terça-feira, 1 de julho de 2014

REPÚBLICA DE VANUATU

Novas Hébridas (arquipélago)



É um arquipélago da Oceania, situado no Pacífico ocidental. Constituído de 80 ilhas, agrupadas em forma de Y. O vulcanismo é o grande responsável por sua formação, é ativo e, periodicamente, as erupções causas grandes desastres. Por outro lado, sofre o arquipélago a ação de violentos ciclones.


Novas Hébridas era o nome colonial dado a esse grupo de ilhas no sul do Oceano Pacífico, que hoje formam a nação de Vanuatu. As ilhas foram colonizadas no século XVIII por franceses e britânicos, após a visita do capitão James Cook. Os dois países assinaram um acordo, que propiciou uma administração anglo-francesa nas ilhas, que duraram de 1906 a 1980, quando as ilhas ganharam sua independência com o nome de Vanuatu.


Bandeira de Vanuatu, a nação independente que ocupa o território das Novas Hébridas.


 O acordo dividiu as ilhas em duas comunidades diferentes, uma anglófona e outra francófona. Esta divisão continuou após a independência, onde as escolas de cada comunidade usam separadamente o inglês e o francês para o ensino às crianças, as comunidades eram administradas por partidos políticos diferentes e franceses e britânicos também viviam sob os sistemas legais de cada uma de suas metrópoles.
 Sua população é formada principalmente de melanésios, embora polinésios vivam nas ilhas. A seu lada encontram-se descendentes de inglêses e franceses, taitianos e chineses. Vanatu possui duas línguas oficiais: o inglês e o francês.



Nenhum comentário:

Postar um comentário