quarta-feira, 26 de novembro de 2014

TORONTO – CANADÁ

Uma das mais belas e progressistas cidades do continente americano


Toronto é a maior cidade do Canadá e a quarta maior cidade da América do Norte, sendo a capital da província de Ontário. Situa-se na margem norte do Lago Ontário. A cidade de Toronto propriamente dita possui, aproximadamente, 2,8 milhões de habitantes, com 6,1 milhões de habitantes na sua região metropolitana. Aproximadamente um terço da população canadense vive dentro de um raio de 160 quilômetros da cidade. Toronto é considerada uma das cidades mais multiculturais do mundo, sendo uma metrópole que atrai dezenas de milhares de imigrantes anualmente. Seus habitantes são chamados de torontonianos (Torontonians, em inglês).




Toronto é a capital financeira do Canadá, e é considerada uma cidade global alfa, exercendo significativa influência em nível regional, nacional e internacional. e é considerada um dos principais centros financeiros do mundo. Toronto é o centro financeiro do Canadá, bem como um dos principais centros culturais e científicos. Toronto é o maior polo industrial, financeiro e de telecomunicações do Canadá. A cidade possui uma das economias mais diversificadas da América do Norte, com a maior concentração de sedes de empresas, instituições culturais e a maior comunidade artística do país.


Em janeiro de 2005, Toronto foi escolhida pelo governo canadense como uma das capitais culturais do Canadá. É uma das cidades mais seguras do continente americano - sua taxa de criminalidade é menor do que qualquer grande cidade estadunidense, e uma das menores do Canadá.
Originalmente, o termo "Toronto" referia-se a um canal de água conectando o lago Simcoe com o lago Couchiching. O nome deste canal foi estilizado de tkaronto pelos mohawk, termo que significa "onde há árvores na água", à época, os Mohawk chamavam este lago de "Lago Toronto". A referência mais antiga mencionada sobre o termo tkaronto em 1615 por Samuel de Champlain.
Este litoral era conectado ao litoral do Lago Ontário por uma estrada que levava até ao Rio Humber e sua foz no Lago Ontário. À medida que a estrada tornou-se cada vez mais usada, o termo "Toronto" passou a ser cada vez mais usado, e eventualmente, passou a ser também usado em um posto comercial francês próximo à foz do Rio Humber. Parte desta confusão pode ser atribuída à sucessão de povos indígenas que viveram na área ao longo do século XVIII, que eram tribos algonquinas ou iroqueses - com a notável exceção dos Mississaugas, parte dos Chippwa (os Mississaugas são a origem do nome da segunda maior cidade da Região Metropolitana de Toronto, Mississauga, atualmente localizado imediatamente a oeste de Toronto).


Até o início da colonização britânica, não existiam assentamentos permanentes na região, embora tantos os nativos indígenas e os franceses tentaram instalar assentamentos permanentes, incluindo a construção de um pequeno forte próxima à foz do Rio Humber, atualmente enterrada sob o solo, onde localiza-se agora a Canadian National Exhibition. Os britânicos construíram um forte e um assentamento que foi chamado de "York", em referência ao duque de Príncipe Frederico, Duque de Iorque. O nome York foi dado ao invés do comumente utilizado "toronto" devido à preferência de Simcoe por nomes ingleses sobre nomes de origem aborígene. Os habitantes do assentamento pressionaram para que o nome original fosse dado ao assentamento, que ocorreu quando o assentamento foi elevado à categoria de cidade em 1834.
Outras definições dizem que a origem do nome da cidade vem da palavra hurão toronton, que significa "terra de abundância", "terra de várias pessoas", ou "lugar de encontro"
O sistema público escolar de Toronto é administrado pela Toronto District School Board (TDSB). O TDSB administra um total de 427 escolas, e é responsável pela educação de mais de 300 mil estudantes por ano, o que faz da TDSB o maior distrito escolar do Canadá e o quarto maior da América do Norte. O sistema católico de ensino administra outras 80 escolas que são responsáveis pela educação de mais de 70 mil alunos por ano.

A biblioteca central de Toronto.

A municipalidade de Toronto administra o maior sistema de bibliotecas públicas do país, e o segundo mais movimentado do mundo, em número de visitas, atrás apenas de Hong Kong. São 99 bibliotecas espalhadas pela cidade, com mais de nove milhões de itens diferentes. A grande coleção de livros, revistas, vídeos, CDs, DVDs e enciclopédias está disponível em diversos idiomas diferentes, sendo o inglês o idioma mais comum dos itens das bibliotecas da cidade. Outros itens podem ser encontrados em um total de 60 idiomas diferentes, sendo as mais comuns o mandarim, cantonês,italiano, espanhol, francês, português, vietnamita, hindi, latim e grego.

O campus central da Universidade de Toronto.

Toronto possui três universidades. O campus central da Universidade de Toronto (U of T) está localizada no centro da cidade, ocupando uma grande área no centro da cidade, e é a maior universidade do Canadá, empregando nove mil pessoas, e responsável pela educação de mais de 53 mil estudantes. A U of T também possui dois campi menores, uma em Scarborough e outra em Mississauga. As três juntas atendem cerca de 71,5 mil estudantes por ano. Outras duas universidades localizam-se em Toronto; a Universidade York, localizada em North York, e a Universidade Ryerson, localizada no centro da cidade. A primeira atende a 45 mil estudantes anualmente, e a segunda, 20 mil estudantes.
Toronto possui também outras cinco faculdades. A Faculdade de Arte e Desenho de Ontário é uma das faculdades de arte mais reconhecidas da América do Norte. As outras quatro faculdades - Seneca, Humber, Centenial e George Brown - possuem um total de 29 campi espalhados ao longo da cidade.
A arquitetura dos prédios e edifícios de Toronto é primariamente contemporânea, embora alguns pontos de interesse mais antigos tenham uma arquitetura baseada no estilo gótico ou no estilo Art Déco. O céu de Toronto é dominado por grandes arranha-céus. Toronto é a cidade com os maiores arranha-céus em desenvolvimento e construção de todo o hemisfério ocidental.

A Torre CN vista do Rogers Centre.

A Torre CN, o principal cartão-postal da cidade, e a segunda estrutura mais alta do mundo, não sustentada por cabos e em terra firme, com seus 553 metros de altura. Localizada no centro da cidade, perto do litoral, atrai milhões de turistas por ano. Foi inaugurada em 1976.


O Toronto City Hall, o prédio da prefeitura, é uma distinta atração arquitetônica, com seu estilo modernista, de aproximadamente 100 metros de altura. Próxima à prefeitura está o prédio do Conselho Municipal, que tem o formato de uma ostra. Os dois prédios que compõem a prefeitura e o prédio do Conselho Municipal estão localizadas em uma praça de cinco hectares de tamanho, a Nathan Phillips Square, localizada próxima ao Old City Hall, o antigo prédio da prefeitura.
Toronto possui inúmeros arranha-céus. São no total 1 623 edifícios com mais de 12 andares. Toronto, pela Emporis, é a décima cidade com o céu mais dominado por arranha-céus do mundo. Vários dos arranha-céus da cidade estão entre os mais altos do mundo. Atualmente, o mais alto deles, o First Canadian Place, possui 296 metros de altura. Deverá ser superada em breve pelo Trump International Hotel & Tower, que deverá ser inaugurada em torno de 2008, com uma altura estimada em 325 metros.
O novo prédio da prefeitura substituiu a antiga prefeitura de Toronto, um edifício construído nos moldes da arquitetura Romanesque Revival, que data de 1896, e possui 104 metros de altura.
A Casa Loma é uma grande mansão - que devido ao seu tamanho dá a impressão de ser um castelo - inaugurada em 1918, com área total de 17 mil metros quadrados.
A Union Station, a principal estação ferroviária da cidade. Foi construída entre 1913 e 1927, e oficialmente inaugurada em 6 de agosto de 1926.


O Art Gallery of Toronto abriga várias pinturas e esculturas feitas por artistas de renome internacional, tais como Henry Moore.
O Ontario Science Center é um museu que lida com ciências e tecnologia. Está voltado especialmente para crianças.
A região metropolitana de Toronto é o terceiro maior centro do teatro anglófono do mundo, perdendo apenas para Nova Iorque e Londres, com mais de 90 teatros espalhados pela metrópole. Vários teatros de renome estão localizados em Toronto, e várias companhias teatrais do Canadá estão sediadas na cidade.
A National Ballet of Canada, o grupo de balé mais renomeado do Canadá, está sediada em Toronto. A maioria das apresentações do grupo são realizadas no Hummingbird Centre.
A Canadian Opera Company, a principal ópera do país, está também sediada no Hummingbird Centre.
Toronto é um centro da indústria cinematográfica da América do Norte, e a produção de filmes domésticos e internacionais é uma das principais fontes de


renda da cidade. Toronto serve como cenário em diversos filmes, comumente representando grandes cidades americanas como Nova Iorque e Chicago. Muitos filmes americanos são lançados primeiramente em Toronto antes de ser lançada em maior escala. [carece de fontes] A importância da indústria cinematográfica na cidade é evidente com o Toronto International Film Festival (Festival Internacional do Filme de Toronto), o maior festival cinematográfico do mundo, e rivalizando Cannes em importância.
No total, a cidade possui mais de 50 companhias de balé e dança, seis companhias de ópera, e duas orquestras sinfônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário