sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

NELSON MANDELA INTERNATIONAL DAY: 10 CURIOSIDADES SOBRE O LÍDER POLÍTICO

Mundo: personalidade


Publicado por rejane borges
“Gosto das cores de folhas secas ao chão. E das cores das folhas velhas dos livros...”



Ele não somente serviu a África do Sul, mas também serviu ao resto do mundo. Ele foi uma voz para os países em desenvolvimento e grande conselheiro de líderes e organizações mundiais. Ele foi e é uma das maiores inspirações para a luta contra a segregação racial e um dos mais importantes símbolos dos direitos humanos no mundo.




O dia 18 de Junho foi escolhido por unanimidade, ainda em 2009, pela Assembleia Geral da ONU, para homenagear Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz, que morreu aos 95, em 5 de dezembro de 2013.

O Mandela International Day é celebrado no exato dia de seu aniversário, por todo o mundo, para homenagear o homem cuja bem-sucedida luta contra o sistema de ‘apartheid’ da segregação racial e discriminação na África do Sul fez dele um símbolo mundial para a causa dos direitos humanos e lhe rendeu o Prêmio Nobel em 1993.


Segundo a Iniciativa Fundação Nelson Mandela, data serve para lembrar-se de seus feitos e inspirar outros a continuar seus esforços para "assumir a responsabilidade de tornar o mundo um lugar melhor, um pequeno passo de cada vez".

O ex-presidente Sul-Africano passou 27 anos de sua vida na prisão, após ser condenado por traição pelo governo branco. Ele, então, pôs fim ao domínio branco após a sua libertação da prisão em 1990, cumprindo um mandato como presidente da África do Sul. Considerado um ícone ‘antiapartheid’, foi um herói e, muitas vezes, chamado de "bússola moral" da nação africana, enquanto esta tentava desenvolver-se após anos de segregação.


Nos meses finais de sua vida, Mandela lutou contra vários problemas de saúde, incluindo uma infecção pulmonar. Ele estava recebendo cuidados médicos em sua própria residência.

Algumas curiosidades sobre Nelson Mandela.

1 - Nelson Mandela nasceu em Mvezo, Transkei, África do Sul em 18 de julho de 1918. Ele tem cinco filhos, Zindziswa, Zenani, Makgatho, Makaziwe e Madiba Thembekile.

2 - Nome de nascimento de Nelson Mandela é Rolihlahla Mandela Dalibhunga, foi dado o nome de "Nelson" por um professor da escola. Ele também é conhecido como "Madiba", que é seu nome de clã tradicional.

3 - Mandela é referido como "o mais famoso prisioneiro político do mundo" e "grande esperança negra da África do Sul".

4 - Mandela estudou na Universidade da África do Sul, onde se formou em Direito em 1942. Dez anos mais tarde, em 1952, Mandela abriu a primeira parceria para as leis negras, na África do Sul, com seu amigo Oliver Tambo.


5 - Mandela foi o presidente da Liga da Juventude do ANC e, também em 1952, liderou a campanha de um programa de resistência não violenta das massas.

6 - Mandela serviu 27 anos na prisão, primeiro em Robben Island, e mais tarde nas prisões de Pollsmoor e Victor Verster. Uma campanha internacional pressionou as autoridades africanas para a sua libertação, que foi concedida em 1990.

7 - Uma vez liberado da prisão, em 1990, Mandela trabalhou para erradicar o apartheid e, em 1994, tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul. Mandela formou um governo multiétnico, que supervisionou a África do Sul enquanto o país transitava para o Governo de Unidade Nacional.

8 - Mandela ganhou o Prêmio Nobel da Paz 1993 na Noruega, logo após receber a Medalha da Liberdade do presidente dos EUA, Bill Clinton.

9 - Mandela encontrou em Gandhi seu modelo e inspiração. Segundo alguns Mandela é como Mahatma Gandhi, um estadista de renome internacional e um homem cuja crença na não violência impressionou todas as nações.

10 - Em 2004, aos 86 anos, aposentou-se da vida pública para passar mais tempo com sua família, dividindo-o entre Joanesburgo e Qunu.



© obvious: http://obviousmag.org/sphere/2014/07/nelson-mandela.html#ixzz41BiMePlj 
Follow us: @obvious on Twitter | obviousmagazine on Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário