terça-feira, 8 de março de 2016
MULA OU BURRO
Um símbolo do nordeste
Mula, mulo, mu, muar, besta, burro, macho, ou jerico, (este último, nas ilhas da Madeira e Porto Santo e em algumas regiões do Brasil), em seu significado moderno comum, é o indivíduo híbrido resultante do cruzamento de um jumento (Equus africanus asinus), com uma égua (Equus caballus). O cruzamento inverso, de um cavalo com uma jumenta, gera o bardoto. Mula é o termo usado para se referir ao híbrido do sexo feminino; o do sexo masculino é geralmente denominado de "macho" em Portugal, e "burro" no Brasil.
"Mulo" e "mu" se originaram do termo latino mulu. "Besta" se originou do termo latino bestia. "Macho" se originou do termo latino masculu . "Burro" se originou de "burrico".
Por agrupar características positivas das duas espécies, é um animal adaptado ao transporte de cargas, tendo sido muito utilizado até o começo do século XX, principalmente em locais de topografia acidentada.
Devido ao fato de cavalos possuírem 64 cromossomos, e o jumento possuir 62, resultando em 63 cromossomos, as mulas são, quase sempre, estéreis. São raros os casos em que uma mula deu à luz; com efeito, desde 1527, data em que os casos começaram a serem arquivados, apenas 60 casos deles registrados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário