A seleção foi feita pelo site
norte-americano Flavorwire, especializado em cultura e crítica de arte.
O complexo de dois
prédios, instalado em uma área de trinta e cinco mil metros quadrados (dos
quais dezenove mil dedicados à área de exposições), é um verdadeiro exemplo
da Arquitetura aliada
à Arte.
O primeiro prédio foi projetado por Oscar Niemeyer em 1967, fiel ao
estilo da época, concebido como um Instituto de Educação. Este edifício possui o segundo maior vão livre do Brasil, com 65m. Foi
reformado e adaptado à função de museu, para o
qual Niemeyer projetou o anexo,
lembrando um olho, imprimindo-lhe uma nova identidade característica.
Inaugurado no
dia 22 de novembro de 2002 com o
nome de Novo Museu, com a conclusão do anexo foi reinaugurado
em 8 de Julho de 2003, recebendo
a atual denominação. É conhecido localmente como Museu do Olho,
devido ao design de
seu edifício, muito
embora a inspiração seja a da árvore-símbolo do Paraná, o pinheiro-do-paraná (Araucária
Angustifólia).
A instituição tem
como foco as artes visuais, a arquitetura e o
design. Pela sua grandiosidade, beleza e pela importância do acervo, atualmente
representa uma instituição cultural com projeção nacional e internacional.
O Museu Oscar
Niemeyer (MON), de Curitiba, integra a lista dos 20 museus mais bonitos do
mundo feita pelo site norte-americano Flavorwire. A
publicação é especializada em cultura e crítica de arte. O MON é a única instituição latino-americana a entrar nesse ranking.
Acervos do
museu
O primeiro edifício foi projetado por Oscar
Niemeyer em 1967, fiel ao estilo da época, e concebido como um instituto
educacional. Foi remodelado e adaptado para funcionar como um museu, para o
qual Niemeyer projetou o anexo, que lembra um olho. O complexo de dois prédios,
instalado em uma área de 35 mil metros quadrados, foi reinaugurado em 2002.
O museu apresenta muitos dos elementos de
assinatura de Niemeyer: ousadas formas geométricas, curvas esculturais volumes
colocados com destaque para contrastar com volumes retangulares, rampas sinuosas
para pedestres, áreas grandes de concreto pintado de branco, e áreas com
pinturas murais e pinturas vivas.
Fontes:
Diário do Povo e Wikipédia
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