sábado, 3 de maio de 2014

NORDESTE BRASILEIRO PASSA A CONTAR COM ESCRITÓRIO DA FAO


2 de maio de 2014 · Notícias

Durante cerimônia realizada na sede do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) em Campina Grande (PB),
na última segunda-feira (28), o representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic, assinou acordo para a instalação do segundo escritório regional da agência no Brasil. O novo escritório funcionará nas dependências do INSA.
A nova Unidade de Coordenação de Projetos da FAO vai apoiar projetos regionais para fortalecer a agricultura familiar, o combate à desertificação, ações de mitigação e recuperação da degradação da terra, a diminuição dos efeitos da seca, a produção de alimentos e o combate à fome.
Também terá como parâmetros a instrumentalização da ciência, da tecnologia e da inovação para promover o uso racional do solo, água, bosques e florestas, mediante o planejamento social, econômico, ambiental e o manejo sustentável e de uso múltiplo, com ênfase na inclusão sócio-produtiva das populações mais vulneráveis.
A instalação do novo escritório fez parte da programação dos dez anos do INSA ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O Instituto foi criado com o objetivo de desenvolver ações de pesquisa, formação, difusão e formulação de políticas para a convivência sustentável do Semiárido brasileiro a partir das potencialidades socioeconômicas e ambientais da região.
A primeira unidade regional da FAO no Brasil foi instalada em 2013 no Paraná, conta com três escritórios em Curitiba e Foz do Iguaçu e ações nos três estados da região sul do país.
O Semiárido brasileiro se estende por oito estados do Nordeste – Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – e pelo norte de Minas Gerais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário