sexta-feira, 7 de novembro de 2014

PARQUE DO IBIRAPUERA – SÃO PAULO, BRASIL

 Considerado entre os 10 mais importantes parques públicos do mundo


Parque Ibirapuera é o mais importante parque urbano da cidade de São PauloBrasil. Foi inaugurado em 21 de agosto de 1954 para a comemoração do quarto centenário da cidade. No município, é superado em tamanho apenas pelo Parque do Carmo e pelo Parque Anhanguera.
O parque é administrado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, contudo, dentro do parque há inúmeros museus, auditórios, bienal e outros espaços administrados por fundações ou outras secretarias municipais ou estaduais.




O parque conta com ciclovia e treze quadras iluminadas, além de pistas destinadas a cooper, passeios e descanso, todas integradas à área cultural. Sua área é de 1,584 km², e os seus três lagos artificiais e interligados ocupam 15,7 mil m².
Em 2012 e 2013 foi apontado pela rede social Facebook como o local mais popular em todo o Brasil para se fazer check-in (assinalar para os amigos onde se encontra num determinado momento) .
A região alagadiça (Ibirapuera (ypi-ra-ouêra) significa "árvore apodrecida" em língua tupi; "ibirá", árvore, "puera", o que já foi) que havia sido parte de uma aldeia indígena na época da colonização, era até então uma área de chácaras e pastagens.


Já na década de 1920, o então prefeito da cidade - José Pires do Rio - idealizou a transformação daquela área em um parque semelhante a existentes na Europa e Estados Unidos, como o Bois de Boulogne em Paris, o Hyde Park em Londres ou o Central Park em Nova Iorque. O obstáculo representado pelo terreno alagadiço frustrou a ideia, até que um modesto funcionário da prefeitura, Manuel Lopes de Oliveira, conhecido como Manequinho Lopes. Apaixonado por plantas, Manequinho iniciou em 1927 o plantio de centenas de eucaliptos australianos buscando drenar o solo e eliminar a umidade excessiva do local.


Finalmente, em 1951, o então governador Lucas Nogueira Garcez institui uma comissão mista - composta por representantes dos poderes públicos e da iniciativa privada - para que o Parque do Ibirapuera se tornasse o marco das comemorações do IV Centenário da cidade.


Coube ao arquiteto Oscar Niemeyer a responsabilidade pelo projeto arquitetônico e a Roberto Burle Marx, o projeto paisagístico (embora este nunca tenha sido executado), sendo, no entanto, construído o projeto do engenheiro agrônomo Otávio Augusto Teixeira Mendes.


Três anos depois, no entanto, o aniversário da cidade, em 25 de janeiro de 1954, não pode contar com a inauguração do Parque, que só ficaria concluído sete meses depois. A inauguração em agosto, contou com 640 estandes montados por treze estados e dezenove países, merecendo a construção, pelo Japão, de uma réplica do Palácio Katsura, ainda hoje atração do Parque e conhecida como Pavilhão Japonês.
Desde 1999, a Sabesp - empresa de saneamento paulista, instalou uma estação de flotação, garantindo a qualidade das águas dos lagos que compõem o parque.

Panorama de um dos lagos do Parque Ibirapuera com o Obelisco e a cidade ao fundo. Em 2013 foi eleito o melhor parque da América do Sul 

Vista aérea do parque, em 2011.

Parque do Ibirapuera localiza-se no bairro IbirapueraSão Paulo.
O parque é um quadrilátero formado pelas seguintes avenidas:
Av. Quarto Centenário
Av. República do Líbano
Av. Pedro Álvares Cabral
Além do Pavilhão Japonês, outras construções da época da inauguração fazem parte hoje do conjunto arquitetônico do Parque:

Palácio das Indústrias, hoje Pavilhão Ciccillo Matarazzo ou, popularmente chamado Pavilhão da Bienal, atual sede da Bienal de São Paulo e do Museu de Arte Contemporânea (MAC);


Palácio das Nações, conhecido como Pavilhão Manuel da Nóbrega, que foi sede da Prefeitura até 1992 e hoje abriga o Museu Afro Brasil;
(Parque do Ibirapuera)|Palácio das Exposições] também chamado de Pavilhão Lucas Nogueira Garcez ou de Oca - antiga sede do Museu da Aeronáutica e do Museu do Folclore;


Palácio dos Estados - atual Pavilhão Eng. Armando de Arruda Pereira, antiga sede da PRODAM (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo);


Palácio da Agricultura - até 2009 era a sede do DETRAN (Departamento de Trânsito do estado). Foi construído inicialmente para abrigar a Secretaria da Agricultura. Hoje encontra-se em reformas para abrigar futuramente o acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo;
Grande Marquise - local onde está situado o Museu de Arte Moderna (MAM);
Ginásio de Esportes, o Velódromo (o primeiro existente no país) e o conjunto de lagos.



Obelisco do Ibirapuera, símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, o monumento de 72 metros de altura é também mausoléu dos estudantes MMDC.


Monumento às Bandeiras, monumento em homenagem aos bandeirantes esculpido por Victor Brecheret.


De construção mais recente podem ser citados o Viveiro Manequinho Lopes, o Planetário e a Escola Municipal de Astrofísica. A última construção concluída no parque foi o Auditório Ibirapuera (inaugurado em 2005), edificação que constava nos planos iniciais do arquiteto, mas que não havia sido executada.


Antes do auditório, concluiu-se o Monumento a Pedro Álvares Cabral, projetado por Agostinho Vidal da Rocha e esculpido por Luís Morrone, por ocasião dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. A peça possui 5 metros em bronze, e seu pedestal em mármore mede 2 m x 1,80 m x 1,84 m. Foi inaugurado em 10 de junho de 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário