sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

MESTRADO EM BIOENERGIA

Educação: Bahia-Brasil




 
Parceira da nossa RIO LIMPO.

Colaboração do Blog do Facó - RIO LIMPO

 Ø Mestrado Profissional: o que é?




(Regulamentado pela Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009)

Seu objetivo é contribuir com o setor produtivo nacional no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas. Consequentemente, as propostas de cursos novos na modalidade Mestrado Profissional devem apresentar uma estrutura curricular que enfatize a articulação entre conhecimento atualizado, domínio da metodologia pertinente e aplicação orientada para o campo de atuação profissional específico. Para isto, uma parcela do quadro docente deve ser constituída de profissionais reconhecidos em suas áreas de conhecimento por sua qualificação e atuação destacada em campo pertinente ao da proposta do curso. O trabalho final do curso deve ser sempre vinculado a problemas reais da área de atuação do profissional-aluno e de acordo com a natureza da área e a finalidade do curso, podendo ser apresentado em diversos formatos.

Essas especificidades do Mestrado Profissional exigem que o acompanhamento e a avaliação sejam feitos com base em critérios diferenciados, definidos pelas áreas de avaliação, e realizados por subcomissão específica, mesmo se realizados concomitantemente aos programas acadêmicos.
Para garantir a qualidade dos Mestrados Profissionais, critérios operacionais e normas são necessários para dirigir e controlar sua implantação e desenvolvimento. A autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de mestrado profissional são obtidos a partir dos resultados do acompanhamento e da avaliação conduzidos pela CAPES de acordo com as exigências previstas na legislação – Resolução CNE/CES nº 1/2001, alterada pela Resolução CNE/CES nº 24/2002.

Ø Objetivos

A proposta do Mestrado Profissional em Bioenergia é estratégica para a formação de profissionais que deverão atuar na matriz energética do País, cuja competitividade é baseada em tecnologias ambientalmente compatíveis com as exigências do mundo atual. Nesse contexto, o nosso programa de Mestrado atua com os seguintes objetivos:

§  Formar profissionais capazes de atuar na solução de problemas relacionados às tecnologias de produção de bioenergia;

§  Identificar e desenvolver abordagens para uso de novas matérias-primas para fins energéticos, classificados como “limpos” ou “verdes” na sociedade contemporânea.

§  Incentivar a geração de novos processos que agregam valor à biomassa e aos bioprodutos residuais;

§  Prospectar novas oportunidades de investimento no campo energético;

§  Associar soluções de bioenergia com o meio ambiente, a qualidade de vida e a sustentabilidade;

Ø Destaques do Programa

1- Proposta inovadora, pelo foco interdisciplinar, que une a tecnologia de produção aos aspectos ecológicos, através da biotecnologia, envolvendo a bioprodução, a biodegradabilidade, a biorremediação, a prevenção de riscos ambientais e o aproveitamento de resíduos para a geração de novos materiais, assim como a gestão destes processos. A interdisciplinaridade proposta gerou disciplinas com conteúdos que transcendem os limites de áreas, possibilitando a formação de profissionais com o perfil necessário ao desenvolvimento do Programa energético brasileiro.

2- Único curso no nordeste, de cunho profissional na área de Bioenergia.

3- Engloba áreas de concentração com objetivos de formação mais tecnológicos, contendo cada uma suas linhas de pesquisa, têm servido de elos nas parcerias (já formalizadas e em formalização) com diversas empresas do setor.

4- Perpassa o conhecimento das relações ecológicas, acoplado aos estudos que levem à pesquisa, em nível celular metabólico, de bioprocessos e bioseparações, assim como a formação de novos materiais (compósitos), são investimentos necessários para o desenvolvimento tecnológico nesta área estratégica.

5- A criação do Mestrado Profissional em Bioenergia vem suprir uma carência regional frente a demanda tecnológica do país e do mundo em relação à diversificação e da matriz energética baseada em fontes renováveis.

Ø Público-alvo

O Mestrado Profissional (MP) é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho.
O Mestrado está inserido no comitê Interdisciplinar da CAPES e por isso tem como característica intrínseca a diversidade do seu corpo discente. Sendo assim, não há restrição à respeito da formação acadêmica do candidato, desde que cumpra os requisitos previstos no edital de seleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário