Museu virtual do Blog
do Facó
Numa
homenagem deveras merecida que, por bom tempo, este Blog procrastinava – sem
motivos – render-lhe
Pablo Picasso, oficialmente Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María Cipriano de la
Santísima Trinidad Ruiz y Picasso (Málaga, 25 de
outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973),
foi um pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e
dramaturgo que passou a maior parte da sua vida adulta na França. Considerado um dos maiores e mais
influentes artistas do século XX, é conhecido por ser o co-fundador
do cubismo - ao lado de Georges Braque -, inventor da
escultura construída, o coinventor da colagem e pela variedade de estilos
que ajudou a desenvolver e explorar. Dentre as suas obras mais famosas estão os
quadros cubistas As Senhoritas d’Avignon (1907) e Guernica (1937), uma pintura
do bombardeio alemão de Guernica durante a Guerra Civil
Espanhola.
Retrato de Francisca
Picasso, Henri
Matisse e Marcel Duchamp são considerados os três artistas que
mais realizaram desenvolvimentos revolucionários nas artes
plásticas nas décadas iniciais do século XX, responsável por importantes
avanços na pintura, na escultura, na gravura e nas cerâmicas.
Picasso demonstrava talento artístico desde a mais
tenra idade, pintando de forma realista por toda a sua infância e adolescência.
Durante a primeira década do século
XX, o seu
estilo mudou graças aos seus experimentos com diferentes teorias, técnicas e
ideias. Sua obra geralmente é classificada em períodos. Enquanto os nomes de
muitos dos seus períodos finais são controversos, os períodos mais aceitos da sua obra são o período azul (1901-1904), o
período rosa (1904-1906), o período africano (1907-1909), o cubismo
analítico (1909-1912) e o cubismo sintético (1912-1919).
Excepcionalmente prolífico durante a sua longa
vida, Picasso conquistou renome universal e imensa fortuna graças às suas
conquistas artísticas revolucionárias, tornando-se uma das mais conhecidas
figuras da arte do século XX.
Escultura
no Daley Plaza (Chicago, Estados Unidos).
Nasceu na cidade de Málaga, em Andaluzia,
região da Espanha, e recebeu o nome completo de Pablo Diego José
Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la
Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, filho de María Picasso y López e José
Ruiz Blasco.
Em torno do
seu nascimento surgiram várias lendas, algumas das quais Picasso se esforçou
para promover. Segundo uma delas, Pablo nasceu morto e a parteira dedicou a sua
atenção à mãe acamada. Só o médico, Don Salvador, o salvou de uma morte
por asfixia soprando-lhe fumo de um charuto na face do nascituro. O fumo
fez com que Picasso começasse a chorar. O seu nascimento no dia 25 de
outubro de 1881,
Ciência e caridade
às onze e um quarto da noite, seria assim descrito
por Picasso aos seus biógrafos, que assim o publicavam de boa vontade.
Roland Penrose, um dos mais conhecidos biógrafos de
Picasso, procurou nas suas origens a razão da sua genialidade e da sua abertura
à arte, algo natural na compreensão de um gênio. Na geração dos seus pais são
vários os vestígios. O seu pai era pintor e desenhista, de bem medíocre
talento. Don José dedicava-se a pintar os pombos que pousavam nos plátanos da
Plaza de la Merced, perto da sua casa. Ocasionalmente, pedia ao filho para lhe
acabar os quadros. A linhagem paterna possibilitou-se estudar até ao ano
de 1841. Da descendência materna pesquisada, Dona María contava entre os
antepassados com dois pintores. As feições de Picasso são também semelhantes às
da mãe.
Os primeiros dez anos de vida de Pablo são passados
em Málaga. O salário pequeno do pai como conservador de museu e professor de
desenho na Escuela de San Telmo a custo assegurava o sustento da
família. Quando lhe ofereceram uma colocação com melhor remuneração no
Instituto Eusébio da Guarda, no norte do país, à hesitação sobrepôs-se a
necessidade, e junto com a família, dom José parte para a Corunha, capital
de província à beira do Oceano Atlântico.
Período Azul
Os desenhos de
infância de Picasso representavam cenas de touradas. Sua primeira obra, preservada, era um óleo
sobre madeira, pintada aos oito anos, chamada O Toureiro.
Picasso conservou esse trabalho por toda a sua vida, levando-o consigo sempre
que mudava de casa. Anos mais tarde pintou outro quadro semelhante, A
morte da mulher destacada e fútil. Picasso está zangado e rebelde. Este
quadro é claramente uma expressão injuriosa da sua relação com a mulher.
A preocupação principal do pai com o pequeno Pablo
era o seu aproveitamento escolar, mas nem por isso dispensou a oportunidade de
fomentar o talento do filho. Desenhar foi desde cedo a forma mais adequada de
Picasso se exprimir e, talvez por isso, secundário.
Recusa claramente o ensino usual, e encarrega-se
ele próprio da sua formação artística. Com treze anos, e seguindo o modelo do
pai, Picasso atingira já a perícia do progenitor (que também não era de grande
refinamento). Ao contrário do que apontam algumas listas, Picasso era destro,
como se pode ver no célebre documentário The Mystery of Picasso.
Casa de
Picasso em La Coruña.
A família transferiu-se novamente, desta vez
a Barcelona, na primavera de 1895, e a prova de admissão na
escola de arte La Lonja é feita com sucesso. Os trabalhos que
deveriam apresentar ao fim do mês, Pablo apresentava-os ao fim de poucos dias,
ao cabo que o seu trabalho se destacava, inclusive, do dos finalistas. Com
quatorze anos, Picasso conseguia superar as exigências de uma conceituada
academia de arte. Trabalhos académicos, que segundo o próprio, ao termo de
vários anos o assustavam. Os trabalhos que fazia colocavam-no na série de
conceituados pintores de Barcelona, como Santiago Rusiñol e Isidro Nonell, e o
seu quadro A Primeira Comunhão é exposto na célebre exposição
da época na cidade. Apesar de ter optado por uma temática religiosa, este
não deixa de ser um acontecimento privado, do plano familiar. Era realista e de
satisfazer as exigências académicas, por outro lado a obra acaba por ser uma
tentativa de combate ao convencionalismo.
Surrealismo
Depois de uma estadia em Málaga, em 1897 instala-se
em Madrid.
Em Madrid, instalado num novo atelier, inscreve-se
na mais próspera e conceituada academia de artes espanhola, a Real
Academia de Belas-Artes de São Fernando. Constantemente,
visita o Museu do Prado, onde copiava os grandes mestres, catava-lhes o estilo
e tentava imitá-lo, o que se revelou, por um lado, um avanço, pois desenvolvia
capacidade efémeras, e por outro lado, uma estagnação de um génio criativo
limitado à cópia do trabalho dos históricos, cujas obras também vieram a
ser alvo de uma revisitação e reinterpretação de Picasso em fases mais
avançadas.
Movimento cubista
Contudo, a sua estadia em Madrid é interrompida. No
início de Julho daquele ano, Picasso adoece com escarlatina e a recuperação
obriga-o a retornar a Barcelona, recolhendo-se logo a seguir com Manuel
Pallarés, seu amigo, para a aldeia Horta de Ebro, nos Pirenéus. O
recolhimento ajudou-o a restabelecer novos e ambiciosos projetos que levou a
cabo assim que regressou a Barcelona. Afastara-se da academia e do lar paterno,
e procurava abrir-se às inovações da arte espanhola, mantendo-se em contato com
os seus representantes mais célebres. O espaço de culta da vanguarda espanhola
era o café Els Quatre Gats. Ali conheceu os modernistas e rivalizou
com a arte destes, influenciada pela Arte Nova francesa e pelas vanguardas
britânicas.
Em 1900, nas instalações do mesmo estabelecimento,
abre ao público a sua primeira exposição. Entretanto, o desejo de conhecer
Paris aumentava ainda mais
Após iniciar como estudante de arte em Madrid,
Picasso fez sua primeira viagem a Paris (1900), a capital artística da Europa.
Lá morou com Max Jacob (jornalista e poeta), que o ajudou com a língua
francesa. Max dormia de noite e Picasso durante o dia, ele costumava trabalhar
à noite. Foi um período de extrema pobreza, frio e desespero. Muitos de
seus desenhos tiveram que ser utilizados como material combustível para o
aquecimento do quarto.
Picasso,
Halmstad.
Em 1901 com Soler, um amigo, funda uma
revista Arte Jovem, na cidade de Madri. O primeiro número é
todo ilustrado por ele. Foi a partir dessa data que Picasso passou a assinar os
seus trabalhos simplesmente “Picasso”, anteriormente assinava “Pablo Ruiz y
Picasso”.
Na fase
azul (1901 a 1905), Picasso pintou a solidão, a morte e o
abandono. Quando se apaixonou por Fernande Olivier, suas pinturas mudaram de
azul para rosa, inaugurando a fase rosa (1905 - 1906). Trabalhava
durante a noite até o amanhecer. Em Paris, Picasso conheceu um seleto
grupo de amigos célebres nos bairros de Montmartre e Montparnasse: André
Breton, Guillaume Apollinaire e a escritora Gertrude Stein.
Na fase rosa há abundância de tons de rosa e
vermelho, caracterizada pela presença de acrobatas, dançarinos, arlequins,
artistas de circo, o mundo do circo. No verão de 1906, durante uma estada
em Andorra, sua obra entrou em uma nova fase marcada pela influência das
artes gregas, ibérica e africana, era o protocubismo, o antecedente
do cubismo. O célebre retrato de Gertrude Stein (1905 - 1906)
revela um tratamento do rosto em forma de máscara.
Em 1912, Picasso realizou sua primeira
colagem, colou nas telas pedaços de jornais, papéis, tecidos, embalagens de
cigarros.
Apaixonou-se
por Olga Koklova, uma bailarina. Casaram-se
em 12 de julho de 1918. Neste período o artista já se tornara
conhecido e era um artista da sociedade. Quando Olga engravidou, criou uma
série de pinturas de mães com filhos.
Em 1927
conhece Marie-Thérèse Walter, uma jovem francesa com 17 anos, e com a qual o
artista manteve uma relação amorosa.
Nos
primeiros tempos, a presença da jovem musa nos quadros de Picasso manteve-se
oculta, uma vez que o pintor continuava casado com a russa Olga Khokhlova.
A divulgação pública dos retratos de Marie-Thérèse
acabou por precipitar a revelação da relação secreta. Em 1935 teve uma filha de
Marie-Thérèse, chamada Maya Widmaier-Picasso.
Entre o
começo e o fim da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945),
dedica-se também à escultura, gravação e cerâmica. Como gravador, domina as diversas
técnicas: água-forte, água-tinta, ponta-seca, litogravura e gravura sobre
linóleo colorido. Além disso, sua dedicação à arte escultórica era
esporádica. Cabeça de Búfalo, Metamorfose é um grande exemplo
de seu trabalho com esse meio. É considerado um dos pioneiros em realizar esculturas a
partir de junção de diferentes materiais.
Família
Em 1943,
Picasso conhece a pintora Françoise Gilot e tem dois filhos, Claude e Paloma,
encontrou um pouco de paz e pintou Alegria de Viver.
Em 1968,
aos 87 anos, produziu em sete meses uma série de 347 gravuras recuperando
os temas da juventude: o circo, as touradas, o teatro, as
situações eróticas. Anos mais tarde, uma operação da próstata e da vesícula,
além da visão deficiente, põe fim às suas atividades. Como uma honra especial a
ele, no seu 90.º aniversário, são comemorados com exposição na grande galeria
do Museu do Louvre. Torna-se assim
o primeiro artista vivo a expor os seus trabalhos no famoso museu francês.
Pablo
Picasso morreu a 8 de abril de 1973 em Mougins, França, com
91 anos de idade. Encontra-se
sepultado no Castelo de Vauvenargues, Aix-en-Provence, Provença-Alpes-Costa
Azul, sul de França.
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