A Cidade
Livre e Hanseática de Hamburgo (em alemão: Freie und Hansestadt Hamburg, ou apenas Hamburg; em baixo-alemão Hamborg, AFI: [ˈhaˑmbɔːχ]) é uma cidade-estado (Stadtstaat) localizada no norte da Alemanha, nas margens do Rio
Elba. Em 31 de dezembro de 2004, possuía 1 734
830 habitantes sobre
755,33 km², o que a faz a segunda maior do país e a oitava da União Europeia.
A "Região Metropolitana de Hamburgo" tinha em 1997 4 014 800 habitantes. O porto é um dos
maiores do mundo e, segundo estimativas, ultrapassará Rotterdam como o principal da Europa. A cidade é
também um centro industrial de grande importância. Situa-se entre os estados (Bundesländer)
de Schleswig-Holstein e Baixa Saxônia.
Além
de cidade-estado (Stadtstaat), cidade com estatuto de estado, Hamburgo é
também uma cidade
independente (Kreisfreie Stadt)
ou distrito urbano (Stadtkreis), ou seja, possui estatuto de distrito (Kreis).
O
primeiro mandato da atual cidade está em Cláudio Ptolomeu relatórios Treva.
Hamburgo
foi assim denominada devido à primeira construção permanente no local, um
castelo construído por ordem do Imperador Carlos Magno no
ano 808.
O castelo foi construído em um leito rochoso no pântano entre os rios Alster
e Elba como
defesa contra incursões eslavas. O castelo foi denominadoHammaburg, onde
"burg" significa "castelo". A palavra "Hamma" é
de origem incerta, no alto-alemão antigo hamma significa tanto
“ângulo” quanto “pastagem". O ângulo podia se referir a um pedaço de terra
ou a uma curva do rio. Entretanto, a língua ali falada possivelmente era o
alto-alemão antigo, pois o baixo-saxão foi
ali falado posteriormente. Outras teorias sustentam que o castelo recebeu o
nome da vizinha floresta de Hamma, ou da vila de Hamm, posteriormente
incorporada à cidade. Hamm como nome de localidade é comum em
alemão, porém o seu significado preciso é igualmente incerto.
Em
834 Hamburgo foi designada sede de um bispado, cujo primeiro bispo, Ansgar, tornou-se
conhecido como o Apóstolo do Norte. Em 845 uma frota de 600 navios vikings subiu o rio Elba e destruiu Hamburgo, na
época um povoado de cerca de 500 habitantes. Dois anos depois, Hamburgo foi
unida ao Arcebispado de Bremen como Bispado de Hamburgo-Bremen.
Em 983, a cidade foi destruída pelo Rei Mstivoj de Obodrites. Em 1030, a cidade foi incendiada pelo Rei Miecislau II da Polônia. Depois de outros ataques em 1066 e 1072 o Bispado mudou-se definitivamente
para Bremen.
Hamburgo sofreu vários incêndios de grande porte, principalmente os de 1284 e 1842.
Uma
carta de 1189 do
Rei Frederico
I, o "Barba Ruiva" deu
a Hamburgo o status de Cidade Livre Imperial e acesso livre de impostos do baixo Elba até o Mar do Norte. Esta
carta, assim como a proximidade da cidade em relação às principais rotas de
comércio dos mares do Norte e do Báltico,
rapidamente tornaram-na um importante porto do norte da Europa. Sua aliança com Lübeck em 1241 marca o surgimento da liga de cidades comerciais
conhecidas como Liga Hanseática.
Em 1529 a cidade adotou o Luteranismo,
e Hamburgo logo recebeu refugiados protestantes dos Países Baixos e
da França.
Hamburgo estava na época sob soberania dinamarquesa, ainda que pertencendo ao Sacro
Império Germânico como Cidade Livre
Imperial.
Anexada
durante curto período por Napoleão I (1810–14), Hamburgo sofreu consideravelmente durante sua
última campanha na Alemanha, porém conseguiu unir forças para lutar contra ele,
a Milícia dos Cidadãos de Hamburgo e a Legião Hanseática. A cidade foi sitiada
por mais de um ano por forças aliadas (principalmente russas, suecas e alemãs). As forças russas, sob o comando
do general Bennigsen finalmente libertaram a cidade em 1814. Durante a primeira
metade do século XIX surgiu,
principalmente na poesia [romantismo|romântica] uma deusa padroeira com o nome
latino de Hamburgo, Hammonia, Harmonia tornou-se
o símbolo do espírito da cidade nesta época.
Em 1842, cerca de 1/4 da cidade foi destruída por um
grande incêndio, que se iniciou na noite de 4 de
maio e só foi extinto a 8 de
maio daquele ano. O incêndio
destruiu três igrejas, a prefeitura, e inúmeros outros prédios. Morreram 51
pessoas, e cerca de 20 000 ficaram desabrigadas. A reconstrução da cidade
demorou mais de 40 anos.
Hamburgo
experimentou seu mais rápido crescimento durante a segunda metade do século XIX
quando a população mais do que quadruplicou, chegando aos 800 mil habitantes, à
medida que o comércio marítimo transformou-a no terceiro maior porto da Europa.
Tendo
Albert Ballin como seu diretor, a empresa Hamburg-America se tornou a maior
empresa de navios transatlânticos do
mundo na virada do século, e Hamburgo também se tornou sede de empresas que
faziam linhas para a América do Sul, África, Índia e Extremo Oriente.
Hamburgo tornou-se uma metrópole cosmopolita baseada no comércio mundial. Era também o porto para a maioria
dos alemães e europeus do leste que emigravam para o Novo Mundo,
e se tornou lar de comunidades comerciais de todo o mundo (como uma
pequena Chinatown em
Altona, Hamburg).
Em 1903, surgiu ali o primeiro clube no mundo dedicado
ao naturismo,
o Freilichtpark, aberto por Paul Zimmermann. Estava situado
junto a um lago no sul da cidade formado pelo rio Alster, junto a uma praia
fluvial.
Em 1938 os limites da cidade foram ampliados com
o Groß-Hamburg-Gesetz ou Ato da Grande Hamburgo, que
incorporou Wandsbek, Harburg, Wilhelmsburg e Altona ao seu perímetro.
Durante
a Segunda
Guerra Mundial Hamburgo sofreu uma
série de bombardeios devastadores, que mataram 42 000 civis. Por causa disto, e
devido às novas diretrizes do zoneamento urbano da década de 1960,
o centro da cidade perdeu muito de sua antiga arquitetura. De 1938 a 1945 um campo de concentraçãonazista foi estabelecido no distrito de
Neuengamme. Alguns de seus prédios foram preservados, e o local hoje serve de
memorial.
Após
a Segunda Guerra Mundial a Alemanha perdeu as suas colônias e Hamburgo perdeu
muitas de suas rotas comerciais. A Cortina de Ferro —
apenas 50 km a leste da cidade — separou-a de muitas de suas rotas de
acesso por terra, e assim reduziu seu comércio total. A 16 de fevereiro de 1962 uma severa tempestade noMar do Norte causou
uma rápida elevação do leito do Elba, inundando 1/5 da cidade e matando mais de
300 pessoas.
Após
a reunificação alemã em 1990 e
o acesso de alguns países do Báltico e do Leste Europeu à União Europeia em 2004, o porto de Hamburgo e a cidade passaram a
ambicionar o retorno ao seu antigo prestígio, como o maior porto de águas
profundas da região para navios transportadores de contentores, e o principal
centro de comércio da região.
Hamburgo
localiza-se no ponto mais ao sul da Península da Jutlândia, diretamente entre a Europa continental ao sul, a Escandinávia ao
norte, o Mar do Norte a oeste e o Mar Báltico a
leste. Hamburgo fica no ponto onde o rio
Elba encontra os rios Alster
e Bille. A área central da cidade situa-se em volta do ‘’Binnenalster’’
("Alster interior") e o ‘’Außenalster’’ ("Alster exterior")
sendo ambos lagos formados pelo rio Alster. A ilha de Neuwerk e duas outras
ilhas no Mar do Norte também fazem parte de Hamburgo, e formam o Parque
Nacional Marítimo Hamburgo Wadden.
No
distrito de Neugraben-Fischbek está o ponto mais alto de Hamburgo, o Hasselbrack,
de 116,2 metros.
Hamburgo
tem importantes exemplos de arquitetura em prédios de variados estilos. Há
apenas uns poucos arranha-céus.
Igrejas como a de São Nicolau, o mais alto edifício do século XIX, são
importantes marcos. No horizonte de Hamburgo vislumbram-se as cúpulas das
principais igrejas (Hauptkirchen) (São Miguel, São Pedro, São Tiago e
Santa Catarina) cobertas por grandes telhados de cobre.
Os
muitos canais de Hamburgo são cruzados por mais de 2500 pontes, mais do que Amsterdão e Veneza somadas. Hamburgo tem mais pontes em seu
perímetro urbano que qualquer outra cidade no mundo. As pontes Köhlbrandbrücke,
Freihafen Elbbrücken e Lombardsbrücke são importantes vias de tráfego. O norte
e o sul da cidade também são conectados por túneis, destacando-se o túnel sobre o Elba construído
em 1911 (hoje um ponto turístico) e o túnel sobre o Elba de 1975, que é parte
da via expressa Bundesautobahn 7.
A
prefeitura é um edifício neo-renascentista ricamente decorado e concluído
em 1896.
Com sua torre de 112 metros de altura, é o mais alto edifício-sede de
prefeitura da Europa. Em sua fachada há imagens dos imperadores do Sacro
Império Romano-Germânico,
pois Hamburgo, como Cidade Livre Imperial, esteve sob sua soberania. O
edifício Chilehaus, de 1922 tem a forma de um navio transatlântico,
e foi desenhado pelo arquiteto Fritz
Höger.
Christian
Mathias Schroeder foi um senador
hamburguês que muito investiu financeiramente (visando lucros) por volta dos
meados do século XIX no
desenvolvimento da colônia Dona Francisca,
que hoje é conhecida como a cidade de Joinville, localizada no estado de Santa Catarina,
no sul do Brasil.
O
município de Schroeder,
uma cidade vizinha de Joinville, obteve seu nome a partir do nome do acionista
hanseático acima citado. Portanto, Christian Mathias Schroeder faz parte da
própria história de Santa Catarina e do Brasil.
Vale
notar que muitos alemães de oriundos da cidade de Hamburgo e, inclusive de
outras regiões vizinhas do norte da Alemanha, imigraram para o Espírito
Santo,Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, etc.). Algumas das características singulares deste povo que
contribuíram ao Brasil foram a sua religiosidade (principalmente o luteranismo),
o seu idioma pomerano,
também chamado de Plattdüütsch (ou de Plattdeutsch no
alemão oficial) e a sua incansável industrialidade, seja no meio agrícola ou
citadino.
A
cidade de Novo Hamburgo inicialmente se chamou Hamburger Berg (Morro dos
Hamburgueses), a qual mais tarde viria a se denominar Hamburgo Velho.
Quando os engenheiros britânicos construíram
a primeira estrada de ferro do estado do Rio Grande do Sul em 1876, a qual partia da capital estadual, Porto Alegre,
passando a uns três quilômetros de Hamburger Berg, um novo núcleo populacional
hamburguês se formou no local, Neue Hamburg (em alemão),
ou seja, Novo Hamburgo...
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