quarta-feira, 6 de agosto de 2014

EUNÁPOILIS – BAHIA

Série: municípios baianos

O maior povoado do mundo

 

Eunápolis é um município do estado da Bahia às margens da BR-101. Sua população é de 110.803 habitantes, sendo então a 16ª cidade mais populosa do estado em 2013, segundo o IBGE. Seu nome é uma homenagem a Eunápio Peltier de Queiroz, secretário estadual de viação e obras públicas, responsável pela desapropriação de terras de fazendas para que se formasse o povoado.


Iniciada a partir da finalização da construção do ramal de acesso (hoje BR-367), da cidade de Porto Seguro à picada de locação da BA-2, depois BR-5 e atual BR-101, quando os garimpeiros, como eram chamados os profissionais que construíam estradas usando pás picaretas e galiotas, construíram choupanas para abrigarem-se, esperando pela chegada das empreiteiras que iriam dar continuidade à construção da estrada principal, naquele momento interrompida. Conhecido inicialmente como Km 64, que era a distancia de Porto Seguro ao entroncamento da futura BA-2, foi também chamado de Nova Floresta e Ibiapina. O vilarejo cresceu bastante, chegando a ser conhecido, já com o topônimo de Eunápolis, como o maior povoado do mundo. O nome da cidade é uma homenagem ao engenheiro Eunápio Peltier de Queiróz, secretário estadual de Viação e Obras públicas da época (1954), responsável pela aquisição de 100 hectares de terras compradas ao Sr. Ivan de Almeida Moura, doando-as para a formação do povoado, cujo perímetro situava-se sobre os municípios de Porto Seguro (20%) e Santa Cruz Cabrália (80%), tendo sido seu território criado nas mesmas proporções quando da sua emancipação, por força da Lei Estadual de 12 de maio de 1988. A sede ganhou status de cidade, através da lei que criou o município.


A criatividade de sua gente e a vontade de ver sua terra crescer transformaram a frase num slogan que todos passaram a pronunciar com orgulho. O povoado era notícia em revistas, jornais e TVs do estado e até do país, como o povoado que mais crescia, bem como por sua violência e as invasões de terra. Tudo era grande, inclusive a estimativa da população que alguns calculavam entre 150 e 200 mil, mas que na verdade não passava de 50 a 60 mil habitantes. Mesmo assim, era maior que a soma da população dos dois municípios aos quais pertencia. Sua importância econômica era tão grande na micro-região, que alguns prefeitos das cidades circunvizinhas moravam em Eunápolis, onde havia uma 2ª prefeitura, a de Santa Cruz Cabrália, além da de Porto Seguro.


Havia nesse tempo conflitos políticos/administrativos, criando rivalidades entre a população, que se aproveitava para sonegar impostos. A divisão e a rivalidade atrapalharam bastante o processo de emancipação, pois Eunápolis era governado por dois administradores, um de Porto Seguro e outro de Santa Cruz Cabrália. Já em 1962, Moisés Reis, através de um projeto apresentado a Câmara Municipal de Porto Seguro, onde era vereador, sugeriu a emancipação do povoado.

Deltapark – Deltaville, Eunápolis

Em 1985 a população consultada através de um plebiscito sobre a emancipação, votou contra, pois não concordava com os limites sugeridos em um projeto apresentado na Assembléia Legislativa, impedindo a sua realização. Só em 7 de fevereiro de 1988 um outro plebiscito deu a legitimidade proposta pela comissão de emancipação e pelo então deputado estadual José Ramos Neto.

O projeto de lei que propôs e garantiu a emancipação foi o de nº 5284/81, de autoria do deputado Carlos Araújo.

O plebiscito se tornou uma grande festa cívica, mobilizando todo o povoado, que ficou dividido. Alguns achavam que Eunápolis pararia de crescer e outros achavam que iria crescer mais rapidamente. Neste embate ficaram faltando votos para confirmar a emancipação, foi quando muitos eleitores favoráveis ao SIM, passaram a votar várias vezes, garantindo assim a aprovação da emancipação. Em 12 de maio de 1988, o então governador do estado, Valdir Pires, assinou o decreto nº 4770 que emancipou oficialmente o povoado, confirmando a vitória da emancipação no plebiscito. Eunápolis passou então a ser uma cidade independente.

Atualmente, a cidade de Eunápolis conta com seis centros universitários: Universidade Estadual da Bahia - UNEB, UNESULBAHIA, FTC EADCON, UNOPAR Virtual, Ulbra e UNIME. E o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, que oferece cursos técnicos em Enfermagem, Edificações, Informática e Meio Ambiente, e cursos superiores em Licenciatura em Matemática e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o recém criado Engenharia Civil.

 


Muitas festas ocorrem no município, a mais famosa é a comemoração de São Pedro que em Eunápolis foi intitulado de "Pedrão: O Maior São Pedro do Brasil" que chega a receber mais de 80 mil pessoas por noite e que anualmente mobiliza todas as cidades da região, extremo sul da Bahia. O Maior evento religioso é conhecido como Louvorzão, uma festa para descontrair os jovens e seus amigos não fiéis que são bem vindos no evento, fortalecer a fé e promover a adoração de seu Deus. Está em sua 10º edição e sua promotora a Igreja Missionária Unida de Eunápolis espera que a cada ano possa alcançar mais almas e divulgar sua fé com alegria. São realizadas também festas de música sertaneja em locais como Sítio do Toco, Rancho Colares, Bar do Paraíba, Bar do Aurelino I e II e o Espaço Villa onde todo ano acontece megas eventos. Existem ainda algumas boates como a T.A. (Teresa Antônia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário