(Este blog tributa sua admiração, aplausos a este incansável e vitorioso empreendedor, desejando-lhe boa sorte.)
Colaboração de JOSÉ MENDONÇA,
É agropecuarista, político, articulista e ex-prefeito de Ipiaú
Joseandrademendocsa@hotmail.com
Facebook: José A. Mendonça
É possível acontecer em Maceió Mendonça Supermercados, coincidentemente onde comecei minha vida profissional, comprando açúcar. Temos um hipermercado alugado no centro de Maceió, a empresa parou de operar. Não era meu pensamento voltar ao comércio. Vamos usar nossa experiência implantando a mesma política que tínhamos em Mendonça Supermercado em Feira de Santana. Parte da loja será atacado.
Penso em abrir o capital, ações ou participação de empresários para operar o hipermercado em Maceió e abrir outro hiper em Salvador e loja de atacado, a não ser que surja uma empresa para alugar.
Quando supermercadista, fiz palestra num Congresso de supermercados no Rio de Janeiro, um empresário do meu relacionamento disse: “Não sei por que o presidente da Associação Brasileira de Supermercados permitiu apresentar a política de Mendonça Supermercados”.
POLÍTICA DE PESSOAL- o funcionário participava da administração e do lucro – operacional - juros de recursos tomados para investimento não entravam como despesa. Antecipava mensalmente para os funcionários que tinham avaliação positiva, vinte por cento sobre o valor do salário. Salário extra de férias e 14º salário. Os que tinham avaliação negativa não recebiam, ia para o fundo para desenvolvimento profissional. Liberava dinheiro a fundo perdido para tirar o funcionário de dificuldades.
Não tinha duas contabilidades, enfrentávamos a concorrência com preço e qualidade no atendimento. Uma funcionária em cada loja, relações públicas para ouvir os clientes. Bom relacionamento com fornecedores, boa política de compra e venda. Não faltava produto nas lojas, duplicatas que venciam sábado, antecipávamos para sexta-feira.
OPERACIONAL- Conselhos comercial, operacional e administrativo, participava o diretor de marketing.
Fazíamos palestras voltadas para o desenvolvimento profissional e operacional. Avaliação diária dos funcionários, reunião mensal com supervisores, gerentes das lojas e departamento comercial para avaliar resultados comparando uma loja com a outra.
Arthur Andersen, empresa internacional, auditava e acompanhava resultados. Expansão, planejada com sessenta por cento do lucro previsto do ano.
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