segunda-feira, 7 de abril de 2014

QUAL A REAL CARGA TRIBUTÁRIA EM NOSSO PAÍS?

Tributos: um enigma?


Colaboração de Luiz Carlos Lopes


A respeito da nossa carga tributária gosto de apresentar o exemplo abaixo.
Imaginemos um simples tijolo de argila (barro).


1 - A Argila esta em uma jazida em uma propriedade particular que paga impostos por possuir esta propriedade.

2 - Ao explorar a argila o proprietário necessariamente utilizará equipamentos e caminhões que pagaram impostos na sua aquisição e que pagarão impostos por consumirem combustíveis, lubrificantes e encargos sociais e trabalhistas dos operadores destes equipamentos e mão de obra auxiliar.

3 - Ao vender a argila para uma indústria de beneficiamento ele (o proprietário) pagara imposto sobre minerais e possivelmente imposto de renda.

4 - A indústria recebe a argila e a transforma em tijolo. Para funcionar a indústria paga uma série de impostos municipais e outros embutidos no consumo de agua e energia elétrica, bem como os encargos sociais e trabalhistas de seus empregados. Ao concluir o produto, e vender, a indústria pagará impostos federais e estaduais.

5 - O tijolo tem que ir para um ponto de venda ao consumidor e para tanto usará um meio de transporte que  pagou imposto na aquisição (deste meio de transporte) e pagará impostos sobre combustíveis, lubrificantes, mão de obra e sobre o lucro (real ou arbitrado).
  
6 - No ponto de venda um consumidor - para abreviar vamos admitir que seja uma pessoa física e que paga(ou) impostos diversos apenas por ser contribuinte - adquire o tijolo, que estará acrescido de Imposto de Circulação e outros, e vai transportar este tijolo até o local onde ele terá sua finalidade empregada. Neste transporte também uma série de impostos estará embutido.

7 - Pensa você que acabou a novela? Quando a casinha estiver pronta ele terá pago Licenças diversas e pagará, todo ano, taxa de incêndio, imposto predial e urbano, etc.

QUANTO VCS IMAGINAM QUE DA ORIGEM AO FIM O TIJOLO FOI ACRESCIDO POR IMPOSTOS? CONTINUARÃO A  ACREDITAR QUE A CARGA TRIBUTÁRIA É DE APENAS 34%?
Luiz Lopes


Nenhum comentário:

Postar um comentário