Segundo a lenda: maléfico aos homens, inofensivo às mulheres
O O
Koh-í-noor é um dos diamantes mais
famosos do mundo, ao lado de outros doze, entre eles o Estrela da África, o Olho do Ídolo e
o Blue Hope, o
Koh-í-noor pertence à Coroa britânica e desde 1937 ornamenta
uma coroa especialmente
feita para a rainha-mãe, para o dia da coroação do seu esposo, o rei Jorge VI.
Trata-se de um diamante único, não só
pelo seu valor comercial, mas também pelo valor emocional e cultural, pois está
envolto em lendas e mitos. Fica
trancado com toda segurança na Torre de Londres, saindo
apenas em ocasiões muito especiais, como o coroamento de um novo monarca
inglês. Uma das últimas aparições públicas do diamante foi em 2002, nos
funerais da Rainha-Mãe, quando esteve em cima do seu caixão durante
o cortejo fúnebre.
A história
do Koh-í-noor - nome que significa Montanha de Luz - é repleta de mistérios. Uma das crenças diz que o Koh-í-noor
traz azar e até
mesmo a morte aos homens que o possuem, sendo inofensivo
às mulheres.
Seus
registros datam de 1304, porém
alguns acreditam que a pedra foi encontrada há mais de cinco mil anos, a se
levar em conta alguns textos religiosos hindus.
Em 1304, o
diamante foi mencionado nos relatos de Babur, fundador
do Império Mogul (ou Mogol ou Dinastia Mughal). Segundo esses
registros, o diamante pesava 793 quilates e
após ser lapidado e polido por um joalheiro chamado
Borgio, seu tamanho final ficou em 186 quilates. Ainda insatisfeito, o imperador mogul
à época teria condenado Borgio à morte.
Acredita-se
também que o diamante possa ter estado engastado no famoso trono de pavão do Xá
Jehan (que mandou construir o Taj Mahal) como um
dos olhos do pavão.
Apesar de
nunca ter sido vendido, o Montanha de Luz passou por vários donos. Em 1850,
quando a Grã-Bretanha anexou
a Índia ao
Império, e a Rainha Vitória foi
declarada Imperatriz da Índia, ela recebeu o Koh-í-noor das mãos de Lorde Dalhousie.
Atualmente essa célebre pedra preciosa pesa 108,8
quilates. Depois de lapidada pelos joalheiros da Casa Real Inglesa, tornou-se
brilhantíssima ao perder 40% de seu volume inicial
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