segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

O ARTESANATO TÍPICO DO CEARÁ

Arte

Beberibe – Praia de Morro Branco. Uma artística riqueza

 Falésias da Praia de Morro Branco

O artesanato do Ceará, em particular do Município de Beberibe se apresenta como um atrativo a parte a seus visitantes. A Cidade produz uma gama diversificada de utensílios, vestuários e suvenires de imensa beleza e originalidade. As principais matérias primas utilizadas são: areias coloridas, algodão, búzios, pedrinhas, couro, barro, madeira e palha. Dentre os tipos de artesanato produzidos em Beberibe destacam-se: o LABIRINTO, a RENDA DE BILRO e a SERICOGRAFIA.


 SERICOGRAFIA (artesanato com areia colorida)
De modo especial, sobressai o artesanato feito com areias coloridas, originadas das falésias multicoloridas misturadas com tinta e areia da praia (as cores vem dos minerais encontrados na areia como o ferro e o enxofre) Com muita habilidade e imaginação artística, os artesãos criam várias paisagens de praia e da cultura nordestina, originando peças decorativas e em vários formatos. O trabalho artesanal muitas vezes é acompanhado pelos olhos atentos e incrédulos dos turistas e transformado em souvenir através de garrafas de vidro de vários tamanhos e outros recipientes para comercialização. A arte das garrafinhas de areia colorida é chamada de “sericografia”.



LABIRINTO
O artesanato de labirinto foi difundido pelos colonizadores portugueses e deixado como marca registrada no Ceará. Em Beberibe, as mulheres do litoral produzem toalhas de banquete e bandejas, caminhos de mesa, calças, chapéus, blusas, vestidos e outros. A arte da “barafunda”, uma derivação do Labirinto, é produzida por artesãs em Morro Branco e na Praia das Fontes.



RENDA DE BILRO
A renda de bilros é uma das principais heranças da colonização portuguesa na Região. Realizada sobre uma almofada dura, o rebolo (cilindro de pano grosso cheio com palha ou algodão) e coberto exteriormente por um saco de tecido mais fino, que serve como base para a peça. Os fios são manejados pelas rendeiras por meio de pequenas peças de madeira torneada (ou de outros materiais, como o osso), os bilros.
As artesãs locais diferenciam-se das demais neste tipo de artesanato por utilizarem espinhos de mandacaru como ferramenta no desenvolvimento de suas peças. A produção varia de utensílios de cozinha a peças de vestuário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário