terça-feira, 17 de março de 2015

A PONTE DE ORESUND (Öresund em sueco ou Øresund em dinamarquês)

ARTE: MILAGRE DA ENGENHARIA
  

 A ponte túnel

 A ponte inovadora que une esses dois países é a maior do tipo rodoferroviária na Europa, ou seja, pode ser percorrida tanto por trem quanto por automóveis. Mas o que a faz destaque é o fato de imergir no mar se transformando em um túnel. A ponte-túnel foi construída em 5 anos e inaugurada em 2000, o seu custo é estimado em U$ 3 bilhões.


Öresund (em sueco) ou Øresund (em dinamarquês) é um estreito entre a Dinamarca e a Suécia, mais precisamente entre a ilha dinamarquesa da Zelândia e a província sueca da Escânia. É um dos três estreitos dinamarqueses.



O estreito liga o mar Báltico (ao sul) ao estreito de Kattegat (ao norte), em direção ao mar do Norte, estendendo-se por cerca de 118 km num eixo sul-sudeste/nor-noroeste, e tem uma largura de 3 km a 48 km. Ele separa ao sul as cidades portuárias de Copenhague (Dinamarca) e Malmö(Suécia), e ao norte as cidades de Elseneur (Dinamarca) e de Helsingborg (Suécia).


 Os relevos submarinos e a pouca profundidade de Öresund contribuem a limitar as trocas de água entre o mar do Norte e o mar Báltico.


O estreito de Öresund foi palco de numerosos naufrágios. Os principais fatores são sua baixa profundidade, às vezes inferior a 10 metros, e a existência de muitos navios em trânsito.


Pelo 
Tratado de Öresund de 1857, este estreito dinamarquês é considerado água internacional.

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