sábado, 24 de outubro de 2015

CARAVAGGIO – O GENIAL REBELDE DO BARROCO

Arte pictórica







Publicado por Ana Filipa Carvalho


Considerado um proscrito pelos seus contemporâneos, Caravaggio foi um revolucionário e uma das figuras mais controversas da história da arte quer pelo seu génio como artista quer pela sua personalidade misteriosa e instável. Votado a quase três séculos de ostracismo, hoje em dia a sua arte é reconhecida como pioneira.



Michelangelo Meresi nasceu na aldeia Caravaggio perto de Bérgamo em 1571. A sua vida foi tão emocionante como a sua arte. Foi preso, encarcerado diversas vezes, chegou a confessar ter assassinado um adversário de jogo por o achar batoteiro, passou a vida de calabouço em calabouço. Proscrito, procurado e perseguido, Caravaggio desapareceu numa praia a norte de Roma, consta, assassinado. Com 38 anos. Foi esquecido durante três séculos e apenas no século XIX lhe foi feita justiça. Citando o crítico americano Bernard Berenson “ Depois de Miguel Ângelo, nenhum pintor italiano teve tanta influência”.
Este rebelde revolucionário, em que a determinada altura cada uma das suas obras eram um escândalo, foi criador de toda uma nova linguagem da pintura. Uma linguagem teatral e dramática. Numa época em que a pintura tinha como objetivo a perfeita representação, fosse em que circunstância fosse, da natureza, Caravaggio representava a realidade de maneira objetiva, crua e de uma beleza misteriosa.
Recrutando pessoas do povo, da rua como taberneiros, mendigos, jogadores e prostitutas, Caravaggio transforma-os em Santos, Apóstolos, Padres da Igreja, escandalizando tudo e todos com a sua irreverência e ousadia provocando desde logo uma rotura com os ideais aristocráticos e ambientes idealizados do Renascimento. Foi, por conseguinte, pioneiro do período Barroco e o seu grande impulsionador.
Pinta obras-primas banhadas pelo ‘Tenebrismo’, claramente desenvolvido por Caravaggio, cujos intensos contrastes claro- escuro tornam a pintura mais realista e as figuras representadas quase escultóricas. Nos seus quadros, a iluminação não é executada de maneira uniforme mas sim por manchas : os pormenores são banhados por uma luz intensa e viva que se alternam com zonas de sombra escura conferindo à pintura uma expressão dramática e fantástica.


Jerônimo Escritor de 1606


Madalena Arrependida de 1597
     
       

O Amor Triunfante de 1602
     
     

S. Francisco em Êxtase de 1595


A Vocação de S. Mateus de 1600 


Baco de 1597


A Conversão de Madalena de 1598


A Morte da Virgem de 1606


A Medusa de 1599


Madalena em Êxtase de 1606

Em 1890, Wolfgang Kallab redescobriu Caravaggio enquanto elaborava um arquivo austríaco e imediatamente o seu esplendor e grandiosidade foram resgatados do injusto esquecimento a que estava relegado. Escandaloso, revolucionário, ousado, genial, visionário e provocador, Caravaggio influenciou um sem número de artistas posteriores e dos séculos seguintes. Desde Vermeer a Rembrandt passando por La Tour...todos beberam da escola Caravaggiana do claro-escuro característico. A imortalidade da sua obra e a luz hipnótica dos seus quadros continuarão a enfeitiçar os museus e galerias de todo o mundo.



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