quarta-feira, 17 de setembro de 2014

INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE MASSACHUCETTS - MASSACHUCETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY, (MIT)

Educação e cultura

Ocupa a 1ª posição entre as melhores universidades do mundo


Instituto de Tecnologia de Massachusetts (em inglêsMassachusetts Institute of TechnologyMIT) é um centro universitário de educação e pesquisa privado localizado em CambridgeMassachusetts, nos Estados Unidos.
O MIT é um dos líderes mundiais em ciência, engenharia e tecnologia, bem como outros campos, como administraçãoeconomialinguísticaciência política e filosofia. Dentre seus preeminentes departamentos e escolas, destacam-se: Sloan School of ManagementLincoln LaboratoryComputer Science and Artificial Intelligence LaboratoryMedia Lab e Whitehead Institute.

Dentre os professores e ex-alunos do MIT estão incluídos vários políticos (entre os quais a senadora vitalícia italiana Elena Cattaneo), executivos,escritoresastronautascientistas e inventores preeminentes. O MIT já produziu mais de 70 Prêmio Nobel, oito dos quais são membros do seu corpo docente atual.


No início de 1859, a Assembleia Legislativa do Estado de Massachusetts criou uma proposta de uso das terras recém-inauguradas em Back Bay, em Boston, para um museu e um Conservatório da Arte e Ciência. Em 1861, o Estado de Massachusetts aprovou uma carta para a incorporação do “Instituto de Tecnologia de Massachusetts e Sociedade de História Natural de Boston” apresentado por William Barton Rogers. Rogers procurou estabelecer uma nova forma de ensino superior para enfrentar os desafios colocados pelo rápido avanço da ciência e tecnologia durante meados do século 19 com os quais as instituições clássicas estavam mal preparadas para lidar com esse avanço.
O “Plano de Rogers”, como veio a ser conhecido, refletiu o modelo de universidade alemã de pesquisa, destacando uma faculdade independente envolvida na investigação, bem como na instrução orientada em torno de seminários e laboratórios. Rogers propôs que esta nova forma de educação deve ser enraizada em três princípios: o valor educativo do conhecimento útil, a necessidade de "aprender na prática" e integrar a educação artística e profissional liberal a nível de graduação.


Por razão do conflito aberto durante a Guerra Civil eclodir poucas semanas após ter recebido a carta, as primeiras aulas do MIT tiveram que ser realizadas em um espaço alugado no edifício da Junta Comercial no centro de Boston em 1865. Apesar de que era para ser localizado no centro de Boston, a missão do novo instituto correspondeu a
intenção de "1862 Morrill Land-Grant Colleges Act" para financiar as instituições: "promovendo a educação liberal e a prática das classes industriais."
Embora o estado de Massachusetts fundar o que viria a ser a Universidade de Massachusetts, nos termos do presente ato, o MIT também seria uma escola com concessão de terras. Dessa forma, tiveram que ir em direção a novos edifícios em Back Bay de Boston, em 1866; MIT foi chamado de "Boston Tech". Durante o próximo meio século, o foco da ciência e curriculo da engenharia foram primordialmente vocacionais invés de teóricos. MIT rejeitou a proposta de Harvard de unir MIT com Harvard's Lawrence Scientific School.
O Instituto de Tecnologia de Massachusetts, na cidade de Cambridge (adjacente a Boston), é uma das instituições universitárias mais importantes dos EUA e do mundo, proporcionando educação em áreas como ciência ou tecnologia a cerca de 10 mil estudantes distribuídos em suas seis escolas:
Humanidades, artes e ciências sociais
Gestão (Negócios)
Escola Whitaker de Ciências da Saúde e Tecnologia.

Além disso, um grande número de pesquisadores e professores participam de seus programas, laboratóriosbibliotecas e demais centros de pesquisa, entre os quais encontram-se os melhores em educação, administração, indústria, engenharia e outras profissões. Prova disso são os 47 prêmios Nobel que estudaram em suas salas de aula.
Ao longo dos seus anos de funcionamento, o MIT estabeleceu contato com outras universidades, governos e empresas em todos os países do mundo, o que resultou em uma rica mescla de pessoas, ideias e programas que têm como objetivo melhorar o bem-estar no mundo.


Porém, estudar no MIT não é somente dedicar-se às questões acadêmicas profissionais; há tempo também para o lazer, por meio de sua extensa agenda cultural: encontros, conferências,semináriosdançacinemadesportosteatro, artes visuais, concertos... tudo o que se possa imaginar e mais, nos sete dias da semana.
Conseguir entrar nessa universidade é bastante difícil. A cada ano, 2.135 estudantes de 119 países diferentes solicitam admissão, dos quais somente 105 são aceitos. Quase todos os aceitos tiveram empenho destacado em campos como música, artes, pesquisa científica ou esportes em âmbito regional, nacional ou internacional.


É recomendável que os aspirantes disponham de uma preparação prévia que consista em, no mínimo, quatro anos do idioma inglês e dois ou mais anos de história, estudos sociais, matemática, biologia, química ou física.
Da mesma forma, os estudantes têm a possibilidade de fazer uma entrevista pessoal com uma pessoa da universidade em seu próprio país. A entrevista não é de caráter obrigatório, mas se decidir fazê-la, é sua responsabilidade comparecer. A data máxima para essas entrevistas é 15 de dezembro do ano anterior ao que pretender cursar o MIT.
Diferentemente dos aspectos anteriores, existe também uma série de requisitos imprescindíveis, como a realização de três exames: o SAT I ou o ACT; o TOEFL, no caso de a língua materna não ser o inglês; e das disciplinas do SAT II, que seriam matemática por um lado e física, química ou biologia por outro.

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