terça-feira, 1 de julho de 2014

A ILÍADA E A ODISSEIA

 São os dois maiores épicos da história, e influenciaram sobremodo a literatura ocidental.
   


"Canto, ó deusa, a cólera de Aquiles" é o verso inicial e o tema central da Ilíada, que em seus 15 000 e muitos versos relata a fúria do herói Aquiles, filho de uma deusa e um mortal, e suas trágicas consequências na Guerra de Tróia, a qual faz vítima Heitor, o filho do rei de Tróia. A Odisseia conta as difíceis aventuras que enfrenta Ulisses, rei de Ítaca, em seu retorno para casa após a guerra, onde o esperam sua esposa, Penélope, e o filho, Telêmaco.

Homero - Pretenso autor

O cego Homero (pedinte) foi um dos primeiros poetas da Grécia antiga. Pouco se sabe sobre sua vida, mas calcula-se que tenha nascido por volta dos séculos 8 ou 9 a.C. Pelo menos 7 cidades gregas disputam a honra de ter sido seu berço. Já houve até quem questionasse a própria existência do poeta.
São os 2 maiores poemas épicos da história, considerados o início da literatura narrativa ocidental. Tiveram enorme influência nas manifestações da arte, da literatura
e da civilização do Ocidente, e seus personagens e sagas se tornaram símbolos e sínteses de toda a aventura humana.

  


Levados pelas diferenças de estilo de cada poema, estudiosos há séculos discutem a hipótese de cada um dos textos pertencer a um autor diferente. Ou de ambos serem a recomposição de poemas anteriores, da tradição oral, reunidos por um poeta anônimo.

A primeira tradução conhecida no Brasil é de Manuel Odorico Mendes, do século XIX (publicada originalmente em 1874), que, seguindo a tradição épica em português, utiliza-se de decassílabos (heroicos e sáficos), porém brancos. É marcada pela concisão (o número de versos da tradução é menor do que o do original), 

Fonte: Super Interessante

Nenhum comentário:

Postar um comentário