Sua importância ou
necessidade
Portfólio,
portfolio ou portefólio, porta-fólio (em
Portugal) é uma lista de trabalhos de um
profissional, empresa ou estudante, no caso
de ambientes educacionais.
O portfólio é uma
coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o
alcance dos objetivos do negócio. Toda organização tem um portfólio, mesmo que
não reconheça especificamente. Consiste nos trabalhos que estão em andamento na
empresa, estejam estes trabalhos relacionados de alguma forma entre si ou não.
Algumas organizações têm portfólios separados por departamentos, divisões ou
unidades de negócio. Em última instância, deve haver um portfólio abrangente
para a organização como um todo.
Sobre os projetos de um portfólio, espera-se algum tipo de retorno. Classes
de portfólio como um conjunto de aplicações no mercado de ações (portfólio de
investimentos), projetos exploratórios de empresas de petróleo (portfólio
exploratório), imóveis (portfólio de bens) ou um portfólio de quadros e fotografias, são montados esperando-se um
tipo de rendimento. Das três primeiras classes acima, o retorno é
facilmente identificado como um retorno econômico. Já a última classe, além de
venda de uma pintura ou fotografia, pode-se considerar um retorno intangível,
aquele medido de forma indireta, tais como no campo social, de divulgação de
uma imagem ou estilo pessoal.
O portfólio pode
também ser considerado um material acumulado pelo desenvolvimento de um
conjunto de ações de sucesso voltado ao melhor resultado de uma pesquisa ou de
um trabalho. São situações interpessoais, que individualmente agregam valores
ao processo através de experiência desenvolvida dentro de um determinado
período de tempo, por uma análise contínua durante a evolução de um projeto,
identificando possíveis potenciais problemas que possam ocorrer no decorrer do
processo.
Um artista, arquiteto, publicitário, designer ou modelo
de moda pode apresentar um portfólio de seu trabalho realizado até aquele
momento, visando conquistar novos trabalhos. Neste caso,
consiste de um conjunto de fotografias, recortes de jornais e revistas, peças
produzidas ou outros registros de sua vida.
Um portfólio de
aplicações financeiras é uma coleção de investimentos mantida por uma
instituição ou indivíduo. Manter um portfólio de aplicações faz parte de uma
estratégia de diversificação, com o intuito de diminuir riscos.
O uso de portfólios na educação constitui uma estratégia que tem
procurado corresponder às necessidades de aprofundar o conhecimento sobre a
relação ensino-aprendizagem, de modo a assegurar-lhe, a cada vez, melhor
compreensão e mais elevados índices de qualidade.
Tem-se desenvolvido
esforços no sentido de uma melhor compreensão das implicações positivas que
possam decorrer da sua utilização como estratégia de formação, de investigação,
de avaliação e ainda como estratégia de investigação ao serviço da qualidade da
formação.
Ao realizar-se, vai
existir uma estimulação quer ao nível reflexivo, quer ao nível da
conscientização das pessoas que os realizam.
O portfólio
apresenta múltiplos aspectos e dimensões da aprendizagem, enquanto construção
de conhecimentos e, desta, enquanto condição de desenvolvimento pessoal e
profissional dos participantes. Assim, com o aprofundamento e a apreciação das
perspectivas educacionais, esta estratégia não apenas vai contribuir para uma
estruturação interpessoal do conhecimento, como também vai facilitar, se
desenvolvida ao longo de um período de tempo, a compreensão dos processos de
ensino-aprendizagem. Através do uso do portfólio, podem-se tornar
reconhecíveis, quer a natureza, quer a importância das relações interpessoais
desenvolvidas nos processos de ensino-aprendizagem.
Como principal
evidência do uso do portfólio pode referir-se:
Promover o desenvolvimento reflexivo dos
participantes;
Estimular o processo de enriquecimento conceptual, através
do recurso às múltiplas fontes de conhecimento em presença;
Fundamentar os processos de reflexão para, na, e
sobre a ação, quer na dimensão pessoal, quer profissional;
Garantir mecanismos de aprofundamento conceptual
continuado, através do relacionamento em opinião entre membros das comunidades
de aprendizagem;
Estimular a originalidade e criatividade
individuais no que se refere aos processos de intervenção educativa, aos
processos de reflexão sobre ela e à sua explicação, através de vários tipos de
narrativa;
Contribuir para a construção personalizada do
conhecimento para, em e sobre a ação, reconhecer-lhe a natureza dinâmica,
flexível, estratégica e contextual;
Facilitar os processos de auto e hetero-avaliação,
através da compreensão atempada dos processos.
Segundo Villas Boas
"o portfólio é um procedimento de avaliação que permite aos alunos
participar da formulação dos objetivos de sua aprendizagem e avaliar seu
progresso. Eles são, portanto, participantes ativos da avaliação, selecionando
as melhores amostras de seu trabalho para inclui-las no portfólio"
(Currículo e avaliação - Indagações sobre Currículo)
“Portfolios são documentos personalizados do
percurso de aprendizagem, são ricos e contextualizados. Contêm documentação
organizada com propósito específico que claramente demonstra conhecimentos,
capacidades, disposições e desempenhos específicos alcançados durante um
período de tempo. Os Portfolios representam ligações estabelecidas entre ações
e crenças, pensamento e ação, provas e critérios. São um meio de reflexão que
possibilita a construção de sentido, torna o processo de aprendizagem
transparente e a aprendizagem visível, cristaliza perspectivas e antecipa
direções futuras.” (Jones & Shelton, 2006: 18-19).
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