sexta-feira, 4 de julho de 2014

RODAS-GIGANTES EM VOLTA DO MUNDO




roda-gigante ou roda panorâmica é um brinquedo típico de parques de diversão. Formado de duas rodas paralelas que giram em torno do mesmo eixo, suspensas em duas torres verticais e sustentando em suas circunferências bancos oscilantes para duas ou mais pessoas. 



 Gravura de uma roda-giganteturca do século XVII.
Pietro Della Valle, um viajante romano que enviou cartas de Constantinopla, da Pérsia e da Índia, participou de um festival Ramadan em Constantinopla em 1615. Ele descreve os fogos de artifíciocarros alegóricos e grandes oscilações, em seguida, comentários sobre andar na Roda Grande:
Fiquei encantada ao encontrar-me arrastado para cima e para baixo em velocidade. Mas o volante voltou-se tão rapidamente que um grego que estava sentado perto de mim, não podia aguentar mais, e gritou 'Soni! Soni


Roda de Ferris Original deChicago, construída para a Exposição Mundial de Chicago de 1893.
Roda de Ferris Original, às vezes também referida como a roda de Chicago, foi aberta ao público em 21 de junho de 1893, na Exposição Universal de Chicago (1893)Illinois. Feita para rivalizar com os 324 metros daTorre Eiffel, a peça central da Exposição Universal de 1889, foi a maior atração da Exposição Universal de 1893, com uma altura de 80,4 metros.
Foi projetada e construída por George Washington Gale Ferris, Jr., pós-graduado no Instituto Politécnico Rensselaer e construtor de pontes em PittsburghPennsylvania. Ele começou sua carreira no setor ferroviário e, em seguida, interessou-se por construção de pontes. Ferris compreendeu a necessidade crescente de aço estrutural e fundou GPG Ferris & Co., em Pittsburgh, uma empresa que testava e inspecionava metais para ferrovias e construtores de pontes.
A roda girada sobre 71 toneladas, eixo de 45,5 metros que compreende o que era naquele tempo a maior cavidade forjada do mundo, fabricado em Pittsburgh pela Bethlehem Iron Company e pesando 89320 libras, junto com dois de 16-pés em ferro fundido, pesando 53031 libras.
Havia 36 cabines, cada uma equipada com 40 cadeiras giratórias e capaz de acomodar até 60 pessoas, dando uma capacidade total de 2160. Demorou 20 minutos para a roda de fazer duas revoluções, a primeira envolvendo seis paradas para permitir que os passageiros saíssem e entrassem da rotação de um segundo a nove minutos sem parar, para que o portador do bilhete pagava 50 centavos.
A exposição terminou em Outubro de 1893, a roda fechada em abril de 1894 e foi desmontada e guardada até o ano seguinte. Em seguida, foi reconstruída no lado norte de Chicago, perto de Lincoln Park, próximo a uma área exclusiva. Isto levou William D. Boyce, em seguida, um residente local, a apresentação de um Circuito de ação judicial contra os donos da roda para que ela fosse removida, mas sem sucesso. Operou-se lá de outubro de 1895 até 1903, quando foi novamente desmontada, em seguida, transportada por via ferroviária para St. Louis para a Feira Mundial de 1904 e, finalmente, destruída por demolição controlada usando dinamite em 11 de maio de 1906.
Wiener Riesenrad é um exemplo de sobrevivência de rodas-gigantes do século XIX e está em operação até hoje. Erguida em 1897 no parque Prater, na zona Leopoldstadt de Viena, na Áustria, tem uma altura de 64,75 metros. Após a demolição dos 100 metros da Grande Roue de Paris em1920, a Riesenrad tornou-se a mais alta roda-gigante existente do mundo roda. Em 1944 ele sofreu um incêndio, mas foi reconstruída no ano seguinte, e permaneceu como a mais alta roda-gigante existente, até a construção dos 85 metros da Technocosmos para a Expo 85, em Tsukuba,IbarakiJapão.


Singapore Flyer, a maior roda-gigante do mundo desde 2008.
1893: A Roda de Ferris Original com 80,4 metros de altura. Criada para Exposição Universal de ChicagoIllinois, foi transferida para St. Louis,Missouri, em 1904, para a compra da Feira Mundial de 1904, e demolida em 1906.
1895: a Grande Roda foi construída para a Exposição Império da Índia no Earls CourtLondresReino Unido, e tinha de 94 metros de altura. A construção começou em março de 1894 e foi aberta ao público em 17 julho de 1895. Permaneceu em serviço até 1906 e foi demolida em1907, tendo realizado mais de 2,5 milhões de visitantes.
1900: a Grande Roue de Paris foi construída para a Exposição Universal de 1900, uma feira mundial realizada em ParisFrança. Ela foi demolida em 1920, mas seus 100 metros de altura não foi superado até quase 90 anos após a sua construção.
1989: a Cosmo Clock 21 foi construída para a Exposição Mundia de 1989 no Minato Mirai 21, em Yokohama, no Japão. Originalmente construída com uma altura de 107,5 metros, que foi desmantelada em 1997 e, em seguida, em 1999 se mudou para uma base mais alta, que aumentou a sua altura total para 112,5 metros.
1997: a Roda-gigante Tempozan Harbor Village em OsakaJapão, foi aberta ao público em 12 de julho, com 112,5 metros de altura.
1999: a Daikanransha na Palette Town em Odaiba, Japão, tem de 115 metros de altura.
2000: a London Eye, em LondresReino Unido, com de 135 metros de altura. Apesar de inaugurada oficialmente em 31 de dezembro de 1999, não foi aberta ao público até Março de 2000, devido a problemas técnicos. É ainda a mais alta da Europa.
2006: a Estrela de Nanchang, em Nanchang, província de Jiangxi, na China, abriu para o público em maio e tem de 160 metros de altura.
2008: a Singapore Flyer, em Singapura, com 165 metros de altura é atualmente a mais alta roda-gigante do mundo. Ele iniciou sua rotação em 11 de fevereiro e foi oficialmente aberta ao público em 1 de março.

2015: A partir de 2015 possivelmente na cidade de New York, nos Estados Unidos terá a roda gigante mais alta do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário