sexta-feira, 4 de julho de 2014

MUSEU (MON) OSCAR NIEMEYER EM CURITIBA-BRASIL ESTÁ ENTRE OS 20 MAIS BONITOS DO MUNDO

A seleção foi feita pelo site norte-americano Flavorwire, especializado em cultura e crítica de arte.



O complexo de dois prédios, instalado em uma área de trinta e cinco mil metros quadrados (dos quais dezenove mil dedicados à área de exposições), é um verdadeiro exemplo da Arquitetura aliada à Arte.


O primeiro prédio foi projetado por Oscar Niemeyer em 1967, fiel ao estilo da época, concebido como um Instituto de Educação. Este edifício possui o segundo maior vão livre do Brasil, com 65m. Foi reformado e adaptado à função de museu, para o qual Niemeyer projetou o anexo, lembrando um olho, imprimindo-lhe uma nova identidade característica.
Inaugurado no dia 22 de novembro de 2002 com o nome de Novo Museu, com a conclusão do anexo foi reinaugurado em 8 de Julho de 2003, recebendo a atual denominação. É conhecido localmente como Museu do Olho, devido ao design de seu edifício, muito embora a inspiração seja a da árvore-símbolo do Paraná, o pinheiro-do-paraná (Araucária Angustifólia).
instituição tem como foco as artes visuais, a arquitetura e o design. Pela sua grandiosidade, beleza e pela importância do acervo, atualmente representa uma instituição cultural com projeção nacional e internacional.
O Museu Oscar Niemeyer (MON), de Curitiba, integra a lista dos 20 museus mais bonitos do mundo feita pelo site norte-americano Flavorwire. A publicação é especializada em cultura e crítica de arte. O MON é a única instituição latino-americana a entrar nesse ranking.
Acervos do museu
 O primeiro edifício foi projetado por Oscar Niemeyer em 1967, fiel ao estilo da época, e concebido como um instituto educacional. Foi remodelado e adaptado para funcionar como um museu, para o qual Niemeyer projetou o anexo, que lembra um olho. O complexo de dois prédios, instalado em uma área de 35 mil metros quadrados, foi reinaugurado em 2002.
O museu apresenta muitos dos elementos de assinatura de Niemeyer: ousadas formas geométricas, curvas esculturais volumes colocados com destaque para contrastar com volumes retangulares, rampas sinuosas para pedestres, áreas grandes de concreto pintado de branco, e áreas com pinturas murais e pinturas vivas.

Fontes: Diário do Povo e Wikipédia

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