quinta-feira, 25 de setembro de 2014

CIDADE FLUTUANTE NEFT DASLARI

Cidade (curiosa) petrolífera no meio do oceano

O que devemos fazer quando encontramos petróleo no fundo do oceano? Erguer uma plataforma petrolífera para extraí-lo, claro. Agora, quando a região possui muito petróleo, nada como construir uma cidade toda no meio do mar, voltada para a exploração desse valioso recurso natural.

Fonte  imagem: Reprodução/English Russia


Assim foi construída a cidade de Neft Dashlari, pela União Soviética, em 1949, em pleno mar Cáspio, na região do Azerbaijão. E não pense que estamos falando apenas de uma “plataforma grande”. A cidade de Neft Dashlari possui mais de 300 quilômetros de estrada, edifícios de até nove andares, biblioteca, hospital e comércios diversos.
O local aparece, inclusive, em uma cena do filme “007 — O mundo não é o bastante” e também já foi tema de um documentário intitulado “Oil Rocks — City above the Sea”.


Neft Daşları é uma gigantesca cidade industrial flutuante, localizada a cerca de 100 km de Baku, capital do Azerbaijão e 55 km da costa mais próxima do mar Cáspio.


Se trata de uma cidade inteira sobre o mar, que
se originou da primeira plataforma de petróleo no Azerbaijão, e é a primeira plataforma operacional de petróleo offshore no mundo, incorporando inúmeras plataformas de perfuração.


O sistema começou com um único caminho para a água e se transformou em um sistema de caminhos e plataformas construídas a partir da parte de trás de navios afundados para servir como fundação.


A característica mais marcante de Neft Daşları é que é realmente uma cidade funcional, com uma população de cerca de 5.000 habitantes e mais de 300 km de ruas construídas. Foi construída a partir de 1949, após a descoberta de petróleo a 1.100 metros sob o Mar Cáspio
.

Fonte: mega curioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário