Curiosidades históricas
Napoleão foi sempre retratado com a mão no peito dentro de seu casaco que emulado uma pose clássica. Mas o gesto também fazia parte das normas sociais de decência na França.
Napoleão morreu na ilha de Santa Helena com úlceras estomacais. Médicos britânicos diagnosticaram que eram cancerígenas, embora um juiz tenham-nas descrito tratar-se de hepatite tropical. Em 1962, um dentista sueco analisando os cabelo do imperados concluiu que Napoleão foi envenenado com arsênico. Também foi encontrado enorme dosagem de tártaro emético em seu vômito.
O marechal de Napoleão Jean Baptiste Bernadotte estabeleceu uma profunda amizade com o rei sueco Karl XIII - rival de Napoleão - que embora sem descendência real, mesmo assim o nomeou herdeiro. Em 1814, Bernadotte foi coroado Karl XIV Johan e estabeleceu a dinastia sueca atual. Então, como "sueco" lutou contra Napoleão. Bernadotte casou-se com Desirée – o amor de Napoleão – e a tornou rainha da Suécia.
A vitória de Marengo (Itália) foi tão contundente que Napoleão passou a chamar de "Marengo" o cavalo que ele montou durante a batalha. Embora tivesse outros cavalos em estima, incluindo "Mayor": Marengo, sempre foi o seu favorito.
Napoleão, bloqueando a Grã-Bretanha parou de receber açúcar proveniente das colônias produtoras. Mas, sabendo poder obtê-lo através do cultivo de beterraba, providenciou extraí-lo na França.
Tentando alcançar um livro no topo de uma prateleira,
sem consegui-lo, um de seus oficiais mais graduados veio e disse:
"permita-me pegar o livro, eu sou maior" (o general era enorme). Indignado com a insinuação, Napoleão respondeu: você não é o maior, é mais
alto.
Sua altura foi registrada como cinco pés e um
pouquinho, o que equivaleria na França a 1,52 metros. Acaso fosse medido na Inglaterra ou nos EEUU,
ele teria 1.686 metros de altura. Embora o sistema de medição naqueles países
fosse o mesmo, o pé (medida) na França era menor do que nos dois outros
países..
Em 1802, após a eclosão da guerra entre a França e a
Inglaterra e depois de um breve período de paz, foram presos alguns cidadãos
britânicos. Dentre os presos se encontrava Edward
Jenner, o cientista que
descobrira a vacina contra a varíola. Ao saber do episódio, Napoleão libertou a todos e disse: Ah,
Jenner não posso detê-lo, nem aos seus compatriotas!
Em 1807 suas conquistas o levaram para a Polônia. Na ocasião manifestou frustração pelo
fato de nunca ter erguido uma estátua em honra de Copérnico e, por isso, fez
construir uma igreja em sua homenagem. Nenhum
sacerdote católico quis assumir os serviços religiosos da igreja durante sua
inauguração.
Napoleão era fascinado pela geometria e sentia uma admiração sem limites pelos contemporâneos e criativos matemáticos franceses. Aos cientistas concedeu estímulos, louvores e honras. Concedeu títulos nobiliárquicos a dois deles, de marquês a Pierre-Simon Laplace e o de conde a Joseph Louis Lagrange.
Na academia militar, o jovem Napoleão passou alguns testes de forma brilhante. Ele se destacou em geografia e matemática. Contudo, era muito ruim na dança, desenho e confecção de mapas. No aprendizado da língua alemã ele era um estudante quase impossível, a ponto de cabular as aulas.
O medo de gatos Napoleão era tal que toda vez que via um gato pulava de medo. Há uma anedota, talvez um mito, que diz que no dia da desastrosa batalha de Waterloo Napoleão viu um gato preto chegar perto dele e, ao vê-lo, foi tomado por um ataque de nervos.
Um monte de cabelos do imperador Napoleão Bonaparte
foi vendido por 13 mil dólares durante um leilão na Nova Zelândia.
Napoleão calculou que as pedras usadas na construção das pirâmides do Egito, seriam suficientes para construir um enorme muro ao redor da França.
Napoleão sofria de desconforto no estômago, e, por
vezes, acompanhado de vômitos. Daí
o hábito de pousar as mãos sobre o estômago.
Na invasão do Egito por Napoleão, suas tropas
bombardearam a Esfinge Gizé, de cujo bombardeio resultou o nariz mutilado da
esfinge.
Nenhum comentário:
Postar um comentário