terça-feira, 27 de maio de 2014

PEQUENOS MUSEUS SÃO ÓTIMAS ALTERNATIVAS PARA O TURISMO NÃO CONVENCIONAL EM PARIS

Nada de centenas de salas e corredores, como no Louvre ou no D’Orsay; nas pequenas casas, há tempo para ver tudo! Pequemos museus, uma solução?

Divulgação/Musée Jacquemart-André
Coleção do casal Jacquemart-André é rica em pinturas, esculturas, móveis e objetos de arte do século XVII

Com mais de 130 museus, Paris é um destino e tanto para os amantes das artes. As coleções permanentes e exposições temporárias da segunda cidade mais visitada do mundo em 2011 abordam os mais diversos
temas, da pintura impressionista à história da magia, passando por brinquedos antigos e coleções de história natural. 

Musée des Arts Forains


Na capital francesa, os museus estão em alta. Mais em conta do que os cinemas, teatros ou parques de atração, eles seduziram 5% a mais de visitantes nos últimos anos, o equivalente a um total de 27 milhões de pessoas. Nos anos subsequentes, não deve ser diferente.

Longe das filas e salas lotadas das grandes instituições mundialmente conhecidas como o Museu do Louvre, o Museu D’Orsay, o Centro Georges Pompidou ou o Grand Palais, os pequenos museus parisienses resistem e podem mesmo surpreender. Para quem quer descobrir novos espaços e já cumpriu a lista fundamental do turista de primeira viagem, aqui seguem alguns endereços de oásis pouco conhecidos da capital. 

                                                                                   Musée National Eugène Delacroix 

No bairro de Saint-German-de-Près, uma entrada escondida em frente a uma pacata Tudo leva ao Museu Nacional Eugène Delacroix. No antigo apartamento e atelier desse pintor francês do século XIX, desenhos e trabalhos a óleo em pequenos e grandes formatos dividem lugar com objetos pessoais. No entanto, suas maiores obras estão mesmo no Museu do Louvre, no Petit Palais ou em bibliotecas e igrejas da cidade, como na biblioteca do Senado ou na Igreja Saint-Sulpice.

Nada de centenas de salas e corredores, o espaço é pequeno e há tempo para ver tudo. Entre o apartamento e o atelier, um pequeno e charmoso jardim convida a uma pausa em dias de sol.




Musée National Eugène Delacroix 
6 rue de Furstenberg
75006, Paris
http://www.musee-delacroix.fr/fr
Inteira: 5 euros
Ingresso Museu do Louvre + Museu Delacroix: 10 euros
Todos os dias de 9h30 às 17h
Fechado terças-feiras

Antes do sucesso da atual exposição “Pompei, un art de vivre” (que se encerra no dia 12 de fevereiro) e de seus cartazes pelo metrô, o Museu Maillol podia ser visitado em uma tarde de semana sem se cruzar uma só alma. Quem anda pelo jardim do Carrousel du Louvre não imagina que boa parte das obras expostas são de Aristide Maillol, mas o que elas desconhecem ainda mais é que o escultor e pintor morto em 1944 foi imortalizado no museu que leva seu nome. Em um prédio do século XVIII, perto do metrô Rue du Bac, sua musa inspiradora e modelo Dina Vierny reuniu algumas de suas principais obras, além de uma coleção com peças de Gauguin, Pierre Bonnard, Maurice Denis, Kandinsky e Serge Poliakov.

Musée Maillol
http://www.museemaillol.com
61, rue de Grenelle
75007 PARIS
Exposição: “Pompei, un art de vivre”
Até o 12 de fevereiro
Todos os dias de 10h30 às 19h
Fechado 1 de janeiro e 25 de dezembro
Sextas-feiras até 21h30
Inteira : 11 euros


No Cours Saint-Émillion, simpático lugar no leste da cidade, com ruas calçadas e cercadas de restaurantes fica o Museu des Arts Forains. Pouco conhecido mesmo dos parisienses, ele é, no entanto, uma locação cada vez mais disputada pela sétima arte. Seu carrossel secular em funcionamento, suas estátuas macabras em madeira e parte dessa coleção privada de brinquedos de parques de diversão de outros tempos e objetos cênicos aparecem como pano de fundo de uma das festas do passado que frequentam os personagens Gil (Owen Wilson) e Adriana (Marion Cotillard), no recente filme de Woody Allen, “Midnight in Paris”. Acervo e o espaço privados são mais utilizados para eventos. O ponto fraco, que garante que esse museu seja talvez o mais desconhecido de todos eles, é que ele é nada prático para quem está viajando. Para conhecê-lo é preciso agendar por telefone uma visita guiada individual ou em grupo.

Musée des Arts Forains
www.arts-forains.com/
53 Avenue des Terroirs de France
75012 Paris
Todos os dias de 10h às 18h
Telefone: 
+33(0)1 43 40 16 15
Inteira: 13 euros 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário