sexta-feira, 7 de novembro de 2014

ÓPERA – BEL CANTO

Música/teatro

É o casamento perfeito entre a música e o teatro

Ópera (em italiano significa trabalho, em latim, plural de "opus", obra) é um gênero artístico teatral que consiste em um drama encenado acompanhada de música, ou seja, composição dramática em que se combinam música instrumental e canto, com presença ou não de diálogo falado. Os cantores são acompanhados por um grupo musical, que em algumas óperas pode ser uma orquestra sinfônica completa.
O drama é apresentado utilizando os elementos típicos do teatro, tais como cenografia, vestuários e atuação. No entanto, a letra da ópera (conhecida como libreto) é normalmente cantada em lugar de ser falada. A ópera é também o casamento perfeito entre a música e o teatro.
Os cantores e seus personagens são classificados de acordo com seus timbres vocais.
Os cantores em: baixobaixo-barítono (ou baixo-cantor), barítonotenor e contratenor.
As cantoras em: contraltomezzo-soprano e soprano.



Cada uma destas classificações tem subdivisões, como por exemplo: um barítono pode ser um barítono lírico, um barítono de caráter ou um barítono bufo, os quais associam a voz do cantor com os personagens mais apropriados para a qualidade e o timbre de sua voz.
Uma ópera segue, basicamente, um roteiro padrão. Primeira parte, a Abertura, onde é tocada uma música pela orquestra. Seguida por, Recitativo, onde os atores ficam dialogando. Os personagens secundários participam do coro, enquanto os principais interpretam as árias (composições para voz solista).



O termo ópera provém do latim opera, plural de opus ("obra", na mesma língua), sugerindo que esta combina as artes de canto coral e solorecitativo e balé, em um espetáculo encenado.
A ópera surgiu no início do séc. XVII, na Itália para definir as peças de teatro musical, às quais se referia, com formulações universais como dramma per música (drama musical) ou favola in música (fábula musical), espécie de diálogo falado ou declamado acompanhado por uma orquestra
Devido seu local de origem, a maior parte das óperas é encenada em latim ou italiano. Suas origens remontam as tragédias gregas e cantos carnavalescos italianos do séc. XIV.



A primeira obra considerada uma ópera, data aproximadamente do ano 1594 em Florença no final do Renascimento. Chamada Dafne (está atualmente desaparecida) escrita por Jacopo Peri e Rinuccini, para um círculo elitista de humanistas florentinos, conhecido como a CamerataDafne foi uma tentativa de reviver uma tragédia grega clássica, como parte de uma ampla reaparição da antiguidade que caracterizou o Renascimento. Um trabalho posterior de Peri, Eurídice - escrita para as bodas de Henrique IV e Maria de Médicis, em 1600 - é a primeira ópera que sobreviveu até a atualidade.



Enrico Caruso e Rosa Ponselle, dois ícones do início do século XX, em cena de "La Forza del Destino"
Em Nápoles surgiu: Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736) que escreveu uma obra notável, La serva Padrona; Niccolò Jommelli (1714-1785) chamado o Glück italianoBaldassare Galuppi (1706-1785), considerado o pai da ópera bufa; E o maior expoente na ópera séria foi Giovanni Bononcini (1660-1750).
Christoph Willibald Glück (1714-1787), foi o primeiro reformulador do drama lírico. Depois de obter considerável fama na produção de óperas italianas convencionais, foi para a Inglaterra. Mas não satisfeito com as condições existentes para a ópera e afim de estudar mais, foi para Paris, onde se sentiu muito atraído pelas obras de Jean-Philippe Rameau (1683-1764). Retornando a Viena dedicou-se novamente aos estudos, tentando sempre estabelecer uma relação mais íntima entre a música e o drama. Em 1762 estreia a ópera Orfeu, afim de aplicar muitas de suas teorias. Mas somente com Alceste, em 1767, que se consagrou um dos principais compositores de drama lírico do mundo.



O bel canto é um estilo do início do séc. XIX, presente na ópera italiana que se caracterizava pelo virtuosismo e os adornos vocais que demonstrava o solista em sua representação. Ademais, baseava-se numa expressão vocal distinta, em que o drama deveria ser expresso através do canto, valorizando-se, sobretudo a melodia e mantendo-se sempre uma linha de legado firme e impecável.
O estilo bel canto contem alguns dos personagens mais complexos e dramáticos do repertório operístico, como a Norma, de Bellini, e a Lucia di Lammermoor, de Donizetti. Era, contudo, uma forma de expressão particular, alinhada aos ideais do Romantismo.
Na primeira metade do séc. XIX o bel canto alcançou seu nível mais alto, através das óperas de Gioacchino RossiniVincenzo Bellini e Gaetano Donizetti, dentre outros. Esta técnica continuou a ser utilizada muito tempo depois, embora novas correntes musicais tenham o sobrepujado.
Muitas óperas desse estilo ficaram abandonadas durante décadas ou até mais de um século, só foram resgatadas entre os anos 1950 e 80, período que ficou conhecido


pelo salvamento de diversas óperas capitaneados por cantoras famosas como Maria CallasJoan SutherlandLeyla Gencer e Montserrat Caballé.

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