Educação
e cultura
Ocupa a 1ª posição entre as melhores
universidades do mundo
O Instituto
de Tecnologia de Massachusetts (em inglês, Massachusetts
Institute of Technology, MIT) é um centro universitário de
educação e pesquisa privado localizado em Cambridge, Massachusetts, nos Estados Unidos.
O MIT é um dos
líderes mundiais em ciência,
engenharia e tecnologia, bem como
outros campos, como administração, economia, linguística, ciência política e filosofia. Dentre
seus preeminentes departamentos e escolas, destacam-se: Sloan School of
Management, Lincoln Laboratory, Computer Science and
Artificial Intelligence Laboratory, Media Lab e Whitehead
Institute.
Dentre os
professores e ex-alunos do MIT estão incluídos vários políticos (entre
os quais a senadora vitalícia italiana Elena Cattaneo), executivos,escritores, astronautas, cientistas e inventores preeminentes.
O MIT já produziu mais de 70 Prêmio Nobel, oito dos
quais são membros do seu corpo docente atual.
No início de 1859, a Assembleia
Legislativa do Estado de Massachusetts criou uma proposta de uso das terras
recém-inauguradas em Back Bay, em Boston, para um museu e um Conservatório da
Arte e Ciência. Em 1861, o Estado de Massachusetts aprovou uma carta para a
incorporação do “Instituto de Tecnologia de Massachusetts e Sociedade de
História Natural de Boston” apresentado por William Barton Rogers. Rogers
procurou estabelecer uma nova forma de ensino superior para enfrentar os
desafios colocados pelo rápido avanço da ciência e tecnologia durante meados do
século 19 com os quais as instituições clássicas estavam mal preparadas para
lidar com esse avanço.
O “Plano de
Rogers”, como veio a ser conhecido, refletiu o modelo de universidade alemã de
pesquisa, destacando uma faculdade independente envolvida na investigação, bem
como na instrução orientada em torno de seminários e laboratórios. Rogers
propôs que esta nova forma de educação deve ser enraizada em três princípios: o
valor educativo do conhecimento útil, a necessidade de "aprender na prática"
e integrar a educação artística e profissional liberal a nível de graduação.
Por razão do
conflito aberto durante a Guerra Civil eclodir poucas semanas após ter recebido
a carta, as primeiras aulas do MIT tiveram que ser realizadas em um espaço
alugado no edifício da Junta Comercial no centro de Boston em 1865. Apesar de
que era para ser localizado no centro de Boston, a missão do novo instituto
correspondeu a
intenção de
"1862 Morrill Land-Grant Colleges Act" para financiar as
instituições: "promovendo a educação liberal e a prática das classes
industriais."
Embora o estado de
Massachusetts fundar o que viria a ser a Universidade de Massachusetts, nos
termos do presente ato, o MIT também seria uma escola com concessão de terras.
Dessa forma, tiveram que ir em direção a novos edifícios em Back Bay de Boston,
em 1866; MIT foi chamado de "Boston Tech". Durante o próximo meio
século, o foco da ciência e curriculo da engenharia foram primordialmente
vocacionais invés de teóricos. MIT rejeitou a proposta de Harvard de unir MIT
com Harvard's Lawrence Scientific School.
O Instituto de Tecnologia
de Massachusetts, na cidade de Cambridge (adjacente
a Boston), é uma
das instituições universitárias mais importantes dos EUA e do mundo,
proporcionando educação em áreas como ciência ou tecnologia a cerca de 10 mil
estudantes distribuídos em suas seis escolas:
Gestão (Negócios)
Escola Whitaker de
Ciências da Saúde e Tecnologia.
Além disso, um
grande número de pesquisadores e professores participam de seus programas, laboratórios, bibliotecas e
demais centros de pesquisa, entre os quais encontram-se os melhores em
educação, administração, indústria, engenharia e outras profissões. Prova disso
são os 47 prêmios Nobel que estudaram em suas salas de aula.
Ao longo dos seus
anos de funcionamento, o MIT estabeleceu contato com outras universidades,
governos e empresas em todos os países do mundo, o que resultou em uma rica
mescla de pessoas, ideias e programas que têm como objetivo melhorar o
bem-estar no mundo.
Porém, estudar no
MIT não é somente dedicar-se às questões acadêmicas profissionais; há tempo
também para o lazer, por meio de sua extensa agenda cultural: encontros, conferências,seminários, dança, cinema, desportos, teatro, artes
visuais, concertos... tudo o
que se possa imaginar e mais, nos sete dias da semana.
Conseguir entrar
nessa universidade é bastante difícil. A cada ano, 2.135 estudantes de 119
países diferentes solicitam admissão, dos quais somente 105 são aceitos. Quase
todos os aceitos tiveram empenho destacado em campos como música, artes,
pesquisa científica ou esportes em âmbito regional, nacional ou internacional.
É recomendável que
os aspirantes disponham de uma preparação prévia que consista em, no mínimo,
quatro anos do idioma inglês e dois ou mais anos de história, estudos sociais,
matemática, biologia, química ou física.
Da mesma forma, os
estudantes têm a possibilidade de fazer uma entrevista pessoal com uma pessoa
da universidade em seu próprio país. A entrevista não é de caráter obrigatório,
mas se decidir fazê-la, é sua responsabilidade comparecer. A data máxima para
essas entrevistas é 15 de dezembro do ano anterior ao que pretender cursar o
MIT.
Diferentemente dos
aspectos anteriores, existe também uma série de requisitos imprescindíveis,
como a realização de três exames: o SAT I ou o ACT; o TOEFL, no caso
de a língua materna não ser o inglês; e das disciplinas do SAT II, que seriam
matemática por um lado e física, química ou biologia por outro.
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