O maior viaduto do mundo
O Viaduto
de Millau (em francês: Viaduc de Millau) é uma grande ponte
suspensa por cabos que facilita a travessia
do vale do rio Tarn,
próximo de Millau,
no sudoeste da França.
Projetada pelo arquiteto inglês Norman Foster e
pelo engenheiro francês especializado em pontesMichel
Virlogeux, tem 343 metros de altura. Foi
inaugurada em 14 de dezembro de 2004 e
aberta ao tráfego dois dias depois.
A
ponte situa-se perto de Millau. Antes da sua construção, o tráfego de veículos
entre Paris eBarcelona tinha de descer até o vale do rio Tarn,
causando pesados
congestionamentos,
principalmente na época das férias de verão. A ponte agora atravessa o vale
pelo ponto mais alto, formando a última ligação entre Clermont-Ferrand,
a região do Languedoc e
a Espanha,
reduzindo consideravelmente o custo de transitar por esta rota. Muitos turistas
indo para o sul da França e/ou Espanha seguem esta rota por ser direta e sem pedágio (portagem), exceto o da própria ponte.
O
grupo Eiffage opera um pedágio na ponte, para se ressarcir dos custos da
construção, segundo contrato com o governo, que dá a companhia direitos de
portagem por 75 anos.
O
viaduto Millau é formado por oito trechos construídos em aço, suportados por cabos estaiados escorados em
sete pilares de concreto (betão)
armado. A pista pesa 36.000 toneladas, e tem 2460m, com 32 m de largura por
4,2m de altura.
Forma a maior pista suportada por cabos do mundo. Os seis vãos centrais medem
342 m cada e os outros dois, nas pontas, 204m cada. A pista de rolagem tem uma
declividade de 3% do sul para o norte, com curvas suaves de 20 km de raio,
o que dá aos motoristas excelente visibilidade. Comporta duas faixas de tráfego
de cada lado.
Os
pilares medem de 77 até 246 m, com a seção variando de um diâmetro de 24,5 m na
base até 11m no alto. Cada um pesa 2230 toneladas. Os pilares foram construídos primeiro,
juntamente com pilares adicionais e temporários em aço, então as rampas
deslizaram
por eles a uma velocidade de 600mm a cada quatro horas, pela força de macacos
hidráulicos guiados por GPS.
A
construção começou em 10 de outubro de 2001, e estava planejada para durar três anos, mas
as más condições climáticas atrasaram a inauguração. O viaduto foi finalmente
inaugurado pelo presidente Jacques Chirac em 14 de dezembro de 2004 e aberto ao tráfego dois dias depois.
Nenhum comentário:
Postar um comentário