quarta-feira, 7 de maio de 2014

O PAI GORIOT


Romance de Honoré de Balzac (Comédia Humana)




Le Pére Goriot (O Pai Goriot, em português) é um romance de Honoré de Balzac. O livro também foi
traduzido para português porAntónio de Sousa, em 1969, com o título "O Tio Goriot".
É talvez um dos mais conhecidos da Comédia Humana, obra monumental com mais de 89 romances, tendo sido publicado pela primeira vez em 1835.
Faz parte dos "Estudos dos Costumes - Cenas da Vida Privada".
Engels, companheiro de Karl Marx, certa vez declarou acerca da obra de Balzac"Aprendi mais em Balzac sobre a sociedade francesa da primeira metáde do século XIX, inclusive nos seus pormenores econômicos (por exemplo, a redistribuição da propriedade real depois daRevolução Francesa) do que todos os livros de historiadores, economistas e estatísticos da época, juntos" (Carta a Margaret Harkness).
Com uma dedicatória "Ao grande e ilustre Geoffroy Saint-Hilaire como testemunho de admiração por seus trabalhos e seu gênio", O Pai Goriot conta uma história que é uma das colunas do conjunto balzaquino.


Goriot, o protagonista que dá nome à obra, é inquilino da pensão Vauquer, nome de uma das principais personagens da Comédia Humana. O estabelecimento localiza-se numa região altamente decadente de Paris. Goriot é um burguês, ex-comerciante, que enriqueceu tremendamente com a especulação da venda de trigo. Vendia-o pelo décuplo do preço que comprava; porém, no tempo doromance, não passa de um espectro daquilo que havia sido, de sua riqueza e opulência. É alvo da chacota de todos os moradores da pensão. Goriot diz ser pai de duas filhas, que o visitam de vez em quando, às quais deu a melhor formação intectual que o dinheiro podia comprar. Entretanto, ninguém as conhece, sendo que o personagem afirma que as visitas se dão às escondidas. Logo chegará Eugène de Rastignac, estudante de Direito que sonha com a fama e a riqueza. Ele se envolverá com uma das filhas de Goriot e testemunhará sua decadência final.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário