Colaboração de Alderico Sena
De tempos em tempos
– em particular nos momentos de crises – nos deparamos com queixas a respeito
da falta de líderes, tanto no mundo dos negócios quanto na esfera política. Na
verdade não existe falta de líderes.
O surgimento de
novas lideranças no Brasil foi dificultado pelo regime militar, quando se
procedeu a reforma do ensino nos anos 80. Uma das estratégias da reforma foi a
de impedir reuniões, encontros e concentrações de estudantes para discussão das
questões econômica, social, política e cultural e assim vedar o nascimento de
novas lideranças. A geração após os anos 80 foi prejudicada. Na realidade não
existe falta de líderes, o que existe é falta de espaço para pessoas capazes,
competentes, idealistas e honestas que não fazem o jogo do poder e do capital.
O que é ser líder?
Visão, paixão, pensamento estratégico, habilidade de comunicação,
automotivação, habilidade de unir pessoas, poder pessoal, disciplina, a busca
constante da excelência, capacidade de se relacionar são algumas
características e habilidades comuns necessárias para o desenvolvimento da boa
liderança. Líder é aquele que tem a capacidade de administrar pessoas e
equipes, de personalidades diferentes, e gerencia-las, mobilizando-as para
objetivos comuns.
Características de
um líder.
1- Um líder tem que
mostrar Curiosidade. Ele deve ouvir pessoas que estejam fora do círculo do
“Sim, senhor”. Se ele não testa suas crenças e opiniões, como ele sabe que está
certo? A falta de habilidade em ouvir é uma forma de arrogância. Isso pode
parecer que ou você acha que sabe tudo, ou que você simplesmente não se
importa.
2- Um líder deve
ser Criativo, fazer algo que ninguém imaginaria algo realmente diferente. O
famoso pensar fora da caixa. Líder é administrar mudanças – não importa se você
lidera uma empresa ou um país.
3- Um líder deve
Comunicar. Estou falando sobre encarar a realidade e falar a verdade.
4- Um líder deve
ser uma pessoa de Caráter. Isso significa saber a diferença entre certo e
errado e ter coragem de fazer a coisa certa. Abraham Lincoln disse uma vez, “Se
você quer testar o caráter de um homem, dê poder a ele”.
5- Um líder precisa
ter Coragem. Presunção não é coragem. Falar alto também não é coragem. Coragem
é o comprometimento de sentar numa mesa de negociação e falar.
6- Para ser um líder você precisa ter
Convicção – um fogo dentro de você. Você tem que ter paixão.
7- Um líder deve
ter Carisma. Carisma é a qualidade que faz com que pessoas queiram ser suas
seguidoras.
8- Um líder deve
ser Competente. Você tem que saber o que você está fazendo.
9- Você não
consegue ser um líder sem ter senso comum.
10 – O líder tem
que ser ético e leal com ele e com o próximo.
Os melhores líderes
conhecem a capacidade da equipe com que trabalha, por isso sabem exatamente
como desenvolver as características de cada funcionário. Eles usam seu próprio
conhecimento para desafiá-los a alcançar sempre mais. Destacam-se em deixar
todos confortáveis para crescer.
Líderes de sucesso
permitem que todos possam fazer cobranças entre si. Isso não quer dizer que
estejam admitindo uma espécie de controle, mas sim, assegurando pró-atividade
para a equipe. Agir de forma responsável com os compromissos diante dos outros
é um sinal de que o líder também se concentra nos resultados do grupo. Nem
todos praticam o que pregam e poucos têm consciência de suas ações. Contudo,
sabem que são constantemente observados, pois servem de espelho aos que querem
aprender. O líder é o mais visado da equipe, deve ser um exemplo de excelência.
Um grande líder
sabe reconhecer esforços sem se importar com resultados. Isso demonstra
confiança na equipe, já que tem consciência de que com trabalho duro e coletivo
podem chegar juntos aos objetivos traçados. Recompensar é essencial para
estimular os funcionários. Os empregados querem saber se estão tendo um bom
desempenho. Prestar atenção e apreciar ideias é um modo de mostrar a
importância dos membros da equipe, assim criando um relacionamento de confiança
mútua. Conhecer o talento da equipe é um ponto, mas saber como usá-lo é ser um
líder nato.
Os especialistas no
assunto conseguem utilizar a habilidade única de cada funcionário de acordo com
situações específicas. “Saber mais e mais” é o lema de um líder, ele está
constantemente em busca de conhecimento. Fazer perguntas e pedir conselhos aos
outros ajuda no esclarecimento e desenvolvimento das atividades. Os líderes
bem-sucedidos enfrentam os problemas de frente e sabem como descobrir o cerne
do assunto em questão. Dessa forma, aprendem a não evitar situações
desconfortáveis. O líder é um mestre que nunca para de ensinar porque está
sempre motivado a aprender! Deixar seus funcionários bem informados é uma
prática habitual de extremo valor. Líderes não devem se desgastar ou concentrar
em proteger seu domínio no trabalho. Ao invés disso, precisam expandi-lo, pois
seu sucesso depende do sucesso dos outros. Investir no relacionamento da equipe
tem a capacidade fazer sua empresa voar cada vez mais alto. Líderes amam ser
líderes – não por causa do poder, mas pelo impacto que podem criar sobre os
outros.
A escassez de
líderes no Brasil está comprovada neste momento de crise política, econômica e
moral que o País atravessa. Politicamente vejo as alternativas para o
nascimento de novos líderes no Brasil: Melhorar a qualidade da educação;
revitalização dos diretórios e grêmios nas unidades de ensino; revisão
Constitucional e Reforma Política com financiamento público de campanha para
que todo e qualquer cidadão tenha o direito de ser candidato em igualdade de
condições para defender os interesses coletivos e os Símbolos Nacionais. “No
coração do líder não há lugar para indiferença”. Norberto Odebrecht.
ALDERICO SENA– Bacharel em Teologia, Sociedade e Política, Especialista
em Gestão de Pessoas, Coordenador de Pessoal da Assembleia Estadual
Constituinte da Bahia – 1989 e Vice-Presidente do PDT da Cidade do Salvador.
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