A atriz Sharon Tate assassinada por Charles Manson
75 anos depois do sequestro do bebé
Lindbergh, na altura considerado o ‘crime do século’, a revista ‘Time’ decidiu eleger os 25 crimes mais notórios dos
últimos cem anos. Assassinatos políticos e crimes de
guerra não fazem parte da
lista, que foi escolhida com base na emoção provocada por estes atos
criminosos.
A PROFESSORA QUE
SEDUZIU UM ALUNO MENOR
Pedofilia ou amor verdadeiro? Muito se especulou sobre o caso de Mary Kay Letourneau, a professora norte-americana presa em 1996 por manter relações sexuais com um aluno de 13 anos, Vili Fualaau. Grávida do seu jovem amante, foi condenada por violação e passou vários anos da cadeia.
Durante uma saída precária, em 1997, ignorou as ordens do juiz e voltou a cair nos braços de Fualaau, engravidando de novo. Quando saiu em liberdade condicional em 2004, casou com o seu jovem amante, que entretanto já tinha feito 21 anos. O casal permanece junto até hoje, indiferente a todas as opiniões.
Pedofilia ou amor verdadeiro? Muito se especulou sobre o caso de Mary Kay Letourneau, a professora norte-americana presa em 1996 por manter relações sexuais com um aluno de 13 anos, Vili Fualaau. Grávida do seu jovem amante, foi condenada por violação e passou vários anos da cadeia.
Durante uma saída precária, em 1997, ignorou as ordens do juiz e voltou a cair nos braços de Fualaau, engravidando de novo. Quando saiu em liberdade condicional em 2004, casou com o seu jovem amante, que entretanto já tinha feito 21 anos. O casal permanece junto até hoje, indiferente a todas as opiniões.
O RAPTO DE PATTY HEARST
A neta e herdeira do magnata William Randolph Hearst foi raptada em Fevereiro de 1974 pelo Exército Simbionês de Libertação Nacional, um pequeno grupo revolucionário de Los Angeles. Patty chocou a América ao juntar-se aos revolucionários, meses depois, no assalto a bancos.
ASSALTO À BRINKS
Três milhões de dólares foi quanto rendeu o assalto à firma de segurança Brinks, em Boston, em 1950. Onze pessoas foram detidas.
O ROUBO DA 'MONA LISA'
Em Agosto de 1911 aconteceu o impensável: a ‘Mona Lisa’ foi roubada do Louvre. O criminoso foi Vicenzo Perugia, um italiano que queria devolver a obra-prima de Da Vinci a Itália.
FATTY ARBUCKLE
Em 1920, ‘Fatty’ Arbuckle, famoso ator mudo e parceiro de Buster Keaton em muitas comédias, foi acusado de violação. Mais tarde foi ilibado, mas a sua carreira nunca recuperou.
TED BUNDY
Um dos mais famosos assassinos em série dos EUA violou e assassinou mais de 30 mulheres nos anos 70. Dormia com os cadáveres mutilados das suas vítimas.
ANDREA YATES
Em 2001, esta mãe norte-americana afogou os cinco filhos na banheira. Inicialmente condenada à prisão perpétua, foi mais tarde absolvida por insanidade. Vive num hospício.
ARTE ROUBADA
Uma obra-prima de Vermeer e outra de Rembrandt estavam entre as obras roubadas em 1990 de um museu em Boston. Os quadros nunca foram recuperados.
O CASO LANA TURNER
Numa noite de Abril de 1958, a filha adolescente da atriz Lana Turner, Cheryl, esfaqueou mortalmente o padrasto durante uma discussão. O caso fez correr rios de tinta e a atriz chegou a ser acusada.
RICHARD SPECK
Em Julho de 1966 entrou num dormitório de freiras em Chicago, armado com uma faca, e amarrou oito mulheres. Depois, esfaqueou uma por uma. Morreu na cadeia.
O CASO O. J. SIMPSON
A antiga estrela do futebol americano e ator foi acusado, em Junho de 1994, do assassínio da ex-mulher e de um amigo dela. Após uma célebre perseguição, foi julgado e ilibado. Escreveu um livro para contar como teria cometido o crime, se fosse ele o culpado.
O CASO LINDBERGH
O sequestro do filho bebé do famoso aviador Charles Lindbergh apaixonou a América em 1932. Apesar de o resgate ter sido alegadamente pago, o corpo da criança foi encontrado dois meses depois. O sequestrador foi condenado à morte.
O HOMEM DE PILTDOWN
Era suposto ser o ‘elo desaparecido’ entre o Homem de Neanderthal e o homem moderno, mas não passava de uma fraude cuidadosamente elaborada pelo antropólogo britânico Charles Dawson, em 1911.
O ROUBO DO QUADRO “O GRITO”
Foi o roubo de arte mais famoso do novo século. A 22 de Agosto de 2004, ladrões entraram num museu de Oslo e levaram consigo ‘O Grito’, a obra-prima de Edvard Munch. Os ladrões foram apanhados e o quadro recuperado, mas tinha sofrido danos graves, devido à forma descuidada como foi tratado. O restauro levou vários meses.
JOHN WAYNE GACY
Violou e assassinou pelo menos 32 homens e rapazes, cujos corpos sepultou debaixo da sua casa. Foi condenado à morte em 1978.
JONBENET RAMSEY
A rainha dos concursos de beleza infantil foi assassinada no dia a seguir ao Natal de 1996. John Karr confessou tudo, mas foi absolvido.
O 'MONSTRO' DAHMER
Um dos mais célebres ‘serial killers’ violou e matou pelos menos 17 homens e adolescentes até ser finalmente apanhado em 1991. Comeu pedaços das vítimas e guardou os crânios como recordação. Foi assassinado na cadeia em 1994.
ASSALTO AO COMBOIO
A 8 de Agosto de 1963, Ronadl Biggs e 14 cúmplices assaltaram o comboio-correio de Glasgow, fugindo com 40 milhões de libras. Biggs fugiu para o Brasil.
O CASO VERSACE
O criador de moda Gianni Versace foi assassinado em 1997 por um prostituto, à entrada da sua mansão na Califórnia. O assassino, Andrew Cunanan, que era procurado por quatro outros homicídios, suicidou-se antes de ser apanhado pela polícia.
O MASSACRE DE COLUMBINE
A 20 de Abril de 1999, dois alunos armados entraram no Liceu de Columbine, EUA, e mataram 12 colegas e um professor antes de se suicidarem. Segundo a nota que deixaram, tencionavam matar 250 pessoas. Mesmo assim, foi o maior massacre numa escola americana.
CHARLES MANSON
O culto liderado por Charles Manson foi responsável por quase uma dezenas de homicídios sangrentos em 1969, incluindo o da atriz. Manson foi condenado à morte, mas a pena foi comutada.
O 'FILHO DE SAM'
Outro ‘serial killer’ famoso, David Berkowitz, que acreditava ser o Diabo, matou pelo menos seis pessoas na cidade de Nova Iorque em 1976/77. Costumava escrever cartas à polícia, gabando-se dos seus actos e desafiando os agentes a tentarem apanhá-lo. Foi condenado a prisão perpétua.
O UNABOMBER
Durante quase duas décadas, enviou dezenas de cartas-bomba, matando três pessoas e ferindo outras 22. Foi preso em 1995 numa barraca do Montana, onde vivia como eremita.
A DÁLIA NEGRA
Em Janeiro de 1957, o torso nu e mutilado de uma jovem aspirante a atriz, Elizabeth Short, foi encontrado nos arredores de Hollywood. O caso teve duas adaptações ao cinema, uma delas muito recente, com Scarlett Johanson.
O FIM DO BARINGS
O Barings Bank, o mais antigo banco de investimentos do Reino Unido, foi atirado para a falência em 1995 por Nick Leeson, um funcionário que usou o dinheiro do banco para especular. Foi condenado a seis anos e meio de cadeia por fraude.
Fonte: Correio da
Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário