100 passageiros
e cerca de 20 tripulantes. O Aircruise não é pois feito para as massas, mas
também não o é para velocidades: tudo pensado para uma elite do séc. XXI com
direito aos dois maiores luxos: espaço e tempo.
Por agora não passa de um conjunto de belas
imagens e animações virtuais, ainda que tenha sido projetado ao detalhe,
incluindo planos de construção, utilização e especificações técnicas. Porém, o
diretor de design da Samsung C&T, Seung Min Kim, refere: “Este é um
projecto conceptual de sonho, que nos ajuda a conceber um futuro de construções
sustentáveis combinadas com estilos de vida inovadores e luxuosos. Numa época
em que o impacte ambiental é um fator chave a considerar na arquitetura,
estamos entusiasmados por desenvolver esta visão do futuro através da pesquisa
de soluções que possam ser edificadas até 2015, o ano que muito vaticinam como
ponto de viragem para o futuro”.
© obvious: http://obviousmag.org/archives/2010/03/aircruise_balao_dirigivel_gigante_1.html#ixzz3liLPvM7n
Nenhum comentário:
Postar um comentário