sexta-feira, 28 de novembro de 2014

A OBRA MESTRA DO DIA

 A madona de Port Lligat, de 1949, do mestre Salvador Dali


“A Madona de Port Lligat”, de 1949, óleo sobre tela, como outros quadros do pintor espanhol mostra paisagem montanhosa, terra seca com o sol batendo forte. Salvador Dali nos mostra Mãe e Filho ainda unidos, mas separados do mundo, dentro de uma barreira de concreto em forma de arco. O uso especial que faz dos objetos que espalha pela tela é típico do movimento surrealista: expressa os pontos de vista do autor a respeito do assunto, dispensando maiores explicações.
Dali nasceu na Catalunha, em 1904. Foi para Madrid estudar Artes e lá fez amizade com Luis Buñuel e Garcia Lorca. Convencido por Juan Mirò, em 1928 parte para Paris onde conhece sua futura mulher e modelo, Gala, então casada com o poeta Paul Éluard.
Participou de dois filmes célebres, “O Cão Andaluz” e “A Idade de Ouro”, ambos de Buñuel. Pinta, em 1931, seu quadro mais conhecido, “A Persistência da Memória”. Em 1933, uma exposição em Paris lhe rendeu reconhecimento internacional. Deslumbrado, apolítico, extravagante, passou a viver vida de celebridade, o que ocasionou sua expulsão do grupo conhecido como Surrealista. Durante a II Guerra Mundial foi morar na Califórnia. Após a guerra, voltou para a Espanha e continuou a pintar; também desenhou jóias e ilustrou livros. Gala morreu em 1982 e ele, em 1989, em Figueres, cidade onde nasceu.”
Acervo Museu de Arte de Haggerty, Universidade Marquette, Milwaukee, WI, EUA.
Fontes: www.virtualdali.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário