Colaboração da estudante Bruna
Tarsila do Amaral
Origem
A expressão começou a ser usada na década de 1860, por ocasião do Salon des
Refusés (O Salão dos Recusados), onde os artistas excluídos do Salon de Paris
estavam expondo.
Originalmente, e como muitos destes artistas estavam ligados ao
movimento realista, a vanguarda estava identificada com a promoção do
progresso social: o indivíduo ou grupo a ela ligado seria responsável por um
movimento de reformas sociais. Com o tempo, o termo
passou a ser usado também para referir-se a artistas mais preocupados somente
com a experimentação estética (como as vanguardas do início do século XX,
normalmente as mais associadas à expressão). De qualquer forma, sempre se
manteve a idéia de um movimento artístico como um movimento político (composto
por manifestos, militância).
O advento do moderno
Costuma-se situar o germinar da arte moderna
do século XX com os experimentos estéticos realizados por Paul Cézanne nas
décadas de 1870 e 80. A percepção do espaço pictórico estudado por Cézanne é
considerado um ponto de partida para a obra de diversos artistas vindouros e
gera o início de linhas paralelas de evolução da arte europeia.
Cada uma das vanguardas que surgiriam nas décadas seguintes interpretariam de
formas diferentes esses estudos e os seguiria de formas diversas.
Futurismo
Movimentos vanguardistas
Como citado acima, o termo se aplica a qualquer movimento que proponha uma nova
visão da arte. No entanto, costuma-se associá-lo principalmente aos movimentos
ocorridos no período pós-Impressionismo e anterior à pós-modernidade. Nesse
caso, costuma-se classificá-los em vanguardas positivas e vanguardas negativas,
embora muitos movimentos (como os expressionismos) fujam a esta divisão.
É o conjunto de tendências que,
numa determinada época, se opõem às tendências vigentes, principalmente no
campo das artes. Os textos seguintes registram alguns dos princípios
fundamentais dos movimentos de vanguarda europeus do início do século XX.
Cronologicamente, tais manifestações artísticas surgiram em torno da 1º Guerra
Mundial, compreendendo o período que a antecedeu e o período que a sucedeu -
quando então o mundo já se preparava para a 2º Grande Guerra.
Realismo Vanguarda
Fauvismo
(1905-1908)
Expressionismo
(1905-1933)
Futurismo
(1909-1914)
Cubismo 1907-1914)
Dadaísmo (1916-1922)
Surrealismo (1924)
Vanguardas positivas
Cubismo
Construtivismo
Neoplasticismo
Suprematismo
Abstracionismo
Concretismo
Vanguardas negativas
Futurismo
Dadaísmo
Surrealismo
No Brasil
Destaca-se a atuação de grupos como o Pau-Brasil e o Movimento antropófago, que
se autoproclamavam vanguardistas. Várias tendências das vanguardas européias
convergiram na Semana de Arte Moderna de 1922, ocorrida em São Paulo e tornada
um marco no modernismo brasileiro.
Características
Busca do moderno, original e polêmico.
Nacionalismo em suas múltiplas facetas.
Volta às origens e valorização do índio verdadeiramente brasileiro.
“Língua brasileira” - falada pelo povo nas ruas.
Paródias - tentativa de repensar a história e a literatura brasileira.
A postura nacionalista apresenta-se em duas vertentes:
nacionalismo crítico, consciente, de denúncia da realidade, identificado
politicamente com as esquerdas.
nacionalismo ufanista, utópico, exagerado, identificado com as correntes de
extrema direita.
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