segunda-feira, 7 de novembro de 2016

O PODER DA ARTE: CONHEÇA PABLO PICASSO

 Literatura/arte visual








  
Publicado por Victor Oliveira
“Formando em Direito na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Assíduo leitor sobre o que a filosofia pode corroborar com a formação do ser. Orientação política à esquerda.”




A arte tem o poder de embelezar nosso cotidiano. Para Schopenhauer as obras de arte eram um dos elementos estéticos capazes de suprimir momentaneamente o nosso estado de dor. Picasso sem sombra de dúvidas foi uma das maiores influências artísticas do século XX, sendo estritamente o maior expoente do cubismo.

Pablo Picasso foi um artista espanhol nascido em 1881, falecido em 1977. Sem dúvidas fora uma das maiores influências artísticas do século XX. Co-fundador do cubismo, foi acima de tudo um pintor crítico e de estilo revolucionário. Politicamente, Picasso foi simpatizante dos ideais comunistas e anarquistas e em suas várias obras podemos perceber a forte crítica ao fascismo e aos horrores da guerra.
A história artística de Picasso, pode ser dividida em alguns períodos. O primeiro deles é chamado de "Período Azul", nesta fase o pintor espanhol retrata ambientes com o aspecto sombrio e tons azulados. A fase seguinte é chamada de "Período Rosa", nela Picasso cria ambientes mais alegres com tons rosas e alaranjados. Esse período teve como influência, sua modelo e amor na época, Fernande Olivier. O período seguinte contribuiu para a criação do cubismo. Apelidado de "Período Africano", Picasso se inspirou no estilo artístico da cultura africana.
- Agora analisaremos brevemente algumas de suas obras:

A sala azul (1901)
Obra característica do Período Azul, nela podemos perceber características marcantes dessa fase, tais como: um ambiente expirando uma aura de solidão, a pele alva da pessoa retratada e os pés descalços. Em 2014 foi descoberto um outro quadro dentro de "A sala azul".

üVieux guitarrist aveugle (1903)
Outro exemplo do Período Azul, nesta obra é apresentado uma característica diferente da anterior, mas comum nessa fase de Picasso. Em uma espécie de crítica social, o pintor espanhol em suas viagens pela Espanha durante essa fase costumava pintar prostitutas e mendigos, em o "Vieux guitarrist aveugle", Pablo Picasso retrata um mendigo tocando violão. Podemos perceber mais uma vez características marcantes desse período, como a pele alva e os pés descalços, além do ambiente de solidão e angústia.

O ator (1905)
No período "Rosa" de Picasso podemos notar ambientes mais alegres com cores mais vivas. São retratados em especial os ambientes circenses marcando então, uma ruptura com o período anterior, angustiante e melancólico. Retrata famílias de acrobatas, mulheres com seus bebês em meio a animais do circo, meninos treinando malabarismo sobre bola, meninas adestrando cavalos. Nessa obra, um ator é retratado.

Les demoiselles d'Avignon (1907)
Esta obra é o marco de transição dos períodos precedentes do cubismo para o cubismo. Em "Les demoiselles d'Avignon" podemos perceber características do "Período Rosa" como as cores predominantes, assim como características do "Período Africano", como nos traços representativos das prostitutas e por fim características do próprio cubismo.

Guernica (1937)
Por fim, a obra mais conhecida do pintor espanhol, que dispensa comentários. Obra máxima do cubismo, nela Picasso expõe os horrores da guerra, representando o bombardeio ocorrido na pequena cidade espanhola de Guernica, por aviões nazistas apoiados pelo ditador Franco. Nas palavras de Pablo Picasso: "Não, a pintura não está feita para decorar apartamentos. Ela é uma arma de ataque e defesa contra o inimigo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário