Teatro
Auditório
Ibirapuera é um
edifício concebido por Oscar Niemeyer para
apresentações de espetáculos musicais, situado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, Brasil.
O auditório completa o grupo de edifícios no Parque Ibirapuera, como concebido originalmente pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1950. Em
relação à proposta original que está faltando apenas a praça de acesso que
separa a Oca, que serviria como o principal entrada para o parque.
A construção do auditório foi alvo de intensa
polêmica, que não se esgotou com sua inauguração, em
outubro de 2005, pois, em virtude de o conjunto arquitetônico do Parque Ibirapuera ser tombado, o
acréscimo de novas construções ao conjunto sofreu críticas e embargos
judiciais, até ser permitido o início da obra em 2002.
O prédio possui simplicidade volumétrica singular, sendo
composto de um bloco único,
que em planta tem a forma de um trapézio e, em
corte, a forma de um triângulo e, assim como os demais prédios do parque, e
grande parte da obra do arquiteto, o auditório é inteiramente branco, composto
de concreto armado e pintura impermeabilizante na cor branca.
O bloco
único contrapõe-se à arquitetura usual de salas para concertos com o chamado
"palco italiano", exemplificado pela Ópera de Paris e
pelos Teatros Municipais de São Paulo e Rio de Janeiro. As
características destes espaços se manifesta em edifícios com três volumes
principais: o foyer ou entrada, seguido pela plateia e seus
acessos, culminando com a caixa cênica e seu urdimento altíssimo criando uma
"corcova" típica dos edifícios de Óperas. No
Auditório Ibirapuera o arquiteto passou um traço unindo os três volume, criando
um sólido em forma de cunha.
Destaque para a impressionante perspectiva, que
cria um edifício pequeno e não intrusivo ao ser visto de frente, com a ilusão
de ótica reduzindo o tamanho da parte alta do prédio exatamente ao mesmo
tamanho do encontro da rampa com a grama, duas vezes menor no trapézio em
planta. Isto gera uma sensação de "criação de espaço" ao se entrar
na plateia, que não cabe na percepção do prédio que temos, iludida.
O conjunto
formado pelo auditório juntamente com a Oca, que é uma semi-esfera, composto de dois edifícios de volumes puros e
brancos, é considerado por Niemeyer, o mais
importante do projeto, do ponto de vista arquitetônico. A
articulação do conjunto seria feita por uma grande praça cívica e uma marquise
com passarela, que não foram realizadas.
Uma marquise, executada em metal pintado de
vermelho, cobre o acesso principal e devido à sua forma e cor dá identidade ao
prédio, caracterizando-o e o diferenciando dos demais. Por este motivo, o elemento foi transformado em logomarca do auditório
e batizado oficialmente de "Labareda".
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