Embora
Tóquio seja considerada o maior e mais importante centro financeiro do mundo (ao lado de Nova
York e Londres), e uma "Cidade Global Alfa++", ela não é, tecnicamente, uma cidade. Não há no Japão uma cidade
chamada "Tóquio". Na verdade, Tóquio é designada como uma
metrópole (都, to?),similar
a uma prefeitura do Japão (県, ken?),
e é constituída por 23 bairros (区, ku?),
26 cidades primárias (市, shi?),
cinco cidades secundárias (町, cho
ou machi?) e
oito vilas diferentes (村, son
ou mura?). Cada
uma delas possui um governo que opera no nível regional. Também fazem parte de
Tóquio pequenas ilhas no Oceano Pacífico,
localizadas a mais de 1000 km para sul, nos subtrópicos.
Mais
de oito milhões de pessoas vivem dentro dos 23 distritos autônomos que
constituem a parte central de Tóquio. Estes 23 distritos definem a "Cidade
de Tóquio", na opinião da maioria dos especialistas e outras pessoas,
possuindo 8 340 000 habitantes. A população de Tóquio aumenta em 2,5
milhões ao longo do dia, devido aos estudantes e trabalhadores de prefeituras
vizinhas, que vão à Tóquio para estudar e trabalhar. A população total dos
bairros de Chiyoda,Chuo e Minato, que compõem a região central de Tóquio, e onde
está localizado o principal centro financeiro do país, é de menos de 300 mil
habitantes; porém, mais de dois milhões de pessoas trabalham na região.
Tóquio
é o principal centro político, financeiro, comercial, educacional e cultural do
Japão. Assim sendo, Tóquio possui a maior concentração de sedes de empresas
comerciais, instituições de ensino superior, teatros e outros estabelecimentos comerciais e
culturais do país. Tóquio também possui um sistema de transporte público altamente desenvolvido, com numerosas linhas de trens, metrô e
de ônibus,
bem como o Aeroporto
Internacional de Tóquio.
Tóquio
era originalmente conhecida como Edo, que significa "estuario". Seu
nome foi mudado para Tóquio (Tóquio: Tō (leste) + quio (capital))
quando se tornou a capital imperial em 1868, em linha com a tradição da Ásia
Oriental de incluir a palavra "capital" ('京'?) no
nome da cidade da capital. Durante o início do período Meiji,
a cidade também era chamada de "Tōkei", uma pronúncia alternativa
para os mesmos caracteres chineses que representam "Tóquio". Alguns
documentos oficiais sobreviventes em inglês usaram a ortografia
"Tokei".Entretanto, agora essa pronunciação é considerada obsoleta.
História
Apesar
que desde tempos antigos existiam pequenas populações e templos nas colinas
cercando a Baía de Tóquio (東京湾,Tōkyō-wan?),
se considera que a fundação formal de Tóquio foi em 1457,1 quando
um membro do clã Uesugi (上杉氏, Uesugi-shi?), Dōkan Ōta (太田 道灌, Oota
Doukan?) construiu
o Castelo de Edo (江戸城, Edo-jō?),
assim a área que rodeava o castelo começou a se chamar Edo (江戸, literalmente
"estuário"?). Shogunato Tokugawa (徳川幕府, Tokugawa bakufu?) ,
que havia tomado o castelo em 1590 e que tinha o controle quase absoluto do
Japão, estabeleceu seu governo em Edo, em 1603, isso deu início ao Período Edo (江戸時代, Edo-jidai?),
na história japonesa. Edo cresceu e por volta do século XVIII se
tornou uma das cidades mais populosas do mundo com mais de 1 milhão de
habitantes. A nobreza,
junto com o Imperador do Japão, permaneceram em Quioto, que seguiu sendo a capital oficial, porém
apenas de maneira protocolar.
Edo
sofreu inumeráveis desastres, entre os que se encontram centenas de incêndios,
destacando-se o Grande Incêndio de Edo (Edo Taika) de 1657, onde morreram aproximadamente cem mil
pessoas. A razão dos constantes incêndios era que todas as casas de Edo
eram machiyas (町屋/町家?) ou
casas urbanas de madeira.
Outros desastres que sofreu Edo foram à erupção doMonte Fuji em 1707, o Terremoto do Grande Edo em 1855 e outros terremotos menores em 1703, 1782 e 1812.
Em
1853, o comandante americano Matthew
Perry desembarcou na Baía de Tóquio, à frente de uma frota de quatro navios de guerra, como um enviado do
governo americano, com a missão de instituir relações diplomáticas e comerciais
entre o Japão e os Estados Unidos.21 Perry
voltou a Tóquio no ano seguinte, em 1854, à frente de uma frota maior do que a
anterior, e assinou um tratado diplomático entre os líderes de governo do
Japão. No ano seguinte, o Japão assinaria tratados de cunho diplomático com
outros países da Europa,
marcando o início da influência da cultura ocidental em todo o país.
Aos
fins de 1868,
como o caso do shogunato em
todo m Japão e o inicio da Restauração Meiji, o Imperador se mudou ao Castelo Edo, convertendo no Palácio
Imperial do Japão e estabeleceu a mesma
alteração de nome de Edo para Tóquio, "a capital do leste".6 No
entanto, o Imperador não deixou estabelecido de maneira legal que Tóquio era a
nova capital do Japão, pelo que se crê popularmente que Kioto seria a capital
oficial ou co-capital do país. Em 1871 aboliram-se os han ou feudos, e
formalmente criaram-se as prefeituras, entre elas a Prefeitura de Tóquio; e ao
ano seguinte a prefeitura expandiu-se ha área ocupada pelos 23 Barrios Especiais que atualmente possui.
A
partir de 1872,
começou a construir-se a primeira linha de metropolitano ligando
Tóquio com Yokohama
e entre 1885 e1925 construiu-se a Linha
Yamanote, linha de metropolitano
urbano que é a mais importante de Tóquio na atualidade. Em1889 estabeleceu-se a Cidade de Tóquio (東京市, Tōkyō-shi?) com
15 bairros, logo em 1893 os
distritos de Tama que uniram-se a prefeitura. Em 1914 inaugurou-se a Estação de Tóquio e em 1927 inaugurou
o primeiro metrô subterrâneo naLinha
Ginza.
O Grande
terremoto de Kanto (関東大震災, Kantō daishinsai?) golpeou
Tóquio em 1923,
com um saldo de aproximadamente 140.000 pessoas mortas e desaparecidas, 300 mil
residências destruídas chegando a 3,4 milhões o número de vítimas do
desastre em toda a Região de Kanto. Depois
da tragedia iniciou-se um plano de reconstrução que não pode ser completado
devido a seu alto custo. Tóquio foi lentamente reconstruída ao longo dos
próximos 15 anos. Neste período, bairros vizinhos a Tóquio começaram a
desenvolver-se. Em 1932,
outros distritos, cidades e vilas vizinhas foram anexadas a Tóquio, formando o
seu atual limite municipal. Em 1936 inaugurou-se o edifício da Kokkai (Dieta do Japão); também nesse mesmo ano
ocorreu o Incidente
de 26 de fevereiro (二・二六事件, Ni-niroku jiken?),
no que 1.500 oficiais do exército japonês ocuparam o edifício da Kokkai,
o Kantei (Residência
do primeiro-ministro) e outros lugares de Tóquio numa intenção degolpe de Estado,
que foi sufocado três dias depois.
Já
durante a Segunda
Guerra Mundial, em 1943, o governo japonês decidiu instituir a Província
Metropolitana de Tóquio, também conhecida simplesmente como Tóquio, que
nesse momento consistia em 35 Bairros. A partir desta iniciativa extinguiu-se
aquilo que era conhecido como Cidade de Tóquio (東京市, Tōkyō-shi?).
Durante
a Segunda
Guerra Mundial, Tóquio foi intensamente
bombardeada a partir de 1942 até 1945. A causa disto, em 1945 a população de
Tóquio era a metade que em 1940. Os bombardeios mais pesados atingiram Tóquio
em 1944 e 1945, destruindo aproximadamente um terço da cidade,
e matando aproximadamente 150 mil pessoas. Milhões de pessoas decidiram
abandonar Tóquio. Esta tinha cerca de 7,3 milhões de habitantes em 1940; no final da guerra, a população havia caído
pela metade, para cerca de 3,5 milhões. Ao terminar a guerra, em setembro de
1945, Tóquio foi ocupada militarmente e passou a ser governada pelas Forças
Aliadas. O general Douglas MacArthur estabeleceu os quartéis da ocupação no que atualmente é o
edifício DN Tower 2126 (anteriormente
conhecido como Dai-Ichi Seimei1 ),
em frente ao Palácio Imperial. Na segunda metade do século XX, Estados Unidos aproveitou
Tóquio como um centro importante de logística durante as guerras da Coreia e Vietname. Na
atualidade, onde permanecem sobe controle estadunidense a Base Aérea de Yokota e algumas poucas instalações militares menores.
Tóquio
foi novamente reconstruída após o fim da guerra. Porém, esta reconstrução foi desorganizada. Prédios e vias públicas foram simplesmente construídas onde havia
espaço. Poucos anos após o fim da guerra, Tóquio novamente vibrava como um
centro comercial, e sua população começou a crescer novamente. Em 1947 Tóquio foi reestruturada com a redução de
35 para 23 bairros. Tóquio experimentou o chamado "milagre econômico"
durante as décadas de 1950 e 1960. Em 1954 criou-se a segunda linha de metrô
com a Linha Marunouchi e em 1961 com a Linha Hibiya.
Em
um espaço de 15 anos, a população de Tóquio triplicara, chegando a nove milhões
em 1960.
Este rápido crescimento eventualmente tornou a Região Metropolitana de Tóquio a
área urbana mais habitada do mundo. Em 1958construiu-se a Torre de Tóquio e
em 1964 inaugurou-se
a primeira linha de Shinkansen (Tokaido Shinkansen ), coincidindo com a celebração dos Jogos
Olímpicos de Tóquio. Esta prosperidade
transformou um país devastado pela guerra na segunda economia do mundo em menos
de 20 anos. Durante este período, o governo japonês deu prioridade para a
Infra-estrutura e indústrias de manufatura. Como resultado, Japão dominou um amplo ranking de indústrias
como a do aço,
a automobilística, de semicondutores e eletrodomésticos.
Em 1966, um plano diretor foi instituído em Tóquio, com o objetivo de minimizar vários de
seus problemas. Sistemas de metrô e de trens foram expandidos, leis contra
indústrias poluidoras foram instituídas e melhorou-se o sistema de saneamento
básico. Muitos arranha-céus foram
construídos neste período. Para tentar reduzir a superpopulação da região, o
governo japonês incentivou a construção de novas cidades suburbanas, em torno
de Tóquio.
Nos
anos seguintes Tóquio cresceu em extensão; foram devolvidas ao Japão as ilhas
Ogasawara em 1968 e a Base Aérea de Tachikawa em 1977. Durante a década de 1970 houve
uma migração maciça que fazia as cidades, e seguiam a Tóquio em especial. Em
1978 inaugurou-se o Aeroporto
Internacional de Narita,
que prestou apoio para o Aeroporto
Internacional de Tóquio,
o qual serviria principalmente para voos nacionais. A grande população em
Tóquio (que se converteu na cidade mais povoada do mundo em 1965) derivou de um
crescimento econômico que terminou na década de 1990,
mais precisamente nos anos de 1991 até o ano 2000, causando uma recessão durante toda essa
década, chamada também A década perdida(失われた10年, Ushinawareta
Jūnen?).
Na década de 1990,
o problema da poluição atmosférica havia sido minimizado, e os principais objetivos do plano diretor
haviam sido alcançados. Porém, continuam a ser grandes problemas em Tóquio a
altíssima densidade populacional e o alto valor do terreno, na região.
Em
20 de março de 1995 a
cidade concentrou a atenção dos meios internacionais sobre o atentado
terrorista do culto Aum Shinrikyo no
sistema de trens subterrâneos de Tóquio. Nele morreram doze pessoas e milhares
foram afetadas pelo gás nervoso Sarín.
Apesar
disso, Tóquio continuou crescendo; em 1991 construiu-se o Tōchō ou Tóquio City Hall32 e
em 1993 inaugurou-se a Rainbow Bridge sobre a Baía de Tóquio. Isto, contudo fez
que Tóquio fosse uma das cidades mais dinâmicas do planeta com um amplo ganho
de atividades sociais e econômicas, em conjunto com o boom de inversões a
finais do século XX,
provavelmente a maior que se tem conhecido na história. Como resultado, a
cidade conta com maior quantidade de edifícios modernos que Londres ou Nova Iorque.
Também em Tóquio se têm executado projetos para ganhar terras ao mar. Aonde
esta prática realiza-se desde vários séculos, na atualidade executa-se em
grande escala; entre estas áreas sobressai Odaiba (お台場?).
Outros projetos urbanos recentes incluem o Jardim de Ebisu, a ilha Tennozu, o
Shiodome, Roppongi Hills e Shinagawa.
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