quarta-feira, 21 de outubro de 2015

O AUTOR RECLUSO QUE VENDEU 50 MILHÕES DE LIVROS COM COMEDORES DE GENTE

 Literatura







Image caption
Hajime Isayama contou como quase desistiu de seu sonho após sofrer para encontrar uma editora
Gigantes comedores de gente chamados Titãs estão invadindo a Terra, e o que sobrou da humanidade está se escondendo atrás de muralhas em um futuro distópico.

A visão sombria da série Attack on Titan (Ataque dos Titãs, na versão em português) fez do autor japonês de mangá Hajime Isayama um best-seller internacional e uma figura cult.

Mais de 52 milhões de cópias já foram vendidas em todo o mundo em idiomas como inglês, mandarim e alemão. No Brasil, a série é publicada pela editora Panini e está no volume 12.
A série também foi transformada em um igualmente popular anime (desenho animado) e, agora, em uma adaptação para o cinema.
Em uma entrevista exclusiva à BBC, Isayama revelou que quase desistiu de seus sonhos após sofrer para encontrar uma editora que se interessasse por sua obra.
Para seus fãs, há muito mais na série do que seu sucesso comercial. Abaixo, seguem algumas razões pelas quais as pessoas veneram Ataque dos Titãs.
Um autor pouco convencional


Image caption
Autor se inspirou em game de computador para criar seus personagens
Isayama teve a ideia de sua série enquanto jogava um game de computador no qual invasores alienígenas atacam o mundo.
"Achei que seria interessante se aqueles monstros comessem humanos", disse.
O escritor também já foi alvo de ameaças de morte online - e uma das aparentes razões seria o fato de um dos personagens de Ataque dos Titãs, chamado Dot Pixis, ter sido inspirado em um polêmico general do Exército Imperial japonês.
Mas para seus fãs ele continua a ser uma fonte de inspiração e criatividade que sofreu e foi rejeitado até alcançar o sucesso.
"Isayama é um dos meus autores favoritos porque ele teve uma ideia estranha, mas mesmo assim não desistiu", disse um dos seus fãs no site Reddit.
Os heróis nem sempre vencem
Há também quem admire a escala épica de suas histórias. Juntamente com cada vitória, há um novo conflito e um novo período de turbulência pra os seus heróis.


O personagem principal Eren se vê em meio ao drama de ver sua mãe comida por um titã que destrói sua cidade natal.

"Isso faz com que a história parece real. Os personagens de Isayama sofrem com muitos problemas e tem de lidar com eles de uma maneira realista", disse outro fã japonês no Reddit.

"Ataque dos Titãs não é um mangá tradicional em que os mocinhos raramente morrem... Nele, os vilões mais ganham do que perdem, e uma vitória real dos protagonistas será muito custosa, então eles mal conseguem aproveitar a celebração – é isso que é interessante para mim", diz outro fã.
Um mundo cinza e sombrio
Alguns também gostam dos temas universais que tratam da "perda e da desesperança".
"Há um tom sério e sombrio na série, com uma luta desesperada – é isso que torna a obra interessante para mim", disse um outro fã, acrescentando o fato de que ela é acessível inclusive para os que não estão familiarizados com o mundo dos mangás.
Muitos dizem que o mistério, a aventura e o foco nos segredos das comunidades na série são lições para todos que se interessam pela condição humana.

Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário