segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

AQUEDUTO

Engenharia/história

Foi na Roma antiga que os aquedutos ganharam desenvolvimento e expansão


Aqueduto é um canal ou galeria, subterrâneo ou à superfície, e construído com a finalidade de conduzir a água.
Os aquedutos são normalmente edificados sobre arcadas ou sob plataformas de vias de comunicação.
Nos aquedutos mais antigos o escoamento era geralmente com superfície livre, apresentando sempre uma inclinação mínima para que a água pudesse correr, e eram edificados em alvenaria. O atravessamento de vales importantes era feito sobre estruturas em arcaria.
Nos aquedutos modernos o escoamento é sob pressão, contando com tubos metálicos ou em betão e bombas motorizadas para elevar a coluna de água. Os aquedutos modernos são geralmente subterrâneos.



Aqueduto sírio

Na antiguidade, quase todas as civilizações construíram aquedutos, como por exemplo a China, a Caldeia, a Assíria, a Fenícia, a Grécia e Roma.
Foi com a civilização romana que os aquedutos tiveram um desenvolvimento extraordinário. A cidade de Roma, no século I era abastecida por catorze aquedutos, o maior deles com 91 Km de extensão.

Aqueduto romano resiste ao tempo

No ambiente jurídico, o aqueduto é o melhor exemplo de uma servidão (modalidade de Direito Real).
Os Aquedutos Romanos  refletiam a filosofia romana de objetividade e praticidade. Roma nos deixou volumosas estruturas que tinham a função de conduzir a água pelas cidades. As fontes atestam que os romanos conheciam o sistema de transporte de água por canalização subterrânea e o de aquedutos em arcos suspensos que fora aprendido com os etruscos. A escolha por este modelo se deu pelo preço inferior das obras, já que os materiais necessários eram mais abundantes e baratos.


Enquanto os ricos recebiam água em suas residências, a população mais pobre só podia retirar água das fontes públicas mediante o pagamento de uma taxa. Os aquedutos que faziam esse abastecimento de água tinham entre 8 e 85 Km de extensão e eram elevados a mais de 60 metros. Entre os aquedutos romanos, pode-se citar os seguintes: Aqua Appia, Anio Vetus, Aqua Marcia, Aqua Tepula, Aqua Iulia, Aqua Virgo, Aqua Alsietina, Anio Novus, Aqua Claudia, Aqua Traiana e Aqua Alexandrina. O primeiro a ser construído entre todos eles foi o de Aqua Appia, feito no ano 312 a.C. por Appius Claudius Caecus. Já o maior de todos foi o aqueduto de Aqua Marcia que possuía 91 Km de extensão.

Fontes: Wikipédia e InfoEscola

Nenhum comentário:

Postar um comentário