segunda-feira, 21 de julho de 2014

PONTO DE CHEGADA, PONTO DE PARTIDA.

O mestre dirigindo-se aos jovens desejosos em ingressar na Universidade

Por HÉLIO ROCHA



Eis aí, diante dos seus olhos, o portal da Universidade!
Mais um passo, e você iniciará outra estupenda caminhada, multiplicada em surpreendentes trajetórias.
Assim é a vida. Cada etapa concluída desemboca em nova trilha iniciada.
Nisto consiste o fascínio da existência humana, onde as paisagens transcorridas não se repetem, porque os cenários não retornarão mais.
Entenda a vida humana sempre assim: uma continuidade ininterrupta, dentro da qual todo ponto de chegada é, simultaneamente, um novo ponte de partida.
A História e a Sociedade são processos irreversíveis, com leis meramente tendenciais (aproximativas, mas não exatas), porque para onde vai o homem, vai consigo sua liberdade, comandando o milagre da criatividade.
Vamos, agora, aplicar todas essas proposições aos vários ciclos dos seus estudos, vinculando-os às fases de sua infância e aos estágios de sua adolescência, que desfilaram paralelamente com os níveis da Educação Infantil, com as séries do Ensino Fundamental e com os patamares do Ensino Médio.
Como é sabido, em cada período, a Educação tem um endereço, um propósito e uma finalidade.
Doravante, as prioridades do Ensino Superior que os aguarda, serão voltados para a investigação científica, para o mercado de trabalho e para o pensamento especulativo.
Chegou, pois, a vez das habilitações profissionais. Chegou a hora da capacitação tecnológica. Chegou o momento da reengenharia dos grupos e das instituições. Chegou o instante inadiável da reinvenção dos novos paradigmas norteadores do pensamento teorético.
Em suma, tudo em função da inovação da sociedade, a serviço da justiça social.
Eis aí, em breves semanas, seu ponto de chegada e, igualmente, seu próximo ponto de partida.
Vá em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário