segunda-feira, 28 de abril de 2014

PARA QUEM BATO PALMAS

Cícero D’Ávila


O escultor Cícero D'Ávila foi aluno de letras pela Universidade de São Paulo (USP) e escultura em Carrara - Italia na Escola de mármore Pietro Tacca. Na Itália, onde viveu, estudou e trabalhou durante algum tempo em importantes estúdios, adquiriu experiência em todas as técnicas que envolvem a escultura. Especializou-
se na escultura figurativa, segmento que defende bravamente nos dias atuais, apesar de viver em meio a um oceano de ânimos vanguardistas. Com um trabalho hiper-realista de traços leves, expressivo, técnico e criativo, o seu figurativo traz variantes do tradicional e ao mesmo tempo moderno para os dias atuais. 


Muito mais preocupado em atender aos seus anseios como artista do que a aderir a modismos ou tendências impostas pela mídia ou pelo mercado de arte, Cícero D'Ávila conquistou o respeito e admiração por todos os lugares em que esteve, ou onde estão expostas suas inúmeras obras. O fator qualidade é decisivo na sua opinião. 


Na Europa , desenvolveu e executou diversas obras em mármore e bronze como importantes retratos e monumentos destinados à diversos países europeus, Estados Unidos, Emirados Árabes e China. Na China, onde foi convidado para representar o Brasil por duas vezes consecutivas em simpósios internacionais de escultura, conjuntamente com outros 30 países, Cícero D'Ávila executou uma obra de 8 metros em bronze e uma de 2,50 metros em mármore respectivamente. Em 2008 foi selecionado para participar da Bienal do Chaco (Argentina ) como único representante do Brasil, sendo premiado com sua obra "Não Matar".
 

Recentemente foi convidado a fazer o monumento à Madre Theresa de Calcutá em mármore para a Basílica of the National Shrine of The Immaculate Conception


em Washington, a mais importante catedral americana. No Brasil, onde Cícero D'Ávila mantém seu atelier particular, desenvolve projetos de monumentos, bustos, obras para colecionadores particulares e projetos pessoais. É um pró-democrata da escultura figurativa, difundindo seus conhecimentos através de vídeos e outros materiais didáticos no Brasil e em outros países, favorecendo assim o acesso em qualquer local à um número ilimitado de pessoas de diferentes níveis sociais. Atualmente em São Paulo, onde reside, Cícero D'Ávila mantém um atelier escola com curso de modelagem para bronze e curso de escultura em mármore onde transmite seus conhecimentos nos moldes italianos à outros bons talentos. Hoje o artista está empenhado em projetos pessoais de exposições a serem apresentadas na Europa, Estados Unidos e Emirados Árabes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário