Pierre-Auguste Renoir (Limoges, 25 de fevereiro de 1841 — Cagnes-sur-Mer, 3 de dezembro de 1919) foi
um pintor francês impressionista.
Desde o princípio sua obra foi influenciada pelo sensualismo e pela
elegância do rococó, embora
não faltasse um pouco da delicadeza de seu ofício anterior como decorador de
porcelana. Seu principal objetivo, como ele próprio afirmava, era conseguir
realizar uma obra agradável aos olhos. Apesar de sua técnica ser
essencialmente impressionista, Renoir nunca deixou de dar importância à forma -
de fato, teve um período de rebeldia diante das obras de seus amigos, no qual
se voltou para uma pintura mais figurativa, evidente na longa série Banhistas.
Mais tarde retomaria a plenitude da cor e recuperaria sua pincelada enérgica e
ligeira, com motivos que lembram o mestre Ingres, por sua
beleza e sensualidade.
A sua obra de maior impacto é Le Moulin de la Galette, em
que conseguiu elaborar uma atmosfera de vivacidade e alegria à sombra
refrescante de algumas árvores, aqui e ali intensamente azuis. Percebendo que
traço firme e riqueza de colorido eram coisas incompatíveis, Renoir
concentrou-se em combinar o que tinha aprendido sobre cor, durante seu período
impressionista, com métodos tradicionais de aplicação de tinta. O resultado foi
uma série de obras-primas bem no estilo Ticiano, assim
como de Fragonard e Boucher, a quem
ele admirava. Os trabalhos que Renoir incluiu em uma mostra individual de 70,
organizada pelo marchand Paul Durand-Ruel, foram elogiados, e seu primeiro
reconhecimento oficial veio quando o governo francês comprou Ao Piano,
em 1892.
"Mulher com sombrinha".
Renoir nasceu em Limoges em 25
de fevereiro de 1841. Seu pai, Léonard, era alfaiate e sua
mãe, Marguerite, costureira. Eram uma
família de classe média e em 1844, mudaram-se para Paris para
tentar uma vida melhor. Renoir estudou até os 13 anos, depois começou a
trabalhar em uma fábrica de porcelana dos Irmãos Lévy onde pintava buquês e
flores em artigos de porcelana. Ficou na fábrica até os 17 anos e depois foi
trabalhar para M. Gilbert pintando temas religiosos vendidos a missionários e
pintou em leques e tecidos que eram mais bem remunerados na época e que lhe
permitiu juntar algumas economias.
Em 1862, após juntar dinheiro com seu trabalho, Renoir realiza seu
sonho: aos 21 anos muda-se para Paris e entra para a École des Beaux-Arts de Paris ("Escola de belas
artes"). Entrou também para o ateliê de Charles Gleyre.
Assistindo às aulas no ateliê, além de aperfeiçoar a sua técnica, conquistou a
amizade de Alfred Sisley, Monet e Bazille, com quem compartilhou dias de muita conversa e
teorização em Paris e de
árduo trabalho em Argenteuil, pintando ao ar livre.
Em 1863 Renoir abandonou a École des Beaux-Arts e passou a pintar ao ar
livre em Fontainebleau. A sua
primeira obra A Esmeralda entrou para o Salão em 1864, com ela
Renoir conseguiu um certo sucesso. Porém após a exposição, Renoir destruiu-a.
Em 1865 Renoir e seus amigos tornaram-se próximos de Monet.
Com a guerra franco-prussiana, seus amigos
pintores dispersaram-se e Renoir passou a se hospedar constantemente na casa do
amigo Jules Le Couer. Foi na casa de Le Couer que Renoir conheceu Lise Trèhot
que passou a ser sua modelo preferida durante um certo tempo. Entre as obras de
destaque que Lise posou estão: "Mulher com a sombrinha" (de
1867), "A jovem Cigana" (de 1868) e seu último
quadro como modelo que foi "Mulher com periquito"(de
1871).
Lise com a sombrinha é
considerada sua primeira obra de destaque. Lise posou para a tela em Fontainebleau entre
as folhagens de uma floresta. Com um vestido todo branco onde poderia
apreciar-se os jogos de luz e sombra. A obra era inspirada em Coubert. Apesar do
relativo sucesso da obra na ocasião, Renoir atravessava dificuldades
financeiras. Em 1869 morava com Lise, de dezenove anos, na casa de seus pais.
Em 1870 Renoir alistou-se na cavalaria para lutar na guerra franco-prussiana, mas deu baixa um
ano depois por causa de uma doença. Neste mesmo ano, morreria na guerra seu
amigo Bazille.
Entre 1870 e 1883, Renoir entra em seu período impressionista. Pinta
várias paisagens mas suas obras são mais caracterizadas ao retratar a vida
social urbana. No salão de 1872, expôs a tela "Mulheres
parisienses vestidas como Argelinas" no Salão Oficial o que lhe
conferiu grande sucesso. No ano seguinte, Renoir alugaria um apartamento. Em Montmartre onde
pintou duas obras famosas: "O camarote" e "A
bailarina". Em 1873, junto aos seus amigos impressionistas, Renoir
expôs suas obras em um salão alternativo ao Salão Oficial de Paris que foi um
fracasso. Neste salão alternativo, Renoir vendeu seu quadro "O
camarote" por 425 francos.
Em 1875 Renoir vendeu "O passeio" por 1.200
francos. Com o dinheiro ele pode alugar um prédio maior em Montmartre onde ele
pintou várias obras. Em 1876 Renoir pintou várias obras famosas: "Nu
ao sol", "O balanço" e "Le moulin de la galette". A
obra "Le moulin de la galette" foi
exposto no terceiro salão alternativo dos impressionistas e trouxe-lhe grande
reputação.
Em 1881, Renoir passaria a buscar novas inspirações. Primeiro foi
à Argélia depois
à Itália. Na
Itália, Renoir conheceu os grandes centros: Milão, Roma, Veneza, Nápoles. O que
mais lhe impressionou na viagem foi ver de perto as obras de Rafael.
A viagem foi uma inspiração para buscar mais consistência em sua obra
tentou tornar-se um artista em grande estilo renascentista. As figuras de suas
obras tornaram-se mais imponentes e formais, e muitas vezes abordou temas
da mitologia clássica.
O contorno de seus personagens tornaram-se mais precisos, formas desenhadas com
mais rigor e cores mais frias.
Além de Rafael, Renoir foi influenciado pela obra de Ingres,
pintor neoclássico, que
admirava e defendia em debates com os amigos impressionistas.
Este novo período em sua arte, de 1883 a 1887, ficou conhecido como
período seco. Nesta nova fase não houve mais espaço para pintura ao ar livre.
"Mulher amamentando"
Renoir começaria a realizar estudos do qual surgiria uma de suas grandes
obras: "As grandes banhistas" que só ficou pronta em
1887.
"Ao piano"
Chamada pelo pintor de período iridescente, a partir de 1889 Renoir
mudaria novamente de estilo. Era uma fase de recuperação da liberdade da
juventude. Em 1890 pintou "Duas meninas colhendo flores" e "No
prado". Passou também a pintar muitos nus e retratos (ainda uma das
maiores fontes económicas do pintor).
Em 1894 Renoir teve mais um filho, Jean Renoir, que se
tornaria um grande cineasta francês cuja maiores obras seriam A grande
Ilusão e A Regra do jogo. Em 1901 Renoir e Aline tiveram
mais um filho, Claude, apelidado de Coco.
Em 1903 Renoir, ao piorar da artrite, mudou-se para Cagnes. Passou a
retratar Gabrielle, jovem contratada para servir seus pequenos filhos.
Sentindo cada vez mais dificuldades para segurar os pincéis e acabou
tendo que amarrá-los às mãos. Começou também a esculpir, na esperança de poder
expressar seu espírito criativo através da modelagem, mas até para isso ele
precisou de ajuda, que veio na forma de dois jovens artistas, Richard Gieino e Louis Morel, que
trabalhavam segundo suas instruções.
Apesar das graves limitações físicas, Renoir continuou trabalhando até o
último dia de sua vida. Em 1908 pintou sua versão para "O
julgamento de Paris".
Aline morreu em 1915 e Renoir em 1919, aos 78 anos. Foi sepultado
no Essoyes Cimetière, Essoyes, Champanha-Ardenas na França.
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