Cidade do continente
asiático
Jacarta é a capital e maior cidade da Indonésia. Situa-se na ilha de Java e
conta com cerca de 18,2 milhões de habitantes na sua área metropolitana. Foi
fundada em 1619 pelos
neerlandeses com o nome de Batávia,
junto à aldeia javanesa de Jacarta. Foi ocupada pelos ingleses entre 1811 e 1814.
Tomou o nome atual em 1949.
Padrão Luso Sundanês de 1522, Museu
Nacional da Indonésia, Jacarta.
Jacarta começou como um pequeno porto junto a um
monte ao lado do rio Ciliwung no século XV. Alguns europeus falam de um povoado
denominado Kalapa. Era o maior porto do reino hindu de Sonda. A primeira frota europeia foi portuguesa, e chegou à zona em 1513 com quatro navios
procedentes de Malaca, procurando uma rota para as "Ilhas das Especiarias" em busca, em particular, de pimenta. Para se defender do o aumento de poder
do Sultanato de Demak do
centro de Java, o rei hindu de Sonda procurou a ajuda junto dos
Portugueses em Malaca, convidando-os a assinar um tratado de paz para o
comércio de pimenta e construir uma fortaleza no seu principal porto, Kalapa.
O Tratado de Sunda Kalapa (1522) foi assinalado com um padrão de pedra, conhecido como o Padrão Luso Sundanês, mas
os portugueses não conseguiriam cumprir a promessa de voltar no ano seguinte
para a construção da fortaleza e só retornariam ao mar de Java em Novembro de
1526.
A cidade foi atacada por um jovem guerreiro de
nome Fatahillah, dirigente de um reino vizinho, e depois, em 22 de Junho de 1527 mudou
de nome, de Kalapa para Jayakarta.
Sede do governador-geral da VOC. O
edifício serve hoje como Museu Histórico de Jacarta.
Os neerlandeses chegaram a Jacarta em finais
do século XVI e em 1619 as
forças da Companhia Holandesa das Índias Orientais, dirigidas por Jan Pieterszoon Coen conquistaram
a cidade. Renomearam-na como Batávia. As oportunidades comerciais
atraíram para a Insulíndia, sobretudo, imigrantes chineses. As tensões
cresceram quando o governo colonial restringiu a imigração chinesa através de
deportações. Em 9 de Outubro de 1740, 5000 chineses foram massacrados e no ano
seguinte, os habitantes chineses foram trasladados para Glodok, fora das
muralhas da cidade. Em 1818 completou-se o Koningsplein,
hoje Praça Merdeka, e Kebayoran Baru que foi a
última zona residencial holandesa construída.
Finalmente os japoneses ocuparam-na em 1942,
chamando-a com o atual nome. Depois da ocupação, foi estabelecido o primeiro
governo republicano em 1950 com capital em Jacarta.[4] O
presidente da fundação da Indonésia, Sukarno, previa Jacarta como uma grande cidade
internacional. Por essa razão instigou grandes projetos financiados pelo
governo. Os projetos incluíam em Jacarta uma grande avenida (Jalan Sudirman),
monumentos como o Monumen Nasional, os
principais hotéis, e um novo edifício para o parlamento.
Em 1966 Jacarta
foi declarada como "distrito capital" (Daerah khusus ibukota),
e portanto obteve uma condição aproximadamente equivalente à de um estado ou
província.
Jacarta fica na costa noroeste da ilha de Java,
junto ao rio Ciliwung na baía de Jacarta, que é uma entrada do mar de Java. A parte norte de Jacarta assenta sobre uma terra
plana, aproximadamente a oito metros acima do nível do mar, o que contribui para
que se formem as habituais inundações. A zona sul da cidade é mais montanhosa.
Há aproximadamente 13 rios que correm em Jacarta, sobretudo das partes
montanhosas do sul da cidade para o norte e mar de Java. O rio mais importante
é o Ciliwung, que divide a urbe em duas zonas: leste e oeste. Jacarta limita
geograficamente com a província de Java Ocidental a leste e com Banten a
oeste.
As Mil Ilhas (Kepulauã Seribu, em indonésio), que
são uma parte da região administrativa de Jacarta, estão situadas na baía de Jacarta.
As 105 ilhas que as formam estendem-se ao longo de 45 km a norte da
cidade, embora a ilha mais próxima se encontre a apenas uns quilómetros de
terra firme.
Jacarta é dividida em 5 kota ou kotamadya ("cidades"
- anteriormente municípios), cada uma administrada por um prefeito, e
uma kabupaten (regência) administrada por um regente. Em agosto de
2007, Jacarta realizou sua primeira eleição para escolher um governador -
anteriormente os governadores da cidade eram nomeados pelo parlamento local. A
votação faz parte de um movimento de descentralização em todo o país, permitindo
a eleição direta local em diversas áreas.
As cidades de Jacarta são:
Jacarta Central (Jakarta
Pusat) é a menor cidade de Jacarta e onde se localiza a maioria dos centros
administrativos e políticos de Jacarta. Ela é caracterizada por grandes parques
e construções coloniais holandesas. Entre os pontos de destaque estão o
Monumento Nacional (Monas), a Mesquita Istiqlal e
museus.
Jacarta Ocidental (Jakarta
Barat) possui a maior concentração de indústrias de pequeno porte de
Jacarta. A cidade abriga a Chinatown de Jacarta e entre os pontos de destaque
estão o edifício Langgam Chinês e o edifício Toko Merah. Jacarta Ocidental
contém parte da Antiga Jacarta (Kota Tua Jakarta).
Jacarta do Sul (Jakarta
Selatan), originalmente projetada como uma cidade satélite, atualmente abriga grandes shoppings centers e ricas áreas residenciais. Jakarta do Sul
funciona como depósito temporário para as águas subterrâneas de
Jacarta, mas, recentemente, as áreas verdes estão ameaçadas por novos
projetos. Grande parte do centro financeiro de Jacarta está concentrada em Setia
Budi, Jacarta do Sul, e na vizinha Tanah Abang/Sudirman na
Jacarta Central.
Cidade
velha de Jacarta
Jacarta Oriental (Jakarta
Timur) é caracterizada pela presença de diversos setores
industriais. Há ainda algumas áreas de pântanos e campos de arroz nesta cidade.
A
beleza das mulheres indonésias
Jacarta do Norte (Jakarta
Utara) é a única cidade de Jacarta que é banhada pelo mar (Mar de Java). É o local do porto de Tanjung Priok. Indústrias de grande e médio porte estão
concentradas nesta cidade. Em Jacarta do Norte se localiza a Antiga Jacarta,
conhecida anteriormente como Batávia desde o século XVII, antigo centro da atividade comercial da Companhia Holandesa das Índias Orientais na Índias Orientais Neerlandesas. Também se localiza em Jacarta do Norte o
"País da Fantasia de Ancol" (Taman Impian Jaya Ancol), atualmente a maior área de turismo integrada
do Sudeste Asiático.
A única regência (Kabupaten)
de Jacarta é:
Mil Ilhas (Kepulauan Seribu),
anteriormente um subdistrito de Jacarta do Norte, é um conjunto de
105 pequenas ilhas localizadas no Mar de Java. Tem um alto valor de conservação devido a seus ecossistemas, únicos e especiais. O turismo marítimo, como o
mergulho, o pedalinho e o windsurf, é a atividade turística mais importante deste
território. O principal meio de transporte entre as ilhas são os barcos a motor
e as pequenas balsas.
Aeroporto
de Jacarta
Há estradas de ferro durante toda Jacarta;
entretanto, são inadequadas em fornecer o transporte para os cidadãos de
Jacarta. Em horas de pico, o número dos passageiros excede a capacidade. As
trilhas da estrada de ferro conectam Jacarta a suas cidades
metropolitanas: Depok e Bogor ao
sul, Tangerang e Serpong ao oeste, e Bekasi, Karawang, e Cikampek ao leste. As principais estações
ferroviárias são Gambir, Jatinegara, Pasar Senen, Manggarai, Tanah Abang e Jakarta Kota.
As linhas de ônibus levam menos que meia-hora para
atravessar uma rota que normalmente leva mais que uma hora durante horas de
pico. A construção dos segundos e terceiros corredores de ônibus foi terminada
em 2006,
servindo à rota de Pulogadung a Kalideres. A linha de ônibus que serve desde Blok M até Jacarta Kota está
operacional desde janeiro de 2004.
O trânsito de Jacarta.
Apesar da presença de muitas estradas largas,
Jacarta sofre com o congestionamento devido ao tráfego pesado, especialmente
centro comercial da cidade. Para reduzir os congestionamentos, algumas estradas
principais em Jacarta têm uma lei "três em um" durante as horas de
pico, introduzidas primeiramente em 1992,
proibindo menos de três passageiros por carro em determinadas estradas.
Em 2005, esta
lei também passou a valer na estrada de Gatot Subroto.
Isto apresentou uma oportunidade econômica para
aqueles que têm somente duas pessoas no carro, um "joki" (que
significa "jockey") cobra para aqueles que querem viajar pelo trecho
interditado. Isto custa atualmente em torno de 5000 rupias, e há muitos jóqueis na entradas dos trechos
interditados.
As estradas de Jacarta são notavelmente conhecidas
pelo comportamento indisciplinado do condutor; as leis da estrada são quebradas
com impunidade e a polícia local não é muito rígida. As linhas da estradas são
desconsideradas pelos motoristas e não é incomum ver carros viajando na contra-mão.
Além disso, em anos recentes o número das motocicletas nas ruas tem crescido
exponencialmente. O mar de pequenas motocicletas de 100-200cc, cria muita
poluição no ar e muita poluição sonora, sendo essa uma das pragas de Jacarta.
Sistema Aeromóvel: tecnologia brasileira
operando em Jacarta.
Uma estrada exterior do anel agora está sendo
construída e é em parte operacional de Cilincing-Cakung-Pasar Rebo-Pondok Pinang-Daan Mogot-Cengkareng. Uma
estrada de pedágio conecta Jacarta ao Aeroporto Internacional de Soekarno-Hatta no norte de Jacarta. É conectado também
através da estrada de pedágio o porto de Merak e Tangerangao oeste e o Bekasi, Cibitung e Karawang, Purwakarta e Bandung ao leste.
Duas linhas do Monotrilho de Jacarta estão sob a
construção: a linha verde servindo Semanggi-Estrada
Casablanca-Kuningan-Semanggi e a linha azul servindo Kampung Melayu-Estrada
Casablanca-Tanah Abang-Roxy. Além, há umas planos para duas linhas do sistema
de metrô (MRT),
com uma linha norte-sul entre Kota e Lebak Bulus, com conexões a ambas as
linhas do monotrilho; e uma linha leste-oeste, que conecta com a linha
norte-sul na estação de Sawah Besar. O projeto atual, que começou em 2005, foi
parado devido a uma falta dos fundos e do seu futuro permanece incerto.
Em Jacarta opera a primeira linha comercial do
Sistema Aeromóvel no mundo, tecnologia brasileira de transporte de passageiros. Trata-se de um
anel de 3,2 km e seis estações localizado no interior do complexo Taman Mini Indonesia Indah.
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