quinta-feira, 25 de setembro de 2014

FORTE JEFFERSON

Arquitetura - curiosidade

Uma ilha sem água potável que virou fortaleza militar

 


Fort Jefferson é uma inacabada fortaleza, resultante de uma avaliação conceitual imprecisa.  É a maior estrutura de alvenaria das Américas.  Composta por mais de 16 milhões de tijolos. Faz parte de Monroe CountyFlórida , Estados Unidos. O forte está localizado na  parte inferior da Florida Keys dentro do Parque Nacional de Dry Tortugas, cerca de 70 milhas (110 km) a oeste da ilha de Key West .


Fort Jefferson Moat - Dry Tortugas

No final de dezembro 1824 e início de janeiro de 1825, cerca de cinco anos após a venda da Flórida para os Estados Unidos por US $ 5 milhões, o US Navy Commodore David Porter inspecionou as ilhas Dry Tortugas. Estava à procura de


um local para a construção uma fortaleza naval que ajudasse a combater a pirataria no Caribe
Nem um pouco impressionado com o que viu, ele notificou ao Secretário da Marinha que as Dry Tortugas eram impróprias para qualquer tipo de estabelecimento naval. Relatou, também, que elas eram pequenas ilhas de areia, um pouco acima da superfície do oceano, sem água potável, com terras insuficientes para se colocar qualquer ali quaisquer aparatos bélicos, que dirá uma fortificação respeitável e eficiente.


Enquanto Commodore Porter pensava que aquelas ilhotas eram inservíveis para propósitos navais, outros, no governo dos Estados Unidos, pensaram que as ilhas eram uma boa localização para instalação de um farol para orientar os navios em torno dos recifes da área. Uma pequena ilha chamada Bush Key, mais tarde apelidada Garden Key, foi escolhida como o local do farol.
Sua construção começou em 1825 e foi concluída em 1826.  O farol de 65 metros de altura foi construído de tijolo, com paredes exteriores caiadas. Também, foi erguida uma pequena casa branca para o faroleiro.
Em maio de 1829, o Comodoro John Rodgers parou em Dry Tortugas para avaliar a ancoragem. Ao contrário da experiência do Commodore Porter, Rogers ficou encantado com o que encontrou, e relatou aos seus superiores a sua opinião: um excelente ponto de defesa, merecedora de um ancoradouro. Rogers disse ainda que, se uma potência inimiga quisesse ocupar as Dry Tortugas, tornar-se-ia impossível defende-la. Era, pois vital a construção de um "posto avançado" militar para a defesa da Costa do Golfo.

Fort Jefferson

Uma série de estudos de engenharia e entraves burocráticos consumiram os próximos 17 anos, mas a construção do Fort Jefferson (nomeado após o terceiro presidente, Thomas Jefferson) foi finalmente iniciada. O novo forte foi construído para que o jardim existente e a casa do faroleiro fossem contidos dentro das muralhas do mesmo. O farol preservaria sua função vital de orientar os navios através das águas das ilhas Tortugas até que a atual torre de luz de metal, na ocasião ali instalada, tivesse um maio maior alcance.

Menores arcos de um lado interior de Fort Jefferson

O Fort Jefferson foi projetado para ser uma plataforma de arma maciça, impermeável ao ataque, e capaz de destruir todas as naves inimigas temerárias que ousassem desafiar o alcance bélico de suas armas poderosas.

Parede interior, luz do porto e pista de desfile (2005)

Baluartes na parede norte, mostrando evidências de subsidência (2005)

Pátio, mostrando expansão de interior (2007)

Alojamentos para soldados e oficiais, armazéns e outros edifícios necessários para manutenção do forte foram localizados no solo interior das paredes de tijolos maciços da construção. O Exército empregou maquinistas civis, carpinteiros, ferreiros, pedreiros, trabalhadores em geral, a população carcerária ali residente e escravos para ajudar na construção do posto militar naval. Durante a Guerra Civil, o número de presos militares em Fort Jefferson tinha aumentado de forma tão significativa que os escravos não eram mais necessários. Na época, havia 22 escravos negros empregados no projeto.
A população militar do Fort Jefferson alcançou 1.729 habitantes. Além disso, um bom número de oficiais trouxe suas famílias, e outro tanto levou mulheres que serviram como lavadeiras. Havia também faroleiros e suas famílias, cozinheiros, um médico civil e sua família, e outros. Ao todo, foram cerca de 2.000 pessoas em Fort Jefferson durante seus anos de efervescência.


A fim de apoiar uma população tão grande em uma área carente de água doce, um inovador sistema de cisternas foi construído dentro das muralhas do forte. Colunas cheias de areia foram colocadas em intervalos regulares nas paredes internas, que media a altura do telhado para a fundação. As colunas foram destinados a filtrar a água da chuva do telhado para o armazenamento em longo prazo e uma série de câmaras subterrâneas foram criadas. No entanto, o sistema utilizado fracassou. A água potável armazenada era constantemente poluída pela salgada.


O forte permaneceu aberto durante a Guerra Civil. Com o fim das hostilidades em 1865, a população do forte recusou-se a abandoná-lo. Era composta por 486 soldados e civis e 527 prisioneiros. A grande maioria dos prisioneiros em Fort Jefferson eram soldados do Exército cuja transgressão mais comum foi a deserção, enquanto a transgressão dos civis mais frequente era furto. No entanto, em julho 1865 quatro prisioneiros civis especiais aportaram na ilha. Estes foram o Dr. Samuel MuddEdmund Spangler , Samuel Arnold , e Michael O'Laughlen , condenados por conspiração no assassinato do presidente Abraham Lincoln . 
A Construção de Fort Jefferson ainda estava em andamento quando o Dr. Mudd e seus companheiros de prisão chegaram, e lá continuaram por vários anos, mas nunca o forte terminado. 
Em 4 de janeiro de 1935, o presidente Franklin D. Roosevelt , que visitou a área de navio, designou a área como Fort Jefferson Monumento Nacional . Ele foi listado no Registro Nacional de Lugares Históricos em 10 de Novembro de 1970 Em 26 de outubro de 1992 Os Dry Tortugas, incluindo Fort Jefferson, foi estabelecido como um parque nacional . 
As ilhas que jamais apresentaram qualquer água doce ou até mesmo em fluxos sazonais receberam o epiteto de "secas". Inservíveis à sobrevivência humana.
Fort Jefferson pode ser alcançado por uma balsa diária de Key West, bem como por hidroavião fretado e iate privado. 

Como parque nacional, camping é permitido na praia. Visitantes normalmente gastam quatro horas na ilha, que é tempo suficiente para uma visita guiada pelo forte. A ilha tem uma loja de presentes, mas nenhum alimento está disponível para os visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário