Castelo e muralhas de Bragança
É uma das mais belas cidades portuguesas
Bragança é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Bragança, na sub-região de Alto Trás-os-Montes, na Região Norte de Portugal, com 21 853 habitantes no perímetro urbano. É sede do oitavo maior município português, com 1 173,57 km² de área, e 35 341 habitantes (2011), subdividido em 49 freguesias.
O município é limitado a norte e leste pela Espanha (províncias de Ourense e Zamora), a sueste pelo município de Vimioso, a sudoeste por Macedo de Cavaleiros e a oeste por Vinhais. Em relação às outras capitais de distrito, Bragança é a que se situa mais a norte.
Os celtas batizaram a cidade, fundada no século II a.C., com o nome de Brigância, que se foi latinizando até passar a ser "Bragança". Este nome é a origem do gentílico mais comum: brigantino.
Na área do atual concelho de Bragança, existia já uma povoação importante ao tempo da ocupação romana. Durante algum tempo, teve a designação de "Julióbriga", dada a Brigância pelo imperador Augusto em homenagem a seu tio Júlio César.
Destruída durante as guerras entre cristãos e mouros, encontrava-se em território pertencente ao mosteiro beneditino de Castro de Avelãs quando a adquiriu, por troca, em 1130, Fernão Mendes de Bragança, cunhado de Dom Afonso Henriques. Reconstruída no lugar de Benquerença, Dom Sancho I concedeu-lhe foral em1187, e libertou-a em 1199 do cerco que lhe impusera Afonso IX de Leão, dando-lhe, então, definitivamente, o nome de "Bragança".
O Pelourinho da cidade |
As muralhas da cidade |
A 5 de março de 1770, Bragança tornou-se sede duma diocese. Passou a ter unida a si, desde 27 de Setembro de 1780, a diocese de Miranda (criada a 22 de maio de 1545), ficando a sede em Bragança, e por isso a designação oficial da diocese é de "Bragança e Miranda".
Centro histórico |
Foi feita Oficial da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito a 26 de Abril de 1919.
Nenhum comentário:
Postar um comentário