Mobilidade: 6 cidades do mundo trocaram rodovias por parques
urbanos
Ao invés de construir mais rodovias, dando mais espaço aos
carros, essas cidades estão diminuindo o espaço dos carros, substituindo
rodovias por grandes parques e investindo pesadamente no transporte público e
na utilização desse espaço por bicicletas. Além, é claro, de também diminuir a
poluição e colocar mais verde dentro dessa paisagem tão cinzenta.
Veja abaixo como foi essa transformação em algumas cidades
pelo mundo.
1. Harbor Drive, Portland – EUA
Essa foi uma das primeiras autoestradas dos Estados Unidos,
construída ao lado do rio Willamette que deu lugar ao parque chamado Tom
McCall. A ponte Hawthorne, que antes era usada como autoestrada, hoje é
exclusiva para ciclistas e pedestres, ligando a Primeira Avenida com o parque.
A gigantesca autoestrada elevada em Seul foi construída
sobre um canal e diariamente passavam mais de 160 mil veículos sobre ela. Foi
substituída pelo projeto de Kee Yeon Hwang que visava a despoluição do canal,
recuperando o espaço e ainda diminuindo os níveis de ruído e temperatura do
lugar.
Apesar de já se falar na demolição dessa estrada desde 1980,
sua transformação foi concluída somente em 1991, após ter sido danificada pelo
terremoto de 1989. Atualmente o lugar tem uma das melhores vistas da baía de
São Francisco e conta com muitos quilômetros de passeios para pedestres e
ciclistas.
O projeto Madrid Río tinha o intuito de recuperar a margem
do Rio Manzares, porém, trechos do autopista M-30 dificultavam o trabalho. Foi
então que se decidiu mudar tudo – devido ao fato da região conter muitos
monumentos históricos, foi decidido manter a história da região dentro do
parque e, até à Puerta del Rey, voltou a sua localização original, já que tinha
sido deslocada durante a construção da autoestrada.
Desde os anos 60, um projeto previa que o centro da cidade
fosse cercado pela autoestrada Park East Freeway. No entanto, a autoestrada
nunca foi terminada devido a argumentação opositora de moradores. Hoje o
projeto Park East Corridor está em desenvolvimento e, quando inaugurado,
permitirá livre acesso do centro da cidade até o rio.
Um terremoto danificou este viaduto em Seattle em 2001.
Então os responsáveis políticos optaram por fazer um túnel subterrâneo com
quatro pistas para que, na superfície, o passeio Bahía Elliot se una com o
resto da cidade através de um novo espaço para pedestres. A inauguração do
parque está prevista para o próximo ano.
Atualmente, estamos passando por um grande debate sobre como
transformar o Minhocão (elevado Costa e Silva) em um jardim suspenso, até com
piscina. Alguns argumentam que o projeto deixaria o trânsito mais caótico, mas
a maioria defende que a ideia transformará o Minhocão num espaço para pessoas,
e não mais para carros.
Fonte: Blog Retalhos de Quixadá
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