quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O AMANTE DE LADY CHATTERLEY – LADY CHATTERLEY’S LOVER

Livro: o Blog do Facó recomenda



David Herbert Lawrence ou D. H. Lawrence foi um combatido e prolífico escritor inglês, conhecido pelos seus romances, poemas e livros de viagens. Foi um modernista.


O Amante de Lady Chatterley (Lady Chatterley's Lover no título original em inglês) é uma novela escrita por D. H. Lawrence em 1928. Impresso confidencialmente em Florença em 1928, não foi impresso no Reino Unido até 1960. Lawrence acabou considerando enternecer seu livro, e fez alterações significativas no manuscrito original a fim de fazê-lo palatável aos leitores. Foi publicado em três versões diferentes. A publicação do livro causou um escândalo devido a suas cenas explícitas do sexo, incluindo palavras que não podem ser escritas aqui sob pena de reprovação, e talvez porque o romance se deu entre um pobre homem da classe trabalhadora (puro preconceito) e uma mulher burguesa.



Diz-se que a história foi baseada nos eventos infelizes da vida doméstica do próprio Lawrence. Poucos meses depois de seu casamento, Constance Chatterley, uma garota criada numa família burguesa e liberal, vê seu marido partir rumo à guerra. O homem que ela recebe de volta está paralisado da cintura para baixo, e eles se recolhem na vasta propriedade rural dos Chatterley. Inteiramente devotado à sua carreira literária e depois aos negócios da família, Clifford vai aos poucos se distanciando da mulher. Isolada, Constance encontra companhia no guarda-caças Oliver Mellors, um ex-soldado que resolveu viver no isolamento após sucessivos fracassos amorosos. 

Último romance do autor, O amante de lady Chatterley foi banido em seu lançamento, em 1928, e só ganhou sua primeira edição oficial na Inglaterra em 1960, quando a editora Penguin enfrentou um processo de obscenidade para defender o livro. Àquela altura, já não espantava mais os leitores o uso de "palavras inapropriadas" e as descrições vivas e detalhadas dos encontros sexuais de Constance Chatterley e Oliver Mellors. O que sobressaía era a força literária de Lawrence e a capacidade de capturar uma sociedade em transição. 


Esta edição inclui o texto "A propósito de O amante de lady Chatterley", em que Lawrence comenta a controvérsia em torno do livro e justifica suas intenções literárias, e ainda uma introdução de Doris Lessing, vencedora do prêmio Nobel de literatura em 2007. Um apêndice e notas explicativas situam o leitor na geografia das Midlands e no vasto contexto social e político no qual a trama está inserida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário