Entretenimento
Em 2015, o tema do concurso, que segue até o dia 10 de maio, são as
frutas
O evento está
fazendo 16 anos e ocorre simultaneamente em 20 cidades de 11 estados e o
Distrito Federal
O Comida “di” Buteco, maior
concurso de cozinha de raiz do Brasil, começou no dia (10/4) em Salvador e em
outras 19 cidades brasileiras.
Na capital baiana o concurso chega à sua 8ª edição e conta
com a participação de 30 bares espalhados da Cidade Baixa à Stela Maris.
Em 2015, o tema do concurso, que
segue até o dia 10 de maio, são as frutas.
Os petiscos criados para a competição devem ter
alguma fruta como ingrediente obrigatório em sua receita, mesmo que
não seja a protagonista, ela pode ser apresentada em forma de
acompanhamentos ou até para decoração dos pratos, desde que seja comestível.
O evento
está fazendo 16 anos e ocorre simultaneamente em 20 cidades de 11 estados e o
Distrito Federal, soma 500 botecos de Norte a Sul do país.
O título de Melhor Boteco de cada cidade é dado ao
estabelecimento que obtiver as melhores notas em itens como o tira-gosto
(sabor, apresentação e criatividade), higiene do local, atendimento e
temperatura da bebida.
A votação é
feita por todo o público e uma comissão de jurados composta por especialistas e
formadores de opinião.
Confira a lista dos botecos participantes e os seus petiscos:
1.Aconchego da Zuzu
O boteco Aconchego da Zuzu é um dos estabelecimentos que participam desde o início do concurso em Salvador. Para esta edição, o bar preparou o Sabor do Aconchego. O prato é uma moqueca de carne de sertão com camarão seco, que é servida acompanhada por pirão de banana da terra.
2. Armazém 25
Para a sua estreia no Comida “di” Buteco, o Armazém 25 preparou o Fumeiro Imperador. O petisco é feito com filé de fumeiro frito no azeite extra virgem com queijo coalho. A fruta é o abacaxi, que aparece no formato de coulis.
3. A Venda
Salada tropical é o prato que o bar A Venda aposta na sua oitava participação do concurso. O petisco tem como base o bacalhau e mistura ingredientes como manga, uva passa, batata e cenoura.
4. Bagacinho Futebol Clube
Fazendo uma homenagem a uma ilha da Bahia de Camamu, o boteco Bagacinho Futebol Clube participa do concurso com o prato Manjar do Âmbar. A criação é uma vinagrete de aratu (marisco) com caju, camarão empanado na decoração e um toque crocante da farofa de castanha.
5. Bar da Chica
O bar aposta no Energético da Senzala para ganhar o Comida “D” Buteco 2015. O caldo afrodisíaco é feito com fava, urucum, espinhaço suíno, tendão bovino, bacon e charque, acompanhado de molho de pimenta ribassaia e biribiri.
6. Bar das Meninas
Costela de Adão no paraíso de Eva é a aposta do Bar das Meninas para a edição desse ano. O prato é composto por um pedaço de costela de porco amaciada no suco de laranja ao molho barbecue, acompanhada de torradas e rodelas de laranja.
7. Bar do Jonas
Um dos botecos mais antigos da disputa em Salvador, o Bar do Jonas criou o Bananacar. O petisco é um bolinho de banana da terra com recheio de carne do sol, decorado com pimentas.
8. Bar do Luiz
O Bar dos Amigos, como também é conhecido o Bar do Luiz, participa pela quinta vez do concurso. Neste ano, o bar concorre com o prato Filezinho Tropical. O petisco é feito com tirinhas de filé especial na chapa com fatias de maçã caramelada. A delícia é servida com farofa d’água e vinagrete.
9. Bar do Ulisses
O Bar do Ulisses preparou um frango assado com molho de frutas para a competição. O Saia Rodada são pedaços de frangos em cubos servidos com molhos de abacaxi e laranja, e frutas tropicais na decoração.
10. Bar Koisa Nossa (Os internacionais)
O campeão da segunda edição do Comida “di” Buteco em Salvador, o Bar Koisa Nossa, criou o Sapequi Koisa Nossa para a disputa de 2015. Trata-se de um sarapatel de moela com pequi decorado com pimenta de cheiro.
11. Boteco Di Janela
O Mix Di Janela Afrescalhado é a receita que o bar preparou para participar da 8ª edição do Comida “di” Buteco. Feito com um mix de frutos do mar e carne de fumeiro, o prato é servido com manga, pera e abacaxi grelhados no azeite de ervas e banhados em uma calda de canela. O prato acompanha uma geleia de pimenta e calda de limão siciliano.
12. Boteco do King
Para a sua primeira participação no maior concurso de cozinha de raiz do país, o Boteco do King criou o prato Koisas do King que são iscas de alcatra servidas com aipim, banana e abacaxi. O petisco é acompanhado por uma farofa de bacon com casca de banana.
13. Boteco do Piri
Vice-campeão do Comida di Buteco 2014 com o prato Tô te Vendo, um escondidinho de frutos do mar, o Boteco do Piri aposta no Sertão Virou Mar para subir mais um degrau do pódio. O tira-gosto é um arrumadinho com baby de filé de cordeiro, carne do sol, carne de sertão e feijão de corda, acompanhado de um tartary mix de camarão, polvo e siri catado, refogado no mamão verde e servido no pão de sal.
14. Caranguejo do Pascoal
O atual campeão vem com tudo nessa edição para defender seu título com o prato Ôxe Mainha. Inspirado em uma gíria nordestina. O aperitivo é um fricassê de creme de aipim ao leite de coco, filé de camarão defumado e coco mole, decorado com batata palha e queijo mussarela, servido com cremes especiais da Dona Lourdes.
15. Crisana
O prato Codorna ao Porto Fino é a delícia do bar estreante Crisana para a disputa de 2015. O petisco é composto por duas codornas assadas servidas com molho Porto Fino feito de calda de limão. As torradas acompanham o tira-gosto.
16. Dali Happy Hour
Participando pela terceira vez da competição, o boteco preparou o Gorobodó. Trata-se de um godo de banana verde com carne de sertão, sal presa e calabresa, acompanhada de pães e cachaça regional.
Com o título de
Melhor Boteco no ano de 2013, o boteco Dona Eva
criou o petisco Pura Vida para a 8ª disputa na capital baiana. O
aperitivo é feito com pedaços de filé de peixe e de frango crocantes servidos
com molhos de tamarindo e maçã.
18. Escondidinho Bar e Restaurante
O boteco concorre com o quitute Canteiro Recheado. O petisco é feito com carne do sol com molho de maracujá, acompanhado de aipim cozido com molho gorgonzola.
19. Espaço Cultural Belvedere da Lapinha
Ô Lá em Casa é o petisco que o Espaço Cultural Belvedere da Lapinha inventou para estrear no Comida “di” Buteco. O prato é um escondidinho de carne seca com uma camada de purê de banana, de aipim e de mussarela.
20. Espaço da Neya.com
O bar Espaço da Neya.com preparou o Morena Tropicana para disputar o título de Melhor Boteco de 2015 em Salvador. A receita preparada pelo estabelecimento é um filé de camarão ao molho de queijo gorgonzola, servido dentro da casca do abacaxi, misturado a pequenos pedaços da fruta. O petisco é acompanhado por uma porção de batata rosette.
21. Lulas Bar
O boteco Lulas Bar aposta no petisco Filé do Chef para ganhar esta edição. O prato são tiras de filé mignon aceboladas com banana da terra cozida, abacaxi grelhado e acompanhado de queijo coalho com melaço.
22. Mistura Perfeita
Em seu primeiro ano participando do concurso, o Mistura Perfeita criou o petisco É o Tchan da Bahia. A delícia é um camarão na chapa com queijo coalho e abacaxi grelhado.
23. Navona Bar do Tonho
Para disputar seu sétimo ano, o Navona Bar do Tonho vem com o prato Camarão Tropicália, que é uma salada de camarão com um mix de frutas como morango, manga e uva. O prato é servido com torradas e molho a base de limão.
24. Point do Camarão
O Point do Camarão, que também é conhecido como o Bar da Neinha, é famoso na região por oferecer comidas às base de frutos do mar a preços acessíveis. Estreando no Comida “di” Buteco, o bar preparou o Camarão Especial da Neinha. O petisco é uma releitura do seu tradicional camarão alho e óleo servido com abacaxi.
.
25. Point do Caranguejo
Sensação do Mar é o prato que o Point do Caranguejo escolheu para competição desse ano. A receita é uma salada de polvo, camarão, manga, pimenta rosa e um mix de temperos. O tira-gosto é servido acompanhado por um molho de manga com água de coco.
26. Restaurante Cabana do Camarão
A Cabana do Camarão é um restaurante de sucesso em Itacaranha, no Subúrbio de Salvador. Simples, elegante e com preço justo, o estabelecimento chegou para abrilhantar o Comida “di” Buteco 2015. Para a sua estreia, o bar preparou o Camarão Imperial. O prato é feito com camarões salteados e flambados no conhaque, abacaxi em caldas e queijo parmesão ralado com molho branco.
27. Sabor Regional
Desde a sua chegada ao Comida “di” Buteco, no ano de 2013, o Sabor Regional sempre fecha o concurso entre os cinco melhores colocados. Para vencer a competição, o boteco preparou o petisco Charutinho Apetrechado de Mignon. Os minibifes de filé mignon à milanesa são recheados com queijo coalho, bacon e pimentão. A delícia é acompanhada por molho demi glace com frutas e torradas.
28. Siri Cascudo
No seu quarto ano de competição, o boteco Siri Cascudo aposta no prato Bacalhau da Vovó. A iguaria é um pudim salgado a base de bacalhau, regado com molho de coco e acompanhado por tiras de maçã.
29. Tampinha Bar e Restaurante
Para a 8ª edição do concurso em Salvador, o Tampinha Bar e Restaurante criou
o Corococó Tropical do Chef. O prato é composto por tirar de
frango empanado servido com torradas. Frutas como morango, abacaxi e uva entram
para decorar o petisco.
30. Zanzibar
Participando pela segunda vez do Comida “di” Buteco, o Zanzibar acredita no Camarão no Caju à Zanzibar para ganhar a competição. A iguaria é um camarão alho e óleo acompanhado por purê de caju e molho de frutas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário