O Cristo
Redentor é um monumento retratando Jesus Cristo,
localizado no bairro do Alto da
Boa Vista,
na cidade do Rio de Janeiro, no estado doRio de Janeiro,
no Brasil.
Situa-se no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima
do nível do mar. Foi inaugurado às 19h15min
do dia 12 de outubro de 1931 dia
de Nossa
Senhora Aparecida, depois de cerca de cinco
anos de obras. Um símbolo do cristianismo,
o monumento tornou-se um dos ícones mais conhecidos internacionalmente do
Brasil. Dos seus 38 metros, oito estão no pedestal e trinta na estátua, a qual
é a segunda maior escultura de Cristo no mundo, atrás apenas da Estátua de Cristo Rei, na Polônia.
Em
uma pesquisa realizada pela revista América Economia, no ano de 2011, o Cristo
Redentor foi considerado por 23,5% dos entrevistados como o maior símbolo
da América Latina. A pesquisa foi feita pela internet e reuniu a opinião
de 1 734 executivos de todos os países da região.
História
A
construção de um monumento religioso no local foi sugerida pela primeira vez
em 1859,
pelo padre lazarista Pedro
Maria Boss, à Princesa Isabel. No entanto, apenas retomou-se efetivamente a ideia em 1921, quando se iniciavam os preparativos para as
comemorações do centenário daIndependência.
A estrada
de rodagem que não dá acesso ao
local onde hoje se situa o Cristo Redentor foi construída em 1824. Já a estrada
de ferro teve o primeiro trecho (Cosme Velho-Paineiras) inaugurado em 1884. No ano seguinte, 1885, o
segundo trecho foi concluído, completando a ligação com o cume. A ferrovia, que
tem 3 800 metros de extensão, foi a primeira a ser eletrificada no Brasil, em 1906. A construção do Cristo Redentor,
ainda, é considerada um dos grandes capítulos da engenharia civil brasileira.
Foi erguida em concreto armado e revestida de um mosaico de triângulos de pedra-sabãooriginária
da região de Carandaí,
no estado brasileiro de Minas Gerais.
Pedra fundamental
O morro do Corcovado antes
da construção do Cristo Redentor
A
pedra fundamental do monumento foi lançada em 4 de abril de 1922, mas as obras somente foram iniciadas em 1926. Dentre as pessoas que colaboraram para a
realização, podem ser citados o engenheiro Heitor da Silva Costa (autor do projeto escolhido em 1923), o artista plástico Carlos Oswald (autor
do desenho final do monumento) e o escultor francêsPaul Landowski (executor
dos braços e do rosto da escultura).
Ainda
hoje, algumas pessoas dizem que o monumento foi um presente da França para o
Brasil, quando, na verdade, a obra foi erigida a partir de doações de fiéis de
arquidioceses e paróquias por todo o país, com o projeto de autoria e chefia do
engenheiro Heitor da Silva Costa. Da França, vieram, apenas uma réplica de quatro metros feita de
pequenos moldes, assim como modelos das mãos feitos pelo colaborador Landowski.
Todos estes fatos foram atestados com rigor no programa televisivo Detetives
da História produzido por The History Channel.
Reação adversa à construção
Em 23 de março de 1923, seguidores da Igreja Batista declararam, em
nota publicada em O Jornal Batista, órgão oficial da Convenção
Batista Brasileira, seu desgosto quanto à
construção do Cristo Redentor. A nota afirmava que a construção "será, a
um tempo, um atestado eloquente de idolatria da Igreja de Roma".
Entretanto,
a Igreja Católica sempre se manteve firme em sua posição, argumentando jamais
ter adotado a idolatria em sua doutrina, esclarecendo continuamente que as
imagens de santos em suas igrejas são vistas por seus fiéis como exemplos de fé
a serem seguidos.
Inauguração
Na
cerimônia de inauguração, no dia 12 de outubro de 1931, a
iluminação do monumento foi acionada a partir da cidade de Roma, de onde o cientista italiano Guglielmo
Marconi emitiu um sinal elétrico que foi retransmitido para uma antena
situada no bairro carioca de Jacarepaguá, via uma estação receptora localizada em Dorchester, Inglaterra, tudo a convite de Assis Chateaubriand. O sistema de iluminação original foi substituído duas vezes: em 1932 e
2000.
Reformas
O monumento do Cristo Redentor
Tombado
definitivamente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em
2009, o Monumento ao Cristo Redentor passou por obras de recuperação em 1980,
quando da visita do Papa João Paulo II. Em 1990, sofreu ampla restauração através de um convênio entre a Mitra
Arquiepiscopal do Rio de Janeiro,
a Rede Globo,
a Shell do Brasil, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos
Naturais Renováveis, o Instituto
do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a prefeitura do Rio de Janeiro.
Em
2003, foi inaugurado um sistema de escadas rolantes, passarelas e elevadores
para facilitar o acesso à plataforma de onde se eleva o monumento. A
restauração de 2010, realizada pela Vale em parceria com a arquidiocese
do Rio de Janeiro, concentrou-se na estátua.
Além da recuperação da estrutura interna, foi restaurado o mosaico de
pedra-sabão que reveste a estátua, com a retirada da pátina biológica (camada
de fungos e outros microorganismos) e a recomposição de danos devido a pequenas
rachaduras. Também foram consertados os para-raios localizados na cabeça e nos
braços da estátua. O desgaste do monumento é causado pelas condições climáticas
extremas a que ele está submetido, como rajadas de ventos e fortes chuvas, de
modo que obras de manutenção devem ser realizadas periodicamente.
Sete maravilhas do mundo moderno
No
dia 7 de julho de 2007, em uma festa realizada em Portugal, o Cristo Redentor foi incluído entre as novas
sete maravilhas do mundo moderno. A decisão, após um concurso informal, foi
baseada em votos populares (internet e telefone), votação que ultrapassou a
casa dos cem milhões de votos.
Todavia,
o concurso não possui o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e
a Cultura, que apontou a falta de
critérios científicos para a escolha das maravilhas.
Acesso
O
Cristo Redentor pode ser acessado por carros autorizados, ou pela linha férrea do Cosme Velho (Trem do Corcovado). Até pouco tempo atrás, para se chegar ao
mirante da estátua precisava-se caminhar muito, o que se tornou uma barreira
para deficientes físicos. A partir do ano de 2002, a Prefeitura
do Rio de Janeiroinstalou três elevadores
panorâmicos e quatro escadas rolantes como parte do projeto de renovação do
Cristo.
Pela
rodovia, o início é no Cosme Velho,
seguindo em direção as Paineiras (area fechada ao trânsito, nos fins de semana)
até o estacionamento. Apartir daí, segue-se até o monumento, através de van
credenciada.
A
partir de 2013 foi criado pelo Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, um
sistema de Vans credenciadas a partir do Largo do Machado, que efetua a ligação
direta até o topo do Corcovado, com valores que variam entre os períodos de
baixa e alta temporada.
Atualmente
(Set 2013) a área no entorno do Hotel das Paineiras encontra-se em obras o que
torna o estacionamento de veículos particulares reduzido, não sendo esta uma
boa opção aos finais de semana e feriados.
Controvérsias
Antes
mesmo de ser construído, o Cristo Redentor era motivo de acaloradas discussões
que dividiam o país entre católicos, protestantes e cidadãos sem religião.
Apesar de, atualmente, protestantes de todo o mundo visitarem o Cristo,
inicialmente os líderes da Igreja Batista eram
contrários à construção dele, chegando a propor que o dinheiro arrecadado fosse
usado na construção de uma obra beneficente.
Capela no Cristo Redentor
Santuário católico
Em 12 de outubro de 2006 a estátua foi transformada num santuário
católico nas comemorações de seus 75 anos. Há também, na base do monumento,
uma capela católica
devotada a Nossa
Senhora Aparecida, onde há celebrações
católicas como casamentos e batizados.
Fonte:
Wikipedia
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