sexta-feira, 19 de setembro de 2014

BAHAMAS – CAPITAL NASSAU

Nassau

Bahamas ou Baamas, oficialmente Comunidade das Baamas, é um país insular constituído por mais de 3 000 ilhas, cayos e ilhéus no oceano Atlântico, a norte de Cuba e da ilha Espanhola (Haiti e República Dominicana), a noroeste do território ultramarino britânico das ilhas Turcas e Caicos e a sudoeste do estado estadunidense da Flórida. A sua capital é Nassau na ilha de Nova Providência. Geograficamente, as Baamas situam-se no mesmo arquipélago que Cuba, Espanhola e Turcas e Caicos.



Nassau

Originalmente habitadas pelos Lucaianos, um ramo dos Taínos, falantes do aruaque, as Baamas foi o local do primeiro desembarque de Cristóvão Colombo no Novo Mundo em 1492. Apesar de os espanhóis nunca terem colonizado as ilhas, transportaram os lucaianos como escravos para a ilha Espanhola. As ilhas permaneceram quase despovoadas entre 1513 e 1648, quando colonos britânicos da Bermuda se estabeleceram na ilha de Eleutéria.


As Baamas tornou-se uma colónia da coroa em 1718, quando os britânicos apertaram o cerco à pirataria. Depois da Guerra da Independência dos Estados Unidos, milhares de lealistas (apoiantes da monarquia britânica) e escravos africanos deslocaram-se para as Baamas e implantaram uma economia com base em plantações. O tráfico de escravos foi abolido no Império Britânico em 1807 e muitos africanos libertados de navios negreiros pela Marinha Real foram colocados na Baamas durante o século XIX. A escravatura em si foi abolida em 1834. Os descendentes destes escravos constituem a maioria da população baamiana atual.
As Baamas é um dos países mais ricos da América (a seguir aos Estados Unidos e ao Canadá), quanto a número de PIB per capita. Localizadas a aproximadamente 160 km da costa da Flórida, com um ótimo clima — com média de pouco mais de 32 °C — e com um mar cristalino de águas azuis turquesa e praias de areia branca perolada, as ilhas das Bahamas são um dos principais destinos turísticos mundiais.
O nome Bahamas é derivado do espanhol baja mar ("águas rasas ou mar").


A Bahamas é um país independente, mas continua sob a tutela política da coroa britânica, e fazem parte da Commonwealth of Nations (Comunidade de Nações). As políticas e tradições jurídicas são similares às do Reino Unido.


Rainha Elizabeth II comanda o estado, representada por governadores-gerais. O primeiro-ministro é o comandante do governo e líder do partido com mais assentos no parlamento. Os senadores são nomeados. O poder executivo é exercido pelo gabinete. O poder legislativo é investido por dois membros do parlamento.



Em Bahamas o turismo e a indústria pesqueira são extremamente relevantes para a economia havendo minerais como sal, e aragonita em seu território.




A produção agrícola destina-se ao consumo local (milho, trigo, frutas) e à exportação (cana-de-açúcar, bananas, algodão, sisal e verduras). A exploração florestal abastece de madeira a construção. A pesca de vários tipos de peixes é importante receita para algumas ilhas. A indústria é pouco desenvolvida. A produção de cimento, sal, rum e outras bebidas se complementa com o refino de petróleo. O turismo é a principal fonte de renda: por sua beleza, ótimo clima, intercâmbio facilitado, e costumes.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário