Arte teatral
Fonte: Secretaria da Educação do
Estado do Paraná
"A finalidade de representar, tanto no
princípio quanto agora, era e é oferecer um espelho à natureza; mostrar à
virtude seus próprios traços, à infâmia sua própria imagem, e dar à própria
época sua forma e aparência". (HAMLET, Ato III, cena II)
A palavra teatro (théatron) deriva dos
verbos gregos "ver, enxergar" e significa lugar de onde se vê.
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Pré-história
O teatro sempre esteve presente na história da
humanidade e, por meio dele, o homem expressava sentimentos, contava histórias,
e louvava seus deuses.
Ninguém sabe ao certo como e quando surgiu o teatro. Provavelmente nasceu junto com a curiosidade do homem, desde o tempo das cavernas, de tanto observar os animais, acabou conseguindo imitar esses bichos, para se aproximar deles sem ser visto numa caçada, por exemplo. Depois, o homem desta época deve ter encenado essa caça para seus companheiros para contar a eles como foi, já que não existia ainda a linguagem como a gente conhece hoje. Isso era teatro, mas ainda não era espetáculo.
Teatro - introdução
Ninguém sabe ao certo como e quando surgiu o teatro. Provavelmente nasceu junto com a curiosidade do homem, desde o tempo das cavernas, de tanto observar os animais, acabou conseguindo imitar esses bichos, para se aproximar deles sem ser visto numa caçada, por exemplo. Depois, o homem desta época deve ter encenado essa caça para seus companheiros para contar a eles como foi, já que não existia ainda a linguagem como a gente conhece hoje. Isso era teatro, mas ainda não era espetáculo.
Teatro - introdução
Antiguidade
Quem vai assistir a peças, muitas vezes engraçadas,
hoje em dia, talvez nem imagine que o teatro, há muito tempo, era sagrado. As
pessoas acreditavam que por meio desses rituais era possível invocar deuses e
forças da natureza para fazer chover, tornar a terra mais fértil e as caças
mais fáceis, ou deixar os desastres naturais bem longe de sua comunidade. Estes
rituais envolviam cantos, danças e encenações de histórias dos deuses, que
assim deveriam ficar felizes com a homenagem e ser piedosos com os
homens.
Teatro Grego
O teatro grego surgiu das cerimônias e rituais
gregos como as Dionisíacas que eram celebrações de caráter religioso ao deus
Dionísio, o deus do vinho, do entusiasmo, da fertilidade e do teatro. Os deuses
gregos eram muito parecidos com os homens, pois tinham vontades e humores. Uma
coisa curiosa nas encenações é que só os homens podiam atuar, já que as
mulheres não eram consideradas cidadãs, por isso as peças eram encenadas com
grandes máscaras.
Foi na Grécia que surgiu a dramaturgia com Téspis que também representou pela primeira vez o deus Dionísio, criando o ofício de ator. Também na Grécia antiga surgiram dois gêneros do teatro a Tragédia e a Comédia.
Nas tragédias gregas os temas eram ligados às leis, à justiça e ao destino. Nesse gênero eram contadas histórias que quase sempre terminavam com a morte do herói. Os autores de tragédia grega mais famosos foram Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. Ao contrário da tragédia, na comédia grega as histórias visavam o riso do espectador, eram formas engraçadas de perceber a vida chamadas sátiras. Um grande autor de comédia grega foi Aristófanes. Todos esses autores influenciaram muito o teatro que veio depois e suas peças são encenadas até hoje.
Teatro Grego
As peças gregas passaram a ser representadas em espaços especiais que são parecidos com os teatros atuais. Eram construções em forma de meia-lua, cavadas no chão, com bancos parecidos com arquibancadas, chamados de teatros de arena.
Foi na Grécia que surgiu a dramaturgia com Téspis que também representou pela primeira vez o deus Dionísio, criando o ofício de ator. Também na Grécia antiga surgiram dois gêneros do teatro a Tragédia e a Comédia.
Nas tragédias gregas os temas eram ligados às leis, à justiça e ao destino. Nesse gênero eram contadas histórias que quase sempre terminavam com a morte do herói. Os autores de tragédia grega mais famosos foram Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. Ao contrário da tragédia, na comédia grega as histórias visavam o riso do espectador, eram formas engraçadas de perceber a vida chamadas sátiras. Um grande autor de comédia grega foi Aristófanes. Todos esses autores influenciaram muito o teatro que veio depois e suas peças são encenadas até hoje.
Teatro Grego
As peças gregas passaram a ser representadas em espaços especiais que são parecidos com os teatros atuais. Eram construções em forma de meia-lua, cavadas no chão, com bancos parecidos com arquibancadas, chamados de teatros de arena.
Roma
O teatro romano não é um reflexo do teatro grego.
Eles importaram a cultura grega, porém tinham seu próprio estilo. O teatro
romano perde o caráter de sagrado e visa à diversão e ao prazer, a comédia toma
o lugar da tragédia. Os espetáculos de circo romanos eram violentos, se
baseavam em competições entre os romanos e os cristãos os quais eram
sacrificados publicamente.
Idade Média
Período de intensa atividade católica. Durante as
missas eram representadas passagens da bíblia, porém as autoridades católicas,
com medo da perda do caráter sagrado da missa, proibiram as exibições e as
peças foram para as praças públicas.
Também na Idade Média surgem as comédias bufas com temas políticos e sociais e a farsa com uso de estereótipos que ironizavam acontecimentos do dia a dia. Aparecem os Saltimbancos, companhias de teatro que iam de cidade em cidade apresentando seus espetáculos.
Teatro na Idade Média
Também na Idade Média surgem as comédias bufas com temas políticos e sociais e a farsa com uso de estereótipos que ironizavam acontecimentos do dia a dia. Aparecem os Saltimbancos, companhias de teatro que iam de cidade em cidade apresentando seus espetáculos.
Teatro na Idade Média
Renascimento
Na Itália, no final da Idade Média e início do
Renascimento, surge a Commedia Dell'Arte, que se baseava em espetáculos
teatrais populares, apresentados nas ruas, com textos improvisados e
personagens de destaques como Arlequim, Pierrot, Colombina, Polichinelo,
Pantaleão, Briguela.
Na Ingleterra, a rainha Elizabeth I deu proteção ao teatro da época pois apreciava muito os espetáculos populares. Contava com a ajuda de alguns dramaturgos ingleses para contar a história de seus heróis reforçando o sentimento do nacionalismo. O principal deles era Sheakespeare que também idealizou e construíu o mais famoso teatro inglês: o Globe. Também vale destacar o francês Moliére, patrono dos atores franceses. Moliére foi um comediógrafo, ou seja, se dedicou a escrever comédias e, em suas histórias, explorava as fraquezas e ridículos do ser humano.
Na Ingleterra, a rainha Elizabeth I deu proteção ao teatro da época pois apreciava muito os espetáculos populares. Contava com a ajuda de alguns dramaturgos ingleses para contar a história de seus heróis reforçando o sentimento do nacionalismo. O principal deles era Sheakespeare que também idealizou e construíu o mais famoso teatro inglês: o Globe. Também vale destacar o francês Moliére, patrono dos atores franceses. Moliére foi um comediógrafo, ou seja, se dedicou a escrever comédias e, em suas histórias, explorava as fraquezas e ridículos do ser humano.
Romantismo
Nos séculos XVIII e XIX a Europa teve várias
revoluções. Nesse período, a burguesia tem uma ascensão e o teatro sofre
infuências, o drama substitui a tragédia e a comédia se desenvolve, o foco do
teatro se torna muito mais individual e não é mais social. No romantismo, o
teatro volta-se para o ser humano, as peças falam sobre emoção, e surge o
melodrama. Liberdade, fraternidade e igualdade são os lemas desse
período.
O teatro Romântico
O teatro Romântico
Realismo e
Naturalismo no teatro
Até o século XVIII o teatro era frequentado pelo
povo e essa realidade foi se modificando, a burguesia começou a ser maioria nas
plateias e o teatro passou a mostrar as realidades burguesas com temas como a
vida social, o casamento, o dinheiro entre outros. As representações também
começaram a ser mais naturais, mostrando pessoas comuns, mais próximas da vida
real.
Realismo e Naturalismo
Realismo e Naturalismo
Século XX
A partir do realismo e naturalismo o teatro evolui
e se torna um instrumento de discussão e crítica da sociedade, mesmo com a
falta de preocupação da reprodução da realidade nos cenários e figurinos, os
temas tratados ilustram a realidade social. O teatro nessa época trabalha questões
políticas e questões que refletem criticamente aspectos da sociedade vigente.
Dá para perceber que, com tantas influências, o
teatro de hoje é uma arte muito rica. Existe a ópera, o teatro de bonecos, os
musicais, o teatro feito em espaços alternativos, entre outros. Quando apareceu
o cinema, há mais de cem anos, muita gente previu o fim do teatro. Falavam que
o cinema iria substituí-lo, porque podia criar histórias com muito mais
semelhança com a realidade. Ainda bem que isso não aconteceu!
Fontes consultadas:
Autor: Jorge Luís Rodrigues In: www.animagente.com
Disponível em: http://www.animagente.com/siteandre_APOSTILA.html / acesso em 01/07/2011.
www.canalkids.com.br
www.brasilescola.com
liriah.teatro.vilabol.uol.com.br
educacao.uol.com.br
www.portalsaofrancisco.com.br
www.passeiweb.com
Acesso em junho de 2011.
Todas as modificações posteriores são de responsabilidade dos autores da matéria.
Autor: Jorge Luís Rodrigues In: www.animagente.com
Disponível em: http://www.animagente.com/siteandre_APOSTILA.html / acesso em 01/07/2011.
www.canalkids.com.br
www.brasilescola.com
liriah.teatro.vilabol.uol.com.br
educacao.uol.com.br
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Acesso em junho de 2011.
Todas as modificações posteriores são de responsabilidade dos autores da matéria.
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