segunda-feira, 10 de novembro de 2014

MARY BUTTERWORTH

1687 - 1775

A mulher que fabricava dinheiro
 

A primeira trapaceira a ficar conhecida nos Estados Unidos foi Mary Butterworth. Em 1716, a senhora vivia na colônia de Massachussets e trabalhava como confeiteira e lavadeira para sustentar seus filhos. Até o dia em que ela descobriu que poderia fazer com que sua cozinha e alguns utensílios domésticos rendessem muito mais dinheiro.
Sem muita tecnologia, o esquema consistia em utilizar um pedaço de tecido engomado para copiar a imagem de notas de alto valor e usar um ferro de passar bem quente para imprimir o desenho em uma folha de papel em branco. Logicamente, as notas falsas que eram produzidas não ficavam perfeitas. Então, Mary corrigia manualmente os defeitos de cada uma delas para que parecessem legítimas.
Para lucrar com o negócio, a mulher vendia as notas por metade do valor impresso. Em pouco tempo, seu negócio começou a fazer sucesso e ela passou a contar com a família toda para ajudar na falsificação. Porém, com a grande quantidade de notas frias rodando na região, o esquema foi descoberto pelas autoridades da colônia.
Muitas pessoas foram acusadas pela fraude, mas o mais curioso é que não existiam provas que pudessem incriminar Butterworth, a principal responsável pelo esquema. Isso porque os tecidos utilizados para imprimir as notas falsas podiam ser lavados ou descartados facilmente e, além disso, ninguém pode ser preso por ter um ferro de passar, não é mesmo?!
Depois de ser julgada e liberada, a senhora Butterworth não se envolveu mais em atividades ilegais. Ela faleceu em 1775 com 88 anos.

Fonte: Megacurioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário